Mais da metade dos F-16D da USAF está ‘groundeada’

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F-16D do 309th FS de Luke - foto F-16net

 

A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) ‘groundeou’ mais da metade dos seus caças F-16D, anunciou nesta terça-feira o Comando Aéreo de Combate (ACC) .

O dano inicial, descrito em um comunicado do Pentágono como “rachaduras no longeron do canopi entre os assentos dianteiro e traseiro”, foi descoberto após uma inspeção pós-voo de rotina em um dos jatos. A descoberta de fissuras levou a uma ordem de inspeção de toda a frota.

Foram encontradas rachaduras em 82 dos 157 F-16D. As outras 75 aeronaves foram liberadas para retomar suas atividades normais. A Força Aérea está trabalhando com os engenheiros da Lockheed Martin para descobrir a causa das rachaduras e quais são as opções existentes para o reparo.

“Na medida em que as aeronaves acumulam horas de voo, rachaduras se desenvolvem devido à fadiga causada por operações continuadas”, informou o tenente-coronel Steve Grotjohn, subcomandante da Divisão de Sistema de Armas. “Felizmente temos um programa robusto de manutenção, inspeção e integridade estrutural para descobrir e reparar as deficiências que ocorrem.”

Os outros 812 caças F-16, que incluem diferentes variantes, não foram afetados pelas inspeções.

O F-16 recentemente comemorou seu 40º ano de produção, e os funcionários da Lockheed vêm o mercado para o jato como relativamente estável, especialmente para atualização de aeronaves mais antigas.

FONTE: Defense News (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

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Intruder

É a importância da manutenção preventiva se mostrando mais do que necessária.

Joner

Nada que uma lixadeira, uma furaderia, umas placas e parafusos não resolva!!!! 🙂

Solskhaer
Gilberto Rezende

Justamente este é o tipo de problema recorrente para a USAF na medida que as aeronaves ditas de 5 ª geração não podem ASSUMIR integralmente as missões da classe do final dos anos 70 (F-15, F-16 e F/A-18). Quanto mais for necessário manter esta frota Legacy por mais 10,15 ou 20 as unidades mais antigas acabarão atingindo os limites de integridade estrutural dos seus airframes originais demandando inspeções periódicas em intervalos cada vez mais curtos para se evitar descobrir um problema desta natureza por um colapso de algum elemento da estrutura em voo. A descoberta destas fissuras pela sua localização… Read more »

Iväny Junior

Vão ter que comprar mais f-15 e f-16.