Entregue oficialmente o primeiro caça F-16 Block 52 ao Iraque
A Lockheed Martin divulgou nota e fotos na quinta-feira, 5 de junho, sobre a entrega oficial do primeiro de 36 caças F-16 Block 52 para a Força Aérea Iraquiana, em cerimônia realizada no mesmo dia nas instalações da empresa em Fort Worth (Texas, EUA).
A empresa está produzindo as aeronaves sob um contrato do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, e a configuração dos caças atende a requerimentos iraquianos específicos. O contrato inclui equipamentos de missão e um pacote de apoio da Lockheed Martin e de outros contratantes americanos e internacionais.
Orlando Carvalho, vice-presidente executivo da Lockheed Martin Aeronautics, afirmou: “O Iraque se junta a outras 27 nações do mundo que apoiam sua paz e segurança no F-16 Fighting Falcon. Estamos orgulhosos de desempenhar um papel na defesa de uma nova democracia e queremos reforçar nossa parceria com o Iraque.”
O embaixador do Iraque nos EUA Lukman Faily (discursando na foto acima), destacou a importância da parceria entre os Estados Unidos e o Iraque, durante a cerimônia.
Neste ano, o F-16 comemora 40 anos de evolução e mais de 4.540 unidades produzidas, permanecendo como o mais seguro e efetivo caça multitarefa multifuncional de quarta geração no mundo, segundo a nota da empresa. O caça continuará a formar a espinha dorsal da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) por vários anos, o que garantirá apoio e sustentabilidade à vida útil do F-16 no Iraque. A produção do F-16 deverá, segundo a empresa, durar até 2017, com grandes modernizações sendo incorporadas a todas as versões.
FONTE / FOTOS: Lockheed Martin e Code One Magazine (revista de divulgação da empresa) – tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês
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Lindo, mas nada de AIM-9X ou AMRAAMs…rsrsrsrsrsrs
Orlando Carvalho, vice presidente da LM? teria ascendência brasileira ou portuguesa?
Um excelente começo para a Força Aérea Iraquiana.
Corsário,
Eu diria que é um excelente RECOMEÇO para a Força Aérea Iraquiana, isso sim rsrsrrrssss………..
Não estando contentes com o que fizeram em 1991 durante a primeira Gulf War, os norteamericanos e aliados reservaram algumas GBUs, BGM-109, JDAM, JSOW e afins da vida exclusivamente para uso contra a Força Aérea Iraquiana…………….. ou o que restava dela rsrsrsrsrss…..
E nem citei AIM-9 ou AIM-120 pq até onde me lembro apenas um elemento de Mig-21 teve a “audácia” de levantar voo durante a segunda Gulf War.
abraços
Serão estes os últimos F-16 a serem produzidos?
A encomenda iraquiana deve ser o dobre de morte pra este excelente caça.
Serão estes os últimos F-16 a serem produzidos?
A encomenda iraquiana deve ser o dobre de morte pra este excelente caça.
Eu ainda aposto em uma encomenda colombiana. Quem viver verá (ou o Gripen atropela essa também?)
Vader, parece que sim. Há dois anos, em abril de 2012, a Lockheed Martin celebrou a 4.500ª entrega de F-16. Naquela época, o “backlog” do caça incluía entregas para Turquia, Marrocos, Egito, Omã e Iraque. http://www.lockheedmartin.com/us/news/press-releases/2012/april/120403ae_4500th-f-16-delivered.html Essa matéria de hoje, falando em cerca de 4.540 entregas, dá a entender que nesses últimos dois anos a cadência de entregas foi de pouco mais de 40 aviões, ou 20 por ano. É preciso checar, então, se as entregas para os demais países que não o Iraque, citados acima já foram finalizadas. As do Marrocos eu já li que terminaram ainda em 2012… Read more »
Uma “esperança” para a linha, como já aventei outro dia, seria o negócio de modernização dos cerca de 150 caças F-16 de Taiwan dar com os burros n’água, como há uma possibilidade de acontecer (http://www.aereo.jor.br/2014/03/09/modernizacao-do-f-16-taiwan-ficou-na-mao/) e o lobby pró-venda de F-16 novos a Taiwan, coisa que era a primeira opção dos taiwaneses, conseguir viabilizar politicamente uma encomenda por parte do vizinho da China. Resta saber se, depois de tantas idas e vindas (e, é claro, na hipótese da modernização dos velhos F-16 não vingar ou ficar num patamar mais modesto e o lobby pró-F-16 novos vingar), Taiwan terá a disposição… Read more »
De fato Nunão, modernizar 150 F-16 não é um mal negócio pra LM. Mas não se compara a produzir caças novos, nem, creio, ajuda a manter a cadeia logística, pra não falar da linha de montagem, abertas. Uma pena. Na realidade, o que penso que poderia ser um bom negócio seria a LM vender a linha e os direitos de propriedade do F-16 pra alguma empresa menor, como por exemplo a Textron ou a Beechcraft (exemplos meramente ilustrativos), que pudesse repaginar o F-16 em uma versão mais nova e moderna, mas também mais simples e barata, mantendo assim aberta a… Read more »
Vader,
Não entendi o seu último parágrafo. Quanto à China? A não ser que você esteja considerando Taiwan como China Nacionalista, como já foi mais conhecida, além do nome Formosa.
Abs
Ivanildo, a China de verdade é a República da China (Formosa, ou Taiwan em chinês, é apenas o nome da ilha, como Madagascar é o nome da ilha que a República do Malgaxe ocupa).
A outra é apenas a República Popular, também conhecida como China Vermelha, ou China Comunista.
Ok, Vader. É que, hoje em dia, a palavra “China”, isoladamente, tem sido usada mais em relação à República Popular da China, a Vermelha, a Comunista.
Mas longe de mim considerar errado o que e como você escreveu. Não sou catedrático no assunto.
Obrigado pela resposta.
Se muitos não usam o termo “americanos” para se referir aos cidadãos dos Estados Unidos da AMÉRICA, preferindo o termo “estadunidenses” rsrsss, ninguém pode reclamar se chamarmos Taiwan de China e a República Popular da China de República Popular e seus habitantes de “republicapopulenses” rsrssss
F 16, perdemos uma grande oportunidade de negociação, Almirante Moon na MB e no Mistério da Defesa então é um covil de cegos.
Negociar com o TIO SAM e a LM tempos atrás seria nossa melhor opção, mas ….. o que vem dos USA ofende e agride os “jênios” de Brasília e da moonquadrilha.