Draken International assina acordo com Aero Vodochody para compra de 28 jatos L-159

1

L-159 ALCA versão mono e biposta T - foto Aero Vodochody

Empresa americana pretende incorporar as aeronaves tchecas à sua frota de ex-aviões militares utilizada em serviços de treinamento, mas também poderá comercializá-las a clientes das Américas

Na quarta-feira, 16 de julho, a empresa tcheca Aero Vodochody divulgou nota sobre contrato assinado com a companhia norte-americana Draken International, que deverá comprar e renovar até 28 jatos L-159 ALCA da reserva das Forças Armadas da República Tcheca.

Segundo a nota, as negociações tomaram dezoito meses e resultaram numa “histórica parceria estratégica entre a AERO Vodochody AEROSPACE e a Draken International” pois, pela primeira vez na história, aeronaves da Aero Vodochody serão comercializadas, montadas e completamente apoiadas fora da República Tcheca. A Draken International vai comercializar, com exclusividade, o L-159 e seus futuros derivados para clientes tanto na América do Norte quanto do Sul, e também foi aprovada pela Aero Vodochody na realização de serviços de manutenção em suas instalações na Flórida. As duas empresas também cooperarão em serviços de apoio na Europa.

L-159 - foto Aero Vodochody via Draken International

Os jatos Aero L-159E complementarão a frota da Draken e ampliar a capacidade da empresa em fornecer soluções de apoio para as Forças Armadas dos EUA e seus aliados, como treinamento militar a baixo custo. A empresa tem uma frota de mais de 70 aeronaves táticas, a maior do tipo possuída por uma companhia privada.

L-159 ALCA - foto 5 Aero Vodochody

FONTES / FOTOS: Aero Vodochody e Draken (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês)

NOTA DO EDITOR: o número de 28 jatos, de uma frota excedente estocada na República Tcheca, era coincidentemente o mesmo que a Aero Vodochody tentou negociar com o Iraque nos últimos anos, como se pode conferir em algumas das matérias da lista a seguir.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Iväny Junior

Essa empresa tem uma força aérea melhor do que muito país.

Será que vão começar a comprar do AMARG também?