Gripen e Sukhoi na Base Aérea de Anápolis no ano de 1998

14

fotos (1)

Parece que foi ontem, mas já passaram 13 anos. Nas fotos cedidas gentilmente por Marcelo Almeida, por intermédio de Juliano Lisboa, jatos Saab Gripen e um Sukhoi Su-30MK/Su-37 visitando a Base Aérea de Anápolis-GO. As aeronaves disputaram o Programa F-X da FAB, que acabou cancelado e deu lugar ao F-X2.

fotos (2)

fotos (3)

fotos (4)

fotos (5)

fotos (6)

fotos (7)

fotos (8)

fotos (9)

fotos (10)

fotos (11)

fotos (12)

fotos (13)

fotos (14)

COLABOROU: Samuel “Jaguar” Pysklyvicz

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Reinaldo Deprera

O Davi e Golias na Base Aérea de Anápolis no ano de 2001

Save Ferris!

Clésio Luiz

Será que o Su-37 fez alguma apresentação em Anápolis? Se fez, acho foi a única de um membro da família Flanker no Brasil. Interessante notar o adesivo, ao lado do canopi, com as bandeiras da Russia e do Brasil “apertando as mãos”. Essa aeronave foi a sensação da década de 90. Me lembro bem da reportagem da revista Skydive com ele na capa em Le Bourget. Ali o Cláudio Lucchesi ganhou fama como o jornalista brasileiro especializado em coisas russas. Até então (1995, com o SU-35 em Farnborough), pouco se publicava no Brasil sobe as aeronaves do lado de lá,… Read more »

Guilherme Poggio

Faz tempo mesmo. Como pode ser visto, as fotos são em papel (e não digital). Isso dá a exata dimensão de como esse programa é antigo.

Soldat

Lindas fotos.

Clésio Luiz

Roberto

– Não sabia que o protótipo 711 tinha sido perdido. Foi acidente mesmo ou foi desmontado?

– Depende de onde você esteja conectado. Alguns roteadores mantem o mesmo ip se você reconectar em pouco tempo.

Guilherme Poggio

O “711” ficou muito famoso porque foi o primeiro Su-35 com TVC. Mas depois quiseram chamá-lo de Su-37. Ele fez aquela memorável apresentação em Farmborough em 1996.

A primeira e a terceira foto são de um Su-30 que também foi para FIDAE.

Fernando "Nunão" De Martini

Lembrando a todos que não é a primeira vez que o “Su-37” em Anápolis é tema de matéria aqui no Poder Aéreo.

Em 2008, publicamos a matéria abaixo, em homenagem às então desconsoladas “viúvas de Sukhoi”:

http://www.aereo.jor.br/2008/11/09/sou-flankeiro-e-nao-desisto-nunca/

Rinaldo Nery

Acho que a visita dos GRIPEN foi em 2000 ou 2001. Eu servia lá e vi a demonstração.

Guilherme Poggio

Prezado Rinaldo Nery

Possivelmente você esteja mencionado a segunda passagem do Gripen pela BAAN.

A primeira foi essa retratada em 1998 quando as aeronaves voltavam do Chile após participação na FIDAE 98.

Abrs

Rinaldo Nery

Obrigado pela correção.

clsaraujo

Gripen C/D a FAB parece que já almejava os grifos em 98, teremos o filé mignon Gripem E/F totalmente superior ao modelo anterior.

Iväny Junior

Belas fotos, do ponto de vista do registro. É histórico também porque talvez tenha sido uma das últimas etapas do Super Flanker disputando mercado com a antiga nomenclatura Su-37, que depois foi repassada ao Berkut, esse sim um dos aviões mais impressionantes que já vi, pena que não avançou, mas ainda sobrevive em parte abaixo da carenagem do T-50. Do ponto de vista da organização do mercado, sempre fui adepto dos Gripen, sempre ofereceram uma T.O. interessante, custos baixos e performance de bimotor. O NG ou E/F trará equipamentos ainda mais interessantes e tem ótimas opções de motorização caso a… Read more »

Rodrigo M.

Nesta época eu trabalhava em um shopping de Anápolis chamado Anashopping, que por acaso fica ao lado da vila dos oficiais da FAB na cidade. Era uma tarde como todas as outras quando ouvi o barulho caracteristico de um jato, como eu estava na área externa, foi só o trabalho de olhar para cima, quando para minha surpresa ví um caça enorme com derivas duplas passando relativamente a baixa altura, como foi muito rápido a princípio imaginei ser um F-15 da USAF em algum tipo de exercício conjunto com a FAB (Seria algo mais imaginável..) Mas logo depois tomei conhecimento… Read more »

Fabio Mayer

O su é impressionante!