Pitch Black 2014 - caças Gripen e F-18 taxiando - foto MD Australia

A vida não está fácil pra ninguém: até piloto de caça enfrenta congestionamento para conseguir chegar ao seu “local de trabalho”, a milhares de metros de altitude.

As fotos são do exercício Pitch Black 2014, que está sendo realizado na Austrália, e mostra caças F/A-18 da Austrália e Gripen da Tailândia taxiando para decolar. As operações, que envolvem grandes formações de aeronaves, ocorrem  no território norte do país, a partir das bases aéreas de Darwin e Tindal.

Pitch Black 2014 - caças F-18 taxiando - foto 2 MD Australia

Pitch Black 2014 - caças F-18 taxiando - foto MD Australia

Pitch Black 2014 - caças Gripen taxiando - foto MD Australia

Pitch Black 2014 - caças F-18 taxiando - foto 3 MD Australia

FOTOS: Ministério da Defesa da Austrália

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

As missões do tipo Large Employment Force (ataques em pacote) exigem que as esquadrilhas decolem com um intervalo de tempo entre elas reduzido. Daí esse ¨congestionamento¨. O mesmo ocorre no regresso, e esse intervalo deve ser bem calculado e coordenado pelo Mission Commander.

Carlos Alberto Soares

Valeu CEL,

boas fotos ….

A 2a. foto é o “cebolão” deles ? rs.

Quem tem ….. tem ….

Rinaldo Nery

Cebolão?

Lyw

Vídeo em HD de do exercício Pitch Black 2014 no canal oficial da RAAF no youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=nZYULAyLACk

rommelqe

Prezado Nery, Pedindo permissão para o Carlos, aqui em Sampa o termo “cebolão” é empregado para designar um conjunto de pontes e viadutos na região em que se interligam as avenidas que margeiam ( as marginais…) os rios tietê e pinheiros. Olhando-se do alto parece uma cebola grande…. Hoje, voltando pára casa, olhei o cebolão do alto mas embora não tenha visto nenhum F-18/Gripen taxiando, estava meio congestionado. É por aí. Mas por falar nisso, a disposição das vias de taxiamento desta base aérea australiana (o que nem é tão incomum assim, não é mesmo?) poderia ser adotada em nossas… Read more »

Carlos Alberto Soares

Caro rommelqe

obrigado.

Cel Rinaldo Nery,

não precisa bombardear Itaipu ou Ivaiporã, se destruir esse troço ai embaixo, mais o entroncamento rodoviário SP Anhanguera/D. Pedro I já vai dar a maior m#rd@ …. rs.

https://www.google.com.br/search?q=cebol%C3%A3o+sp&espv=2&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=uBbnU_S_GYrKsQSTqILgCA&ved=0CCQQsAQ&biw=1280&bih=656

Carlos Alberto Soares

Caro Lyw

Belo vídeo, valeu ….

rommelqe

Lyw, obrigado pelo video!
Me chamou a atenção que destes exercícios participaram os B-52…bom ou mal sinal?
Vemos também que novamente os C-130 tambem tiveram papel importante. Para aqueles que torcem para que o pouco que temos no Brasil seja pelo menos preservado como está: que a Australia compre vários KC-390 em substituição aos Hercules. Vejam que no cenário australiano esses novos aviões brasileiros seriam bem adequados, embora de reabastecedores eles já estejam mutio bem dotados…

Rinaldo Nery

Pitch back é uma manobra básica de combate aéreo. O nome`Pitch Black deve ter sido um acrônimo propositadamente escolhido como nome do Exercício,

Carlos Alberto Soares

E o painel do C 130, lindo.

Acho difícil a Austrália comprar KC 390, talvez E JETS sejam mais fáceis.