Rússia negocia venda de 24 caças MiG-35 ao Egito

9

MiG-35 - foto RAC MiG

Noticiário do Channel 2 de Israel informou na quinta-feira, 24 de abril, que o Egito poderá assinar um acordo com a Rússia para a compra de 24 caças avançados MiG-35. O canal citou fontes oficiais em Moscou e no Cairo, segundo o jornal Times of Israel.

O sofisticado MiG-35 ainda não foi vendido para qualquer outro país, mas delegação russa estaria atualmente no Cairo em reunião com autoridades para conseguir a venda. Notícias anteriores indicavam que o Egito estava interessado em caças MiG-29, helicópteros Mi-35 e outros equipamentos, num pacote avaliado em 3 bilhões de dólares. A RIA Novosti russa informou que a Arábia Saudita financiaria a compra.

Ao mesmo tempo, a Força Aérea Russa indicou sua intenção de adquirir 100 novos caças MiG-35, para entregas em 2016, conforme reportagem da Jane’s Defence.

Essa venda ao Egito seria um grande revés para o presidente dos EUA, Barack Obama, que enfrenta o enfraquecimento do poder norte-americano em meio à intervenção russa na Ucrânia. Analista ouvido pelo Channel 2 opinou que Obama estaria perdendo o Egito para Putin. Anualmente, os EUA mandam mais de 3 bilhões de dólares ao Egito, como parte do acordo de paz de Camp David com Israel, e tem fornecido material militar aos egípcios desde 1979. Porém, desde o golpe militar em que Abdel Fattah el-Sissi tirou o presidente Mohammed Morsi do poder, os Estados Unidos tiveram que cortar parte da ajuda. Putin apoia Sissi, que é forte candidato à presidência nas próximas eleições egípcias, marcadas para o mês que vem.

MiG-35 radar Zhuk-Ae - foto RAC MiG

FONTE: The Times of Israel (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: Rac MiG

COLABOROU: Bruno Daniel

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Рустамом Bogaudinov

Essas informações e rumores ir há muito tempo, e o patrocinador é a Arábia Saudita.
Embora seja dito ser um pacote enorme para o fornecimento dos sistemas mais recentes no Egito.
_________

This information is rather rumors are long, and the sponsor yavlyaetsya Saudi Arabia

Although said to prepare for a huge package for the supply of advanced systems in Egypt.

Iväny Junior

A Arábia Saudita, cliente de f-15 patrocinando? Aí eu acho que tem uma intriga de Israel para que os sauditas sofram alguma sansão americana. No mais, uma ótima aeronave da geração 4++, mas, não se pilota sozinha.

Mauricio R.

Nossa que novidade, a Arábia Saudita patrocinando a compra de material bélico por um outro país árabe!!!
E ainda mais o Egito.
Isso é do tempo do guaraná de rolha!!!

Almeida

Ué, e as alianças com Israel e EUA? Como ficam?

Vader

Essa notícia está toda esquisita. Parece coisa de extremista.

Fighting Falcon

Nunca vi nenhuma matéria se conseguiram reduzir a assinatura visual e térmica dos motores.

Os dos MIG-29 mais antigos parecem movidos a lenha de tanta fumaça.

Baschera

A notícia deste possível pacote de armas russas não é realmente nova… mas também não é tão antiga. É do tempo em que o ex-presidente Mursi estava no poder… e os USA ficaram temerosos de continuar sua assistência militar ao Egito. Existiram também pressões de Israel há época, que forçava um rompimento dos acordos temerosos de um governo da Irmandade Muçulmana. Agora a pressão pode estar do lado dos Sauditas, cujas relações com os EUA nunca estiveram tão ruins, fruto dos desdobramentos das negociações dos EUA com o Irã acerca do seu programa nuclear. Ou seja, realmente é muito mal… Read more »

Corsario137

Duvido muito.
Os russos são aliados de Bashar na Síria e a Arábia Saudita é o principal financiador dos rebeldes sírios. Apoiar o aumento da influência russa no Oriente Médio seria um tiro nas quatro patas.

No mais, não vejo o Egito deixando de lado a ajuda que recebe dos EUA + período de paz com Israel para se meter com os russos, que tão pouco tem a oferecer.

Lyw

Fighting Falcon
28 de abril de 2014 at 9:16

Dá uma olhadinha aí

http://aircombatcb.blogspot.com.br/2009/10/russian-aircraft-corporation-mig-35.html