Caças: Suécia pula fora da competição dinamarquesa

5

Gripen NG e Gripen D - foto Saab

A Suécia decidiu não fazer uma oferta formal do caça JAS 39E/F para a Dinamarca por entender que as exigências do país favorecem o Joint Strike Fighter F-35A

A agência de exportação defesa sueca FXM anunciou no dia 21 de julho que não iria concorrer na disputa dinamarquesa para novos caças, deixando o Eurofighter Typhoon e o Boeing F/A-18E/F Super Hornet como os únicos competidores contra o Lockheed Martin F-35A. A decisão segue “uma avaliação abrangente que o Estado e a indústria fizeram em conjunto,” segundo o Diretor Geral da FXM, Ulf Hammarström.

O jornal dinamarquês Politiken relata que, desde o momento em que a Dinamarca apresentou o seu pedido de ofertas (RBI) em março, a FXM se manteve em contato com o Ministério da Defesa dinamarquês, solicitando esclarecimentos sobre alguns dos termos. Em última análise, relata Politiken, a Suécia concluiu que o RBI requer dos concorrentes do F-35 um comprometimento com níveis específicos de participação industrial, mas não impõe a mesma condição à Lockheed Martin. “Eles simplesmente pediram as mesmas regras que devem ser aplicadas a todos os interessados​​”, disse uma fonte da indústria sueca.

A Saab se tornou mais seletiva em licitações desde 2008, quando a empresa respondeu a um pedido de informações da Noruega, que não só rejeitou Gripen, mas publicou valores de custo deliberadamente inflados para o caça sueco, juntamente com dados irrealmente baixos para o custo do F-35. Da mesma forma, a empresa disse ao Canadá no ano passado que não iria fornecer o nível de detalhe que o secretariado encarregado da escolha do caça queria, a menos que houvesse um compromisso firme para uma competição.

FONTE: AviationWeek (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

FOTO: Saab

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Nooossa!!

Eu faria o mesmo.

Vader

Fez bem a SAAB. A competição juta, como a canadense, foi feita para o F-35 ganhar.

Isso sem demérito pro F-35. Pra quem quer um caça de 5a geração, ele não tem concorrentes.

Victor Matheus

Concordo plenamente com a decisão sueca. Vader está correto em sua colocação.

Lyw

Uma competição destas demanda tempo e recursos que a SAAB faz muito bem em poupar em momento de investimentos no Gripen E/F.

Clésio Luiz

Entrar em competições significa fazer investimentos que passam da casa dos milhões, com marketing, viagens, lobby, voos de demonstração, etc. Se a chance de ganhar é nula, melhor ficar em casa.