KC-390: seis protótipos dos motores V2500-E5 já foram enviados à Embraer

9

KC-390 - ampliação imagem Embraer

Motores da IAE International Aero Engines, montados nas instalações da Pratt&Whitney nos Estados Unidos, já foram enviados à Embraer em dois lotes de três unidades para os primeiros testes de voo deste ano – exemplares de produção se seguirão, visando a entrada em serviço da aeronave em 2016

Em nota divulgada na terça-feira, 20 de maio, a IAE (International Aero Engines AG) informou o envio de todos os seis motores protótipos modelo V2500-E5 para os novos aviões de transporte militar KC-390 da Embraer Defesa e Segurança. Os três primeiros foram entregues à empresa brasileira mais cedo neste ano, antes do prazo estabelecido, enquanto os outros três motores instrumentados foram enviados no início do mês.

Todos os seis exemplares serão usados em testes de voo que começarão em 2014, sendo que a certificação civil do novo modelo de motor está planejada para o terceiro trimestre de 2014. Há uma equipe da IAE / Pratt&Whitney trabalhando nas instalações da Embraer para apoiar o programa e o primeiro voo.

V2500-E5 de testes para o Embraer KC-390 - foto IAE
Motor V2500-E5 de testes, versão desenvolvida para o KC-390 da Embraer – foto IAE

 

Após a montagem realizada no centro de motores da Pratt & Whitney Middletown (em Connecticut, EUA) os motores V2500-E5  UTC Aerospace Systems – Aerostructures (em Foley, Alabama – EUA) para instalação das naceles, reversores de empuxo e outros equipamentos. Exemplares de produção serão entregues para permitir a entrada em serviço da aeronave em 2016.

O motor V2500-E5 oferece 31.330 libras de empuxo e foi selecionado pela Embraer e a Força Aérea Brasileira, que estabeleceram os requerimentos do KC-390, em julho de 2011. Enquanto a Embraer e seus clientes demandaram o máximo de comunalidade com o V2500, mudanças foram feitas para otimizar a instalação na nova aeronave.

Tabela de características motores família V2500 - imagem IAE

A IAE é um consórcio multinacional de motores aeronáuticos, formado pela Pratt & Whitney (NYSE: UTX), Pratt & Whitney Aero Engines International GmbH, pela Japanese Aero Engines Corporation e pela MTU Aero Engines, e mais de 6.000 motores da família V2500 já foram entregues a cerca de 200 clientes no mundo.

FONTE / IMAGENS: IAE (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

IMAGEM DO ALTO (ampliação, em caráter ilustrativo):  Embraer

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Estão entrando em operação uma nova geração de turbofans chamada “geared turbofans”, que anda prometendo economia de combustível na casa dos 2 dígitos. Depois que as primeiras cobaias (737 MAX e A320 Neo) provarem o valor desses novos modelos, seria interessante a Embraer oferecer um KC-390B com esses novos motores.

wwolf22

pelo que eu me lembro, os motores do K 390 podem sugar detritos, areias, pedras, … sena maiores problemas pois foi projetado assim…
agora tem que ver se os motores do 737 tem a robustez dos v2500…

Hamadjr

Uma empresa que desenvolve esse tipo de aeronave e não tem a mesma intenção de fazer um jato de treinamento.

Marcos

Os motores do KC-390 estão quase na mesma altura dos motores 1 e 4 dos C-17, diferença de 20 cm.

Os danos por detritos em pás feitas de compósito são piores que os causados nas pás de titânio dos motores à jato.

Clésio Luiz

Ei, o que é aquele casulo embaixo da fuselagem, junto a porta?

Clésio Luiz

Ah, obrigado Nunão.

Quando sai a versão Gunship? 🙂

Mauricio R.

Agora a V2500, tem “super poderes”, desconhecidos até p/ a F-117, a turbina do C-17.