Comandante do GEIV confirma contrato para a compra de jatos Legacy 500

3

Legacy 500_02 foto embraer

Discurso ocorreu no último dia 9, durante a celebração dos 41 anos da unidade

O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) comemorou na última sexta-feira (09/05) seu aniversário de 41 anos. A cerimônia militar foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho. Nesses 41 anos de atividade, o GEIV teve à disposição equipamentos modernos e capazes de cumprir sua missão. Além disso, o aumento do volume de tráfego aéreo em todo o espaço aéreo nacional vem impulsionando a evolução da atividade de inspeção em voo.

Durante a cerimônia, foram homenageados os ex-comandantes do GEIV. Em seguida, o Suboficial Básico em Mecânica de Aeronaves Alexandre Gomes da Silva e o Cabo Jair Gregório Reis (da mesma especialidade) receberam do Diretor-Geral do DECEA os prêmios de graduado e praça padrão de 2013, respectivamente. A medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura foi entregue pelo Tenente-Brigadeiro Rodrigues Filho ao Tenente-Coronel Aviador Eduardo Miguel Soares, comandante do GEIV.

celebração 41 anos GEIV - foto 2 FAB

Em seu discurso, o Tenente-Coronel Miguel citou as atuais ações do GEIV, como a recente assinatura do contrato do Comando da Aeronáutica e a Embraer, que beneficia a Unidade com as modernas aeronaves Legacy 500, proporcionando um salto na qualidade e nas possibilidades da inspeção em voo no Brasil.

Novos desafios apresentam-se constantemente, o que leva o GEIV a buscar novas tecnologias e a desenvolver novos procedimentos e critérios operacionais, atendendo assim a crescente demanda dos usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, o SISCEAB. Tanto é que, para a Copa do Mundo de 2014, o GEIV modificou sua dinâmica no planejamento das missões especiais e disponibilizou auxílios para garantir a operacionalidade dos centros de operações militares durante o evento.

“Face à implantação do Projeto Sirius, o GEIV, com seus novos vetores, será de fundamental importância para a verificação e a consolidação dos novos padrões de navegação associados aos conceitos adotados pelo DECEA”, finalizou o Tenente-Coronel Miguel, parabenizando todos os integrantes do GEIV pelo aniversário.

celebração 41 anos GEIV - foto FAB

FONTE/FOTOS: FAB/Embraer

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flighting Falcon

Boa compra, que renovem todos nossos vetores que estão no final de suas vidas úteis.

Corsario137

FAB renovando vetores de cabo a rabo.
Já tive o prazer de estar numa aeronave do GEIV, muito legal. Agora com Legact 500 então 😉

Mauricio R.

Não vejo motivo p/ tanta alegria. Além do aspecto legal, da falta de concorrência, ausência de licitação, passa a ideia de falta de transparência, E a aeronave em sí tb não ajuda, teve o desenvolvimento atribulado, um ano inteiro de atraso justamente por algo que é central em aeronaves de inspeção a auxílio a navegação, manobridade em baixa altitude e a baixa velocidade; o FCS. Além do que é uma aeronave mto nova, pouco voada, então carece de massa crítica a respeito de seu comportamento cinemático. Até parece que se busca aprovação, uma chancela, um selo, não parece nem um… Read more »