Primeiro Gripen C no mundo a atingir 2000 horas de voo - foto 4 Forças Armadas da Suécia

Aeronave de matrícula 39210 foi a primeira desta versão, no mundo, a ultrapassar a marca, no início deste mês. Em setembro, também são comemorados os 10 anos de introdução dos modelos C/D na Ala 17 da Suécia

Numa surtida realizada em 4 de setembro, o Gripen C de matrícula 39210 da Força Aérea Sueca tornou-se o primeiro avião desta versão, no mundo, a ultrapassar a marca de 2.000 horas de voo. Estas horas foram distribuídas por 1820 surtidas.

A aeronave pertence à Ala 17 da Força Aérea Sueca e, por certo tempo, que compreendeu em grande parte a introdução dos modelos Saab Gripen C/D na Suécia, cumpriu a missão de “avião prioritário”, ou PRI. Trata-se do processo de fazer uma aeronave específica atingir um patamar de experiência operacional antes do restante da frota, para estabelecer a doutrina de voo e de manutenção. Cerca de 800 horas das 2.000 voadas pelo jato 39210 foram realizadas nessa missão, antes do processo ser concluído e o caça em questão passar a cumprir horas de voo no mesmo ritmo dos demais da frota.

Primeiro Gripen C no mundo a atingir 2000 horas de voo - foto 2 Forças Armadas da Suécia

Antes do Gripen C de matrícula 39210 ultrapassar essa marca de 2.000 horas de voo, outros poucos caças Saab JAS 39 Gripen haviam atingido essa quantidade, no caso versões A e B que também foram voadas como aeronaves PRI.

Neste mês de setembro, outra data importante foi celebrada na Suécia pelo Gripen: os 10 anos de introdução do Gripen C/D na Ala 17.

Primeiro Gripen C no mundo a atingir 2000 horas de voo - foto 3 Forças Armadas da Suécia

FONTE / FOTOS: Forças Armadas da Suécia (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em sueco)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos

Parabéns.