Caças Super Hornet da RAAF em exercício de ataque de longo alcance com armas guiadas

4

Exercício Stoneage - Super Hornet da RAAF com JSOW - foto MD Australia

Desde o dia 12 e até 24 de maio, caças F/A-18F Super Hornet da Força Aérea Real Australiana (RAAF) realizam o exercício de ataque de longo alcance “Stoneage”, com armas guiadas. O exercício é conduzido pelo Esquadrão No. 1 a partir da Base Aérea de Amberley, e os armamentos são lançados no campo de tiro de Woomera.

Exercício Stoneage - Super Hornet da RAAF é armado com JSOW - foto MD Australia

Exercício Stoneage - Super Hornet da RAAF com JSOW - foto 2 MD Australia

Nas imagens acima, podemos ver caças decolando com três tanques externos e armas guiadas JSOW (Joint Stand Off Weapon). Também se pode ver a JSOW sendo instalada, assim como, nas fotos abaixo, a instalação de bombas e de suas unidades de guiagem (Guided Bomb Units) GBU-24.

Exercício Stoneage - Super Hornet da RAAF é armado com GBU-24 - foto 3 MD Australia

Exercício Stoneage - Super Hornet da RAAF é armado com GBU-24 - foto  MD Australia

Exercício Stoneage - Super Hornet da RAAF é armado com GBU-24 - foto 2 MD Australia

Exercício Stoneage - Super Hornet da RAAF é armado com GBU-24 - foto 4 MD Australia

Segundo a nota do Ministério da Defesa da Austrália, também foram empregadas as bombas guiadas GBU-10 e GBU-31, embora não apareçam nas fotos.

Com informações e fotos do Ministério da Defesa da Austrália

NOTA DO EDITOR: a Base Aérea de Amberley fica próxima a Brisbane, na costa leste da Austrália, enquanto o campo de Woomera fica no centro-sul do país, na região dos lagos Gairdner e Torrens. Consultando um mapa, constata-se que a distância de voo entre Amberley e Woomera é de cerca de 1.600km. Não foi divulgado se o exercício envolvia reabastecimento em voo. Vale lembrar que os caças Super Hornet da Austrália substituíram os jatos de ataque F-111, que por décadas foram os principais meios de ataque a longa distância da RAAF.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joseboscojr

O treino foi de gente grande. Todas as bombas usadas eram da classe de 2000 lb.
Claro, fora o JSOW, que pesa metade disso.
Vale ressaltar que a Austrália é um dos que utilizará a versão ER (extend range) da JDAM a partir, salvo engano, desse ano.
Essa versão consta de um kit composto por asas dobráveis, que triplica o alcance de uma bomba de queda livre.

joseboscojr

Para alvos além do alcance permitido pela adoção das asas, se faz necessário uma arma propulsada. No caso dos australianos eles usam os mísseis cruise aerolançados JASSM, de origem americana e com 400 km de alcance.
Antes, utilizavam o míssil propulsado por foguete Popeye AGM-142, de origem israelense, com 100 km de alcance, lançados dos F-111.
Basicamente a RAAF opera da seguinte forma:
Alcance até 28 km: bombas JDAM e Paveway;
Alcance de 28 a 100 km: bombas planadoras JDAM-ER e JSOW;
Alcance acima de 100 km: mísseis JASSM.

joseboscojr

A comparação do Popeye AGM-142 com o míssil JASSM é bem interessante, e emblemática.
O Popeye pesa cerca de 1,3 t, tem uma ogiva de 360 kg e um alcance de não mais que 100 km, usando um motor foguete sólido.
O JASSM pesa 1 t, tem uma ogiva de 450 kg e um alcance de 400 km, usando um motor turbojato. E é considerado o míssil cruise mais furtivo hoje em operação.
Ambos são subsônicos.

joseboscojr

A Austrália possui mísseis Harpoon convertidos para o padrão “Block II” mas até onde consegui verificar só são lançados da superfície. Se também os mísseis Harpoon lançados de aeronaves forem da versão Block II, é mais um exemplo de míssil cruise capaz de atingir alvos em terra com precisão e que se junta aos JASSMs. Em geral os níveis de precisão de armas contra alvos em terra é definido como “accurate weapon” com CEP de até 10 metros, e “precision weapon” com CEP de menos de 3 metros. Obs: As “armas de precisão” ainda podem ser classificadas como sendo de,… Read more »