domingo, maio 9, 2021

Gripen para o Brasil

USN dá adeus ao C-9B Skytrain II

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

C-9B

A Marinha dos EUA deu adeus ao último avião de transporte C-9B Skytrain II em 28 de Junho último após 41 anos de serviços. A aeronave foi enviada ao AMARG (Aerospace Maintenance and Regeneration Group) na Base da Força Aérea em Davis-Monthan, Tucson, Arizona.

Em janeiro desde ano existiam quatro aeronaves C-9B no inventário da USN. Um foi aposentado em fevereiro e dois foram transferidos para a Marine Transport Squadron (VMR) 1, baseado em Cherry Point, Carolina do Norte. Lá eles continuarão em atividade com os Fuzileiros até que outras aeronaves sejam compradas para substituí-los.

Os C-9 começaram a ser substituídos a partir de 2001 pelos C-40A Clipper. “Trata-se de uma aeronave com aviônicos melhorados, maior alcance e maior capacidade de carga útil, melhorando muito a nossa capacidade de atender às exigências da missão da frota” disse Doug Dawson, gerente de programa Tactical Airlift.

O McDonnell Douglas C-9 foi inicialmente comprado pela Força Aérea em 1966, sendo batizado com o nome Nightingale. Mas foi em 1972 que a Marinha encomendou suas cinco primeiras aeronaves, sendo aceitas e entregues em maio de 1973. Quebrando uma tradição, a Marinha escolheu um nome diferente para o seu C-9B, e passou a chamá-lo de Skytrain II.

De 1973 até 1982, a Marinha comprou 15 aeronaves e do Corpo de Fuzileiros Navais outras duas. Entre 1983 e 1985 a Marinha adquiriu mais 12 aeronaves DC-9 usadas que eram utilizadas comercialmente.

Fact_Sheet_C_9

FONTE: NAVAIR (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

- Advertisement -

4 Comments

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alberto Soares

Ai ai ai ….

Juarez Martinez

Se o Admiral Moon ver isto, vai que ele goste …..

Merecido descanso, cumpriu seu papel nos USA.

Carlos Alberto Soares

Bonitão, turbinas, calda em “T’, esse “bicão” ….

Teve sua época.

Justin Case

Amigos, bom dia.

Só para esclarecer:

Avião não tem “bico”, mas NARIZ (nose).
Avião não tem “calda”, mas CAUDA (tail).
Abraços,

Justin

Carlos Alberto Soares

Amigos, boa noite

o cidadão ai de cima “num entendeu” !

Admiral Moon …. kkkk

Para ele é calda, bico etc ….

Quer um relatório ?

Mensagem subliminar, deixa pra lá vai ….

Abraços

CAS

Reportagens especiais

O AT-26 Xavante, conforme visto (e voado) por Franco Ferreira

  O texto abaixo é de autoria do nosso amigo Gustavo Adolfo Franco Ferreira, tenente-coronel aviador reformado da FAB, especialista em Segurança...
- Advertisement -
- Advertisement -