M346 - entrega dos dois primeiros para Israel - foto Alenia Aermacchi

Na quarta-feira, 9 de julho, a Alenia Aermacchi divulgou fotos e nota sobre a entrega, para Israel, dos dois primeiros jatos de treinamento avançado M-346, na Base Aérea de Hatzerim da Força Aérea Israelense (IAF). Gradualmente, as 30 aeronaves contratadas em julho de 2012 deverão substituir os jatos TA-4 em uso na IAF. O contrato também inclui sistemas de treinamento no solo, em colaboração com empresas de Israel e de outros países.

A Alenia Aermacchi ressaltou que, em menos de dois anos, assinou o contrato, realizou a cerimônia de “roll-out” da primeira aeronave (em março) e entregou os dois primeiros exemplares, dentro do cronograma e em estreita colaboração com parceiros industriais como a TOR e a Honeywell.

Mais seis jatos M-346 destinados à IAF estão na fase final de montagem nas instalações da  empresa em Venegono (próximo a Milão, na Itália), enquanto outros cinco estão no processo de montagem das partes estruturais. Espera-se que todos os 30 exemplares encomendados sejam entregues até o final de 2016.

M346  para Israel - foto Alenia Aermacchi

A empresa promove o M-346 como o mais avançado jato de treinamento avançado / de conversão para a caça (lead-in fighter trainer – Lift) atualmente em produção, e como o único treinador de nova geração otimizado para a tarefa de treinar pilotos destinados aos aviões militares de última geração e de alto desempenho. A aeronave segue os mais novos conceitos de projeto “desenhado para o custo” e “desenhado para a manutenção” ( design-to-cost / design-to-maintain). O jato tem, até o momento, um total de 56 encomendas, servindo no momento nas forças aéreas da Itália e de Cingapura.

FONTE / FOTOS: Alenia Aermacchi (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Acho que essa é a primeira aeronave militar obtida por Israel fora dos EUA desde o final da década de 1960.

Iväny Junior

Ótimo treinador.

Carlos Alberto Soares
joseboscojr

Clésio,
O israelenses usam o helicóptero Panther (Dauphin).

Vassili

Joseboscojr,

E recentemente teve comentário no FORTE chamando o AS-365 “Pantera” de tranqueira, de submotorizado, que não consegue decolar com um GC completo (9 infantes)……..

Acho que devem ser fãs incondicionais do velho Sapão, sei lá viu………….rsrsrsrsrsrss………

Clésio Luiz

Não sabia dessa Bosco. Vou até postar uma foto do bichinho aqui, que eu nunca tinha visto sob esta camuflagem:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ae/IAF-AS-565.jpg