Caças F-16 taxiando em Spangdahlem antes de ir para Polônia - foto USAF

Imagem divulgada pela USAF (Força Aérea dos EUA) na terça-feira, 3 de junho, mostra caças F-16 da USAF que operam a partir da Base Aérea de Spangdahlem, na Alemanha, taxiando antes da decolagem rumo à Base Aérea de Lask, na Polônia, em 30 de maio. Desde segunda-feira, dia 2,  os caças estão operando na base polonesa, no que é considerado o maior evento de cooperação de segurança naquele teatro para o destacamento da USAF na Polônia. 

Esta é a terceira rotação planejada de aeronaves neste ano, envolvendo 18 caças F-16 da USAF do 480º Esquadrão, além de cerca de 400 integrantes da 52ª Ala de Caças, baseada em Spangdahlem. Trezentas dessas pessoas vão apoiar as operações dos caças em Lask e os demais 100, pertencentes ao 606º Esquadrão de Controle Aéreo, ajudarão a controlar o espaço aéreo polonês a partir da Base Aérea de Powidz.

No período dessa rotação, deverá ocorrer entre 9 e 13 de junho o exercício aéreo Eagle Talon, que visa aumentar a interoperabilidade com treinamentos ar-ar e ar-solo com aeronaves da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), dos EUA, França e Reino Unido.

Caças F-16 taxiando em Spangdahlem antes de ir para Polônia - foto completa USAF

FONTE / FOTO: USAF (Base Aérea de Spangdahlem) – tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Pamplona

Pois é… 25 anos atrás tal notícia nos remeteria a uma só expressão: III Guerra Mundial…

Se bem que numa circunstância dessas o tacape nuclear de cada um dos lados já teria ressoado, muito provavelmente…

Ivan

Quem tinha dúvida dos motivos que levaram os poloneses a escolher o norte americano F-16 C/D Block52+ como espinha dorsal de sua força aérea, agora não tem mais.

Além de ser um excelente caça multitarefa, com custo de aquisição e operação suportável, alinha com o mesmo modelo usado pelos Yankees na defesa da Polônia.

Sds.

jairo boppre sobrinho

Srs
Num hipotético conflito, com as forças russas próximas(e bota hipotético nisto!), como se sairiam estes f-16s?
Abs