Rafale na Índia: demora do programa deverá ser assunto de militares com novo governo

6

Rafale - foto 2 Cyril Amboise - SIRPA Air via Dassault

Comandante do Exército Indiano teria cancelado viagem para reforçar apresentação, às autoridades do novo governo indiano, sobre a prontidão das forças armadas. O problema da demora nos programas de armamento estaria no topo da agenda da reunião, marcada para segunda-feira

 

Segundo o jornal The Times of India, o comandante do Exército Indiano, general Bikram Singh cancelou uma visita ao Tajiquistão e ao Turcomenistão marcada para a próxima semana. O motivo é, segundo fontes relataram ao jornal, a necessidade de reforçar uma apresentação que será feita na segunda-feira ao novo governo recém-eleito no país, especialmente ao primeiro- ministro (Narendra Modi) e seu novo ministro da Defesa.

Além de Singh, os comandantes da Força Aérea (marechal do ar Arup Raha) e da Marinha (almirante Robin Dhowan), assim como o secretário de defesa, R K Mathur, estão preparando suas apresentações sobre as capacidades e prontidão das Forças Armadas da Índia. Também farão parte da reunião temas como operações de contraterrorismo e novas divisões de infantaria de montanha (alta altitude), destinadas a se contrapor à China juntamente com brigadas blindadas.

Porém, um assunto em especial deverá estar no topo da agenda: o lento progresso dos novos programas de aquisição, dentre os quais se destaca o do MMRCA (avião de combate multitarefa de porte médio), estimado em 20 bilhões de dólares para 126 caças franceses Dassault Rafale (selecionado para negociações exclusivas há mais de dois anos). Outro projeto de porte envolve seis submarinos de nova geração.

Caças Rafale com pós combustores acionados - foto K Tokunaga - Dassault

FONTE: The Times of India (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: Dassault

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Curiosas as fotos. A de cima é a primeira foto do Rafale que eu vejo com a porta do canhão aberta. Ainda não sei se ela é uma porta mesmo ou uma cobertura descartável como no Typhoon.

A foto de baixo mostra os elevons internos das asas abaixados, o que não é comum e mostra como é diferente a operação dessas superfícies no delta com canards de um delta puro.

Estão guardadinhas no meu HD agora 🙂

phacsantos

Clésio,

É descartável. Veja ela em zoom:

https://www.ffaa.net/aircraft/rafale/images/rafale-0150.jpg

Abs

Observador

Eu diria que é mais fácil sair o contrato agora, pois o novo governo é nacionalista e hostil ao Paquistão, enquanto o governo anterior estava muito fragilizado por denúncias de corrupção. Ele pretende (pelo menos em discurso) normalizar as relações com o Paquistão e a China e pretende negociar, lógico, em uma posição de força. O anúncio de novos investimentos em defesa faria parte da estratégia de demonstração de força. Por outro lado, se ele não quiser a negociação, mas sim o confronto, o investimento no MMRCA será ainda mais importante. Particularmente, devido ao histórico dele (esteve envolvido na repressão… Read more »

Grievous

“…estimado em 20 milhões de dólares para 126 caças franceses Dassault Rafale”

Certamente esse valor está errado

Clésio Luiz

phacsantos, obrigado pelo link, esclareceu uma dúvida antiga.