Base Aérea de Boa Vista leva atendimento médico a aldeia indígena de Roraima

4

Caravan da FAB leva atendimento a aldeia - foto FAB

Comunidade da etnia Ingaricó, com população de aproximadamente 100 pessoas, ocupa região estratégica para o Brasil

A Base Aérea de Boa Vista (BABV) realizou uma Ação Cívico-Social (ACISO) com o objetivo de prestar atendimentos médicos e odontológicos a uma pequena comunidade da etnia Ingaricó, localizada em Caramambatai, próxima ao Monte Roraima.

Com uma população de aproximadamente 100 pessoas, o foco dos atendimentos sanitários foram mulheres e crianças. “Foi uma experiência diferenciada, um choque de realidade, estar no meio da mata, prestando atendimento com as ferramentas que foram possíveis transportar e com o meu conhecimento médico apenas, mas, ao mesmo tempo, extremamente gratificante por sentir a sensação de dever cumprido ao ver o sorriso estampado no rosto de cada pessoa”, comenta o Aspirante Médico Messias Nonato Souza.

A missão, que aconteceu no dia 10 de maio, só foi possível devido à utilização da aeronave Caravan C-98 da BABV. O vetor é a única forma de se chegar até o local, em virtude da ausência de estradas, rios navegáveis e a localização isolada da aldeia.

FAB leva atendimento a aldeia em Roraima - foto FAB

A região da aldeia é ainda estratégica para o Brasil, pois fica próxima à Tríplice Fronteira (Brasil, Guiana e Venezuela), o que demonstra a importância do Estado Brasileiro chegar ao local. Essa é a última comunidade da etnia Ingaricó que ainda fala o português, uma vez que a tribo vizinha, há aproximadamente 12 km, já fala o castelhano, por ocupar território venezuelano.

“Ter a possibilidade de realizar uma missão como essa é muito importante, pois sabemos que é a única forma dessa população indígena, brasileira, receber o acesso à saúde. E me sinto honrado por fazer parte dessa grande ação, que só é possível graças à atuação da Aeronáutica”, afirma o Primeiro Tenente Aviador Raphael Hassin Kersul, um dos pilotos da aeronave Caravan C-98.

FONTE / FOTOS: FAB

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Aldo Ghisolfi

Roraima é o mais rico sub-solo do país, é uma imensa e riquíssima província mineral que está sendo manipulada para se extraviar do contexto nacional. A primeira secessão dos dois últimos séculos de nossa história vai acontecer lá. Os enclaves administrativos já estão criados. Roraima é linda… tem savana, pradaria, floresta, serras; rios caudalosos e rios mansos; lagos, lagoas e igarapés fantásticos; o MonteRoraima é fantástico de qualquer ângulo, local ou altitude que seja vista. Este tepui de Pacaraima é uma obra de Deus; a Serra da Lua é algo de inesquecível; o povo é muito bom, digno, patriota e… Read more »

Reinaldo Deprera

De fato, Roraima é um dos lugares mais bonitos do Brasil. Só conheço por fotos.

Sobre o artigo, nada de novo. A FAB faz isso todo dia.

Aproveitando o assunto, segue o vídeo que considero como sendo o mais bem feito sobre o trabalho da FAB na região. Se pega de jeito, chora em:

https://www.youtube.com/watch?v=fskvUoOyWcw

Mauricio R.

“…prestando atendimento com as ferramentas que foram possíveis transportar e com o meu conhecimento médico apenas, mas, ao…” Aí FAB, ao invés de paparicar a Embraer comprando o Legacy 500 e que tais, que tal mobilizar a por assim dizer “parte pobre” de nossa combalida indústria aeroespacial e proporcionar a vc mesma uma aeronave melhorzinha p/ essa missão??? Não que o Cessna Caravan não seja uma boa aeronave, mas tem lá seus limites. Não precisa inventar demais, é só repaginar o mesmo conceito dos Twin Otter, Bandeirante ou Aviocar, que ainda voam por aí. Vai que de repente a aviação… Read more »