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Opp opp opp: subindo no Draken antes de decolar com o ABBA

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Em meio a uma discussão dos leitores sobre o lado em que se entra num caça (no Gripen, ao contrário de outros caças onde se entra na cabine pelo lado esquerdo, ou bombordo, só se pode entrar pela direita, ou boreste), um link dentro de um link trouxe esta pérola, de um especial de TV de 1969.

Cante junto com Agnetha Fältskog, integrante do famoso grupo sueco ABBA entre 1972 e 1982. A música é de alguns anos antes de Agnetha se juntar ao ABBA.

Nu Ska Vi Opp Opp Opp (agora estamos indo pra cima, cima, cima)

I alla visor och all poesi
Förälskar man sej om våren
Ett litet undantag jag ville bli
Om bara nu nån förstår en
Skulle man inte för att det är höst
Följa sin innersta röst
 
Nu ska vi opp, opp, opp
Opp på den gryende kärlekens topp, topp, topp
Kom, kom, kom bara med mej
Och skyll inte på några om, om, om
Visst är du kär, kär, kär
Vill du mej något så har du mej här, här, här
Din, din, din vill jag vara och bli
Om du bara blir min, min, min
 
Vägen till paradiset är krokig och lång
Men du ska se
Att där ovan molnen är
Aldrig himlen som här
Där är den blå, blå, blå
Är det så alltid, ja,
Kom låt oss gå, gå, gå
Opp, opp, opp på den gryende kärlekens svindlande
Topp, topp, topp, topp, topp
 La la
 
COLABOROU: Roberto Santana

NOTA DO EDITOR: a discussão sobre o lado em que se abre o canopi dos caças pode continuar aqui.

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Roberto F Santana
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Roberto F Santana

Prezado Nunao.

Trate agora de encontrar clips de varias cantoras europeias dos anos sessenta.

http://www.warbirdsnews.com/warbird-articles/f-104-starfighter-veterans-ongena-touch-roll-touch-maneuver.html

Roberto F Santana
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🙂

Clésio Luiz
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Clésio Luiz

Eu odeio ᗅᗺᗷᗅ…

Mas voltando ao assunto do post :-), uma coisa que eu notei é que, apesar de ser uma aeronave para operar fora da base, o Gripen não possui escada embutida. E me parece que os modelos suecos anteriores também não. O que é curioso, no mínimo.

E juro que nunca tinha visto que o F-5 tem essa escada embutida… Vivendo e aprendendo.

Roberto F Santana
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Roberto F Santana

É, é só se acostumar, depois que o camarada se acomodar no assento, é só felicidade.
Dureza devia ser para os italianos da Regia Aeronautica que voavam aviões italianos com manetes que para acelerar, tinham que ser trazidas para trás, reduzir para a frente. Depois de 1943, tanto os que foram para a aviação co-beligerante ou para a nacional republicana, tiveram que se acostumar com os Spitfire, P-39 e Bf-109.
Todo o dia tinha avião quebrado.

Clésio Luiz
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Clésio Luiz

A Suécia tinha mão inglesa até os anos 60, quando eles mudaram:

http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2014/03/curiosidade-duas-fotos-duas-licoes.html

Clésio Luiz
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Clésio Luiz

Taí outra que eu não sabia Roberto.

Roberto F Santana
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Roberto F Santana

Outra.
Imaginem, por exemplo, os finlandeses, que pularam do MiG-21bis (sistema métrico) para um F-18 (sistema inglês), a cabeça tem que estar muito fria, num tempo maravilhoso daqueles, na hora de fazer um procedimento por instrumentos…

Roberto F Santana
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Roberto F Santana

Sobre a manete, outros que usavam a esquisitice contrária eram os franceses.
Li também que os caças do exército japonês na Segunda Guerra Mundial, com forte influência francesa dos anos vinte e trinta, tinham manetes contrárias no movimento, já os da marinha, com influência inglesa na origem, tinham as manetes com movimento mais …harmônico, digamos assim.

phacsantos
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phacsantos

Gripen C:

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Prezado Nunão,

Em 1:14 nota-se aquela “portinha” aberta.

http://www.youtube.com/watch?v=HDTbnRoZ48Y

phacsantos
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phacsantos

Nesse vídeo em 1:53 vê-se ela fechando

http://www.youtube.com/watch?v=a5Twreufn5c

Justin Case
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Amigos,

Acho que vários caças ingleses do passado tinham acesso pelo lado direito. Creio que pode ser uma das razões para o Gripen seguir essa linha.
Com o Gripen, também haverá mudança quanto ao posicionamento da sonda de reabastecimento em voo.
Quanto às escadas, lembro que apenas o Rafale M tem a escada escamoteável. Apesar de aumentar o peso da aeronave, reduz o apoio logístico necessário para operar em porta-aviões.
Será que a SAAB planeja incorporar essa solução na opção de Gripen naval?
Abraços,

Justin

Roberto F Santana
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Roberto F Santana

Isso aqui, mesmo com a escadinha, devia ser uma maravilha subir e descer:

http://www.abpic.co.uk/popup.php?q=1239508

Clésio Luiz
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Clésio Luiz

A julgar pelos vídeos postados pelo phacsantos, imagino que seja uma alavanca para abertura do canopi pelo lado externo. Sobre as manetes, lembrei de uma anedota de um piloto de F-5 na época de recebimento destes, recebendo treinamento dos americanos aqui no Brasil. A velha confusão sobre as diferenças de “push” (empurrar) e “pull” (puxar) aconteceu na hora do pouso. O instrutor americano disse “push the stick” e o brasileiro pensou que era pra puxar, fazendo a curva de pouso mais fechada… A confusão continuou até o F-5 vibrar no pré-estol e o americano gritar “stick forward!!!” e a ficha… Read more »

Clésio Luiz
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Clésio Luiz

Fui procurar a escada usada no F-35B/C e tomei um susto com a complexidade do negócio:

http://www.gadgetfreak.gr/wp-content/uploads/2011/03/F35-2_pi.jpg

Não é a toa que eles estão tendo problemas com o peso e custo da aeronave.

phacsantos
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phacsantos
phacsantos
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phacsantos

ultimos segundos do video acima e após 1:00 desse:

http://www.youtube.com/watch?v=MA6teTYl6s8

Clésio Luiz
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Clésio Luiz

O segundo vídeo mostra a versão D do AIDC F-CK-1 e esta possui CFTs, coisa que que não sabia. Vou postar isso lá na notícia do Eurofighter.

phacsantos
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phacsantos

Sem contar o F-111 que entrava-se por ambos os lados e o Su-34 que é por baixo.

phacsantos
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phacsantos
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phacsantos

O Mig-28 era pela direita tb???

http://www.youtube.com/watch?v=9THbbofiwYY

E a “escada” do Firefox em 4:30:

http://www.youtube.com/watch?v=sYh9_QmNwRA

Roberto F Santana
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Roberto F Santana

O projetista Pierre Sprey já fez uma crítica sobre o peso e complexidade que essas escadas embutidas e pesados canopis podem trazer. Seria interessante lembrar alguns prós e contras. Por exemplo, alguns caças, como o F-8 Crusader, aproveitam a própria estrutura como escada, com pequenos degraus embutidos na fuselagem e que ficam escondidos por portinholas que se abrem e fecham por ação de molas. Canopis que de tão grandes e pesados têm que ser operados pelo próprio sistema hidráulico do avião, como os do F-15 e B-57, já o do F-16, apesar de ser a capota ideal num caça, é… Read more »