F-80C da FAB encontrado no pátio do Yanks Air Museum, nos EUA

16

F-80 6

Nosso colaborador Roberto F. Santana encontrou um caça F-80 desmontado que pertenceu à Força Aérea Brasileira, no pátio do Yanks Air Museum, que fica em Chino – Califórnia,  nos EUA.

Os primeiros F-80C chegaram ao Brasil em 17 de janeiro de 1958. Foram recebidas 32 aeronaves do tipo, as quais receberam as matrículas FAB 4200 a FAB 4232. Os F-80C foram usados exclusivamente pelo 1º/4º Grupo de Aviação, sediado na Base Aérea de Fortaleza, na missão de conversão operacional de caça.

Os F-80C foram empregados pela FAB até o ano de 1967, quando foram substituídos pelos Lockheed T-33A.

Nas fotos, o emblema do 1º/4º Grupo de Aviação aparece desgastado no nariz da aeronave.

F-80 5

F-80 4

F-80 3

F-80 2

F-80 1

FOTOS: Roberto F. Santana

VEJA OUTRAS MATÉRIAS E REPORTAGENS DE BOB SANTANA:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Será que foi objeto de troca por outra aeronave? Eu sou da opinião que a FAB poderia ajudar o Musal trocando Mirages por alguns modelos americanos nos museus dos EUA. F-4, F-104, A-7, F-8, A-6, etc. Imagino que os caças franceses não sejam muitos comuns por lá e que poderia interessar os museus.

Ozawa

Ao lado parece a fuselagem do F9F – Panther…

Aldo Ghisolfi

Mestre Ozawa está certo: PANTHER.

Ozawa

Panther… Essa linda aeronave sempre me lembra “As Pontes de Toko-Ri…”, onde, mais belo que o Panther só a Grace Kelly…

Que época essa de 40/50… Lindos e glamurosos aviões nos céus, e na terra também… Não há nada nos dias de hoje que me impediria de voltar no tempo para vê-los(las) ao vivo e a cores…, se pudesse…

Franco Ferreira
Carlos Alberto Soares

Parabéns a matéria, as fotos estão muito bem “tiradas e focadas”.

Carlos Alberto Soares

Clésio Luiz

Gostei da idéia, como vc é o mentor e reitero ser muito boa sua proposição, o MUSAL tem canal de comunicação internet, poderia enviar para eles.

Sds

Ozawa

Prezadíssimo Franco Ferreira

Linda lembrança… Por conta desse filme resgatei o ‘209’ do Golden Dragons para mim… Está na prateleira de meu escritório junto de minhas dezenas de clássicos da IIGM e Guerra da Coréia…

Os Golden Dragons foram usados na filmagem de outro clássico da guerra da coréia, “Esquadrão Heróico” com o Van Johnson… Mas prefiro “As Pontes de Toko-Ri…”

http://www.flyingmule.com/products/FA-FA721006

thomas_dw

para mim, o incrível, o inacreditável , é que a FAB jamais operou este avião – o F-80 era de uma total e absoluta obsolência,em 1949 um dinossauro, uma enciclopédia de tudo aquilo que foi descartado quando o F-86A voou. Que a FAB nao conseguiu obter nem o F-86 ou o F-84 , que na época ja nem contavam como avioes de segunda linha demonstra que algo estava profundamente errado com o Brasil da epoca. e em 1967, trocamos o nada pelo absurdo – o T-33. um pesadelo que so acabou com a chegada do Mirage IIIE, que nem era… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Thomas, Só um pequeno reparo num engano de cronologia que é bastante comum: Quando o Brasil encomendou o Mirage IIIE, em maio de 1970, o Mirage F-1 não estava disponível nem na Força Aérea Francesa. Ainda estava para voar o primeiro protótipo na configuração completa de equipamentos eletrônicos (o quarto protótipo do programa). Quando as entregas brasileiras terminaram e o Mirage IIIE iniciou operação na FAB, no início de 1973, o recém-desenvolvido Mirage F1 mal começava a ser entregue a esquadrões do Armée de l’air, entrando em operação no primeiro esquadrão só no final daquele ano. O Mirage F1 só… Read more »

thomas_dw

Bom saber – Obrigado 🙂

Reinaldo Deprera

Save Roberto F. Santana!

Iväny Junior

O F-80 e o irmão F-84 eram belíssimos. Sendo que o Mig-15 terminou mandando muito forte contra eles.

solskhaer

Encontrei eles tambem no Google Maps.
Esse museu tem uma infinidades de sucatas heim!

Franco Ferreira

Osawa – Sobre o Panther Jet, em Venturas aventuras e desventura: “… O trem era um Lionel, de grandes detalhes. Com o Erector set #6 montava-se pontes e outros artefatos. A mesa era levantada, a fiação por baixo, e o comando era centralizado. Era completo e exato. Perfeito. Logo nos primeiros dias de permanência, me deram um caixinha contendo as partes de um F-9F (Panther Jet – Grumman) fabricado pela Aurora (se não me engano). Naquele 1953, montei o aviãozinho em um movimento só. E era com cola Duco (não havia Super Bonder e estas coisas). Evidentemente ficou uma porcaria.… Read more »