Suíça só planeja avaliar novos caças a partir de 2018

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F-18 Hornet em apresentação solo - foto Força Aérea Suíça

Intenção é ter um novo programa de armamento em 2022 para receber novos caças a partir de 2025. Atual frota de 32 jatos F/A-18 Hornet poderá sofrer uma moderada extensão de vida útil, e caças F-5 serão desativados em 2016

A Força Aérea Suíça, após a negativa do referendo popular quanto à compra de caças suecos Gripen, defende agora uma extensão moderada na vida útil de sua frota de 32 jatos F/A-18 Hornet para que esta vá além de 2025. Por volta daquele ano, segundo o conselheiro federal Ueli Maurer, a Suíça poderia começar a receber novos aviões de combate, conforme declarações dadas em coletiva de imprensa de 2 de setembro: “Prevemos uma avaliação provavelmente em 2018 e um programa de armamento em 2022. Esperamos ter os primeiros aviões de nova geração por volta de 2025-2026, mas esse é o planejamento das Forças Armadas, que poderá mudar.”

Quanto à frota de caças F-5, Maurer afirmou: “Não faz sentido adaptar tecnicamente os velhos aviões de combate Tigre (F-5) que os caças Gripen deveriam substituir. Temos que ser realistas.” Abaixo, foto de uma formatura de nada menos do que 24 jatos F-5 suíços fazendo o número 100, celebrando o centenário da Força Aérea Suíça, em comemorações que terminaram no último final de semana na Base Aérea de Payerne (evento AIR14 Payerne).

24 caças F-5 fazem numero 100 comemorativo em Payerne AIR 14 - foto Força Aérea Suíça

O comandante da Força Aérea, Aldo C. Schellenberg, expressou opinião similar, advogando que é melhor investir em modernas tecnologias do que restaurar uma frota que não pode ser adaptada a armas e radares modernos. Os jatos F-5 deverão sair de serviço por volta do final de 2016, conforme planejado. Ele também defende uma rápida aquisição de novos sistemas de defesa terra-ar, para compor uma defesa integrada entre caças a jato e defesa no solo.

A partir de 2025 a Força Aérea poderá prover segurança aérea 24 horas por dia, segundo o jornal francês 24 heures. Porém, declaração do comandante da Força Aérea divulgada pelo Departamento de Defesa da Suíça, no mesmo dia 2, indicou um prazo mais curto: em 2020 a Suíça teria  assegurada a sua defesa aérea 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Gripen em formação com caças F-18 suíços - foto Força Aérea Suíça

FONTES: 24 heures e Departamento de Defesa da Suíça (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em francês)

FOTOS: Força Aérea Suíça

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Victor Matheus

Só lamento…
Se bem que pra um país do tamanho da Suíça que é cercado de fronteiras com países “amigos”, 32 F-18 são o suficiente para sua defesa aérea. O problema será o desgaste.
E defesa aérea de 24h só pra 2020??? Misericórdia!!!

Joner

Para uma força que queira ter dois níveis de jatos de combate, e que possui F-18 e F-5, ou vai de Gripen, ou vai de F-35.
Se não quiseram pagar por Gripen, duvido que paguem por F-35.
Outra opção seria estabelecer uma força com apenas um modelo de jato de combate, ai o SH seria o logico a ser escolhido.
Tão lógico como seria para o Canada ir de SH.

Joner

Sim Nunão, tem mais essa questão da linha do SH, o tempo esta contra os tomadores de decisões.
Se o Canada ir de SH, os suiços ganham um fôlego de alguns anos, dois ou três…
A SAAB deve continuar investido nos bastidores, o que é bom até para o Brasil. (no que se refere a mais um possível operador de E/NG).

Iväny Junior

Quando houver novo processo de seleção de aeronaves, o vencedor será o Gripen, novamente.

Nick

Se em 2018 a guerra fria com a Russia estiver à pleno vapor acredito em renovação dos caças. Caso contrário podem até terceirizar a soberania do espaço aéreo deles, apesar de que terceirizar não combina com Soberania. 🙂

[]’s

Carlos

24 F 5 ?

Obaaaaa …. ó nóis na fita ….. (rs)

2022 e olhe lá ….. !

“Prevemos uma avaliação provavelmente em 2018 e um programa de armamento em 2022. ….”

Bate, truco !

Marcelo

Alguma chance para o F-35 aqui?