Home Aviação de Caça Opp opp opp: subindo no Draken antes de decolar com o ABBA

Opp opp opp: subindo no Draken antes de decolar com o ABBA

248
22

Em meio a uma discussão dos leitores sobre o lado em que se entra num caça (no Gripen, ao contrário de outros caças onde se entra na cabine pelo lado esquerdo, ou bombordo, só se pode entrar pela direita, ou boreste), um link dentro de um link trouxe esta pérola, de um especial de TV de 1969.

Cante junto com Agnetha Fältskog, integrante do famoso grupo sueco ABBA entre 1972 e 1982. A música é de alguns anos antes de Agnetha se juntar ao ABBA.

Nu Ska Vi Opp Opp Opp (agora estamos indo pra cima, cima, cima)

I alla visor och all poesi
Förälskar man sej om våren
Ett litet undantag jag ville bli
Om bara nu nån förstår en
Skulle man inte för att det är höst
Följa sin innersta röst
 
Nu ska vi opp, opp, opp
Opp på den gryende kärlekens topp, topp, topp
Kom, kom, kom bara med mej
Och skyll inte på några om, om, om
Visst är du kär, kär, kär
Vill du mej något så har du mej här, här, här
Din, din, din vill jag vara och bli
Om du bara blir min, min, min
 
Vägen till paradiset är krokig och lång
Men du ska se
Att där ovan molnen är
Aldrig himlen som här
Där är den blå, blå, blå
Är det så alltid, ja,
Kom låt oss gå, gå, gå
Opp, opp, opp på den gryende kärlekens svindlande
Topp, topp, topp, topp, topp
 La la
 
COLABOROU: Roberto Santana

NOTA DO EDITOR: a discussão sobre o lado em que se abre o canopi dos caças pode continuar aqui.

22
Deixe um comentário

avatar
20 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Justin CasephacsantosClésio LuizFernando "Nunão" De Martini Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Clésio Luiz
Visitante
Active Member
Clésio Luiz

Eu odeio ᗅᗺᗷᗅ…

Mas voltando ao assunto do post :-), uma coisa que eu notei é que, apesar de ser uma aeronave para operar fora da base, o Gripen não possui escada embutida. E me parece que os modelos suecos anteriores também não. O que é curioso, no mínimo.

E juro que nunca tinha visto que o F-5 tem essa escada embutida… Vivendo e aprendendo.

Clésio Luiz
Visitante
Active Member
Clésio Luiz

A Suécia tinha mão inglesa até os anos 60, quando eles mudaram:

http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2014/03/curiosidade-duas-fotos-duas-licoes.html

Clésio Luiz
Visitante
Active Member
Clésio Luiz

Taí outra que eu não sabia Roberto.

phacsantos
Visitante
Member
phacsantos

Gripen C:

comment image

Prezado Nunão,

Em 1:14 nota-se aquela “portinha” aberta.

http://www.youtube.com/watch?v=HDTbnRoZ48Y

phacsantos
Visitante
Member
phacsantos

Nesse vídeo em 1:53 vê-se ela fechando

http://www.youtube.com/watch?v=a5Twreufn5c

Justin Case
Visitante
Member

Amigos,

Acho que vários caças ingleses do passado tinham acesso pelo lado direito. Creio que pode ser uma das razões para o Gripen seguir essa linha.
Com o Gripen, também haverá mudança quanto ao posicionamento da sonda de reabastecimento em voo.
Quanto às escadas, lembro que apenas o Rafale M tem a escada escamoteável. Apesar de aumentar o peso da aeronave, reduz o apoio logístico necessário para operar em porta-aviões.
Será que a SAAB planeja incorporar essa solução na opção de Gripen naval?
Abraços,

Justin

Clésio Luiz
Visitante
Active Member
Clésio Luiz

A julgar pelos vídeos postados pelo phacsantos, imagino que seja uma alavanca para abertura do canopi pelo lado externo. Sobre as manetes, lembrei de uma anedota de um piloto de F-5 na época de recebimento destes, recebendo treinamento dos americanos aqui no Brasil. A velha confusão sobre as diferenças de “push” (empurrar) e “pull” (puxar) aconteceu na hora do pouso. O instrutor americano disse “push the stick” e o brasileiro pensou que era pra puxar, fazendo a curva de pouso mais fechada… A confusão continuou até o F-5 vibrar no pré-estol e o americano gritar “stick forward!!!” e a ficha… Read more »

Clésio Luiz
Visitante
Active Member
Clésio Luiz

Fui procurar a escada usada no F-35B/C e tomei um susto com a complexidade do negócio:

http://www.gadgetfreak.gr/wp-content/uploads/2011/03/F35-2_pi.jpg

Não é a toa que eles estão tendo problemas com o peso e custo da aeronave.

phacsantos
Visitante
Member
phacsantos
phacsantos
Visitante
Member
phacsantos

ultimos segundos do video acima e após 1:00 desse:

http://www.youtube.com/watch?v=MA6teTYl6s8

Clésio Luiz
Visitante
Active Member
Clésio Luiz

O segundo vídeo mostra a versão D do AIDC F-CK-1 e esta possui CFTs, coisa que que não sabia. Vou postar isso lá na notícia do Eurofighter.

phacsantos
Visitante
Member
phacsantos

Sem contar o F-111 que entrava-se por ambos os lados e o Su-34 que é por baixo.

phacsantos
Visitante
Member
phacsantos
Visitante
Member
phacsantos

O Mig-28 era pela direita tb???

http://www.youtube.com/watch?v=9THbbofiwYY

E a “escada” do Firefox em 4:30:

http://www.youtube.com/watch?v=sYh9_QmNwRA