mockup do F-35A nas cores da RAAF - foto Min Def da Austrália

Primeiro ministro da Austrália anunciou que país comprará mais 58 jatos F-35A, que somados aos 14 de decisão anterior, elevam o número para 72 caças do tipo, permitindo aposentar frota equivalente de F/A-18A/B Hornet

Segundo anúncio realizado em 23 de abril por Tony Abbott, primeiro ministro da Austrália, o país vai adquirir outros 58 caças  F-35A Lightning II aircraft, o que significará um grande impulso à capacidade de combate aéreo australiana. Esses jatos se somarão a outros 14 de uma decisão anterior, elevando o total de caças F-35A australianos para 72 unidades, destinados a substituir a frota atual de caças F/A-18A/B Hornet, hoje composta de 71 aeronaves.

A frota deverá ser distribuída em quatro esquadrões: três operacionais, dois deles na Base Aérea de Williamtown e um na Base Aérea de Tindal, e um esquadrão de treinamento em Williamtown. Os primeiros F-35A deverão ser entregues à Austrália em 2018, esperando-se que o Esquadrão 3 seja declarado operacional em 2021 e que todos os 72 estejam operacionais por volta de 2023.

mockup do F-35A é apresentado ao ministro da defesa australiano - foto Min Def da Austrália

O custo total deverá ser de 12,4 bilhões de dólares, incluindo 1,6 bilhão destinado a novas instalações em Williamtown e Tindal. Em compensação, o salto entre a quarta geração de caças para a quinta geração, representado pela introdução do F-35 com suas capacidades furtivas, será dramático, nas palavras do comandante da Força Aérea Real Australiana (RAAF), marechal do ar Geoff Brown: “É a diferença entre estar num biplano contra um monoplano de antes da Segunda Guerra Mundial, ou a diferença entre um caça com motor a pistão e um jato. É um desses eventos que viram o jogo.”

O anúncio de compra dos 58 caças F-35A adicionais permite à Força Aérea Real Australiana planejar a total desativação da frota de 71 caças  F/A-18A/B Hornet. Segundo Brown, “os Hornets têm sido a espinha-dorsal de nossa frota aérea de combate por quase 30 anos. O compromisso com o futuro significa que podemos seguir em frente e planejar como faremos a transição. Essa transição será uma tarefa difícil porque precisamos levar as pessoas de uma era da tecnologia para uma geração completamente diferente”, disse o comandante da RAAF. Ele também disse que o F-35A precisará de modernizações para manter sua vantagem no combate, mas que o programa foi planejado para receber melhorias de forma mais fácil que o F/A-18.

mockup do F-35A é apresentado a representantes da indústria - foto Min Def da Austrália

Por fim, o comandante da RAAF afirmou que os caças F-35A serão complementados pelos 24 caças F/A-18F Super Hornet e 12 jatos de ataque eletrônico EA-18G Growler.

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da Austrália (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

NOTA DO EDITOR: o F-35A nas cores da RAAF sendo apresentado ao ministro australiano e a representantes da indústria, pelo comandante da Força Aérea Real Australiana, é um mockup (maquete em tamanho real).

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fighting Falcon

Enquanto não chegam os novos caças da Marinha para substituir os AF-1, poderiam vir esses F-18 A/B (se tiverem condições de voar por um bom tempo ainda) para fazer uma aviação hi-low dentro da MB.

Os aviadores saíriam dos A-4 e passariam para os Hornets, pq caça novo para MB só lá para 2030 e se vierem, tudo agora em prol dos submarinos e navios de patrulha.

Fighting Falcon

Nunão,

Obrigado

Marcos

Vergonha para o Brasil, em todos os aspectos possíveis.
A Austrália, que tem a metade do PIB do Brasil, uma população menor ainda para produzir esse PIB, comprou dúzias de F-18E/F mais Growler. E agora mais os F-35. Longe do setor de armas: repavimentou todas suas cidades e quase todas suas estradas; construiu um grande número de novos hospitais; reformou outros. Banânia, atrelada ao socialismo bolivo tupiniquim e a grandes corporações corruptas e organizações criminosas, também conhecidos como grandes empresários e políticos, produziu unicamente pobreza. Não recuperamos estradas ou avenidas, nem construímos novas escolas e hospitais.

Vader

Marcos
25 de abril de 2014 at 23:12 #

Marcos, mas temos Copa do Mundo, que é coisa que a Austrália NUNCA terá.

Chupa Austrália!

Vader

Mais uma venda para o F-35. Apesar do ódio irracional das hostes antiamericanas, que esquecem da história dos jatos americanos, particularmente a do F-16, o bichinho está vendendo que nem água no deserto.

A seguinte frase resume a coisa:

“É a diferença entre estar num biplano contra um monoplano de antes da Segunda Guerra Mundial, ou a diferença entre um caça com motor a pistão e um jato. É um desses eventos que viram o jogo.”

Ou, como digo: uma caravela pode afundar um Destroyer AEGIS? Pode. Mas tem que dar muita sorte.

Saudações.

Almeida

Olha, o pavor da China parece ser grande por lá, os australianos não estão brincando com esta reforma nas forças armadas deles!

Uma força aérea de respeito, bem planejada, sem gaps e sem apostas ousadas demais. 24 F/A-18F, mais 12 F/A-18G, para então mais 72 F-35A de um block realmente operacional. Uma centena de caças modernos que se complementam perfeitamente. Bravo!

Não duvido que mais tarde encomendem também umas duas dúzias de F-35B para seus dois novos “porta-helicópteros com doca”.

Almeida

Vader, muita sorte e o Lorde Nelson no comando! 😛

Nick

Caro Vader,

Seu exemplo foi muito extremo. 🙂

A Caravela só afundaria um “Burke”, se o comandante do destroyer americano, entender que aquela “nau” é muito importante para ser afundado…..

[]’s