Gripen e Sukhoi na Base Aérea de Anápolis no ano de 1998

    5524
    15

    fotos (1)

    Parece que foi ontem, mas já passaram 13 anos. Nas fotos cedidas gentilmente por Marcelo Almeida, por intermédio de Juliano Lisboa, jatos Saab Gripen e um Sukhoi Su-30MK/Su-37 visitando a Base Aérea de Anápolis-GO. As aeronaves disputaram o Programa F-X da FAB, que acabou cancelado e deu lugar ao F-X2.

    fotos (2)

    fotos (3)

    fotos (4)

    fotos (5)

    fotos (6)

    fotos (7)

    fotos (8)

    fotos (9)

    fotos (10)

    fotos (11)

    fotos (12)

    fotos (13)

    fotos (14)

    COLABOROU: Samuel “Jaguar” Pysklyvicz

    15
    Deixe um comentário

    avatar
    14 Comment threads
    1 Thread replies
    0 Followers
     
    Most reacted comment
    Hottest comment thread
    10 Comment authors
    Rodrigo M.Iväny JuniorclsaraujoRinaldo NeryFernando "Nunão" De Martini Recent comment authors
      Subscribe  
    newest oldest most voted
    Notify of
    Reinaldo Deprera
    Visitante
    Member
    Reinaldo Deprera

    O Davi e Golias na Base Aérea de Anápolis no ano de 2001

    Save Ferris!

    Clésio Luiz
    Visitante
    Active Member
    Clésio Luiz

    Será que o Su-37 fez alguma apresentação em Anápolis? Se fez, acho foi a única de um membro da família Flanker no Brasil. Interessante notar o adesivo, ao lado do canopi, com as bandeiras da Russia e do Brasil “apertando as mãos”. Essa aeronave foi a sensação da década de 90. Me lembro bem da reportagem da revista Skydive com ele na capa em Le Bourget. Ali o Cláudio Lucchesi ganhou fama como o jornalista brasileiro especializado em coisas russas. Até então (1995, com o SU-35 em Farnborough), pouco se publicava no Brasil sobe as aeronaves do lado de lá,… Read more »

    Guilherme Poggio
    Editor
    Famed Member

    Faz tempo mesmo. Como pode ser visto, as fotos são em papel (e não digital). Isso dá a exata dimensão de como esse programa é antigo.

    Roberto F Santana
    Visitante
    Roberto F Santana

    E era o famoso `711`, com o primeiro e talvez unico com sidestick, e outras inovacoes. A aeronave foi perdida.

    P.S.Perguntinha off-topic.
    Mesmo computador, com varios sistemas operacinais, o ip muda toda vez que mudar o os?

    Soldat
    Visitante
    Soldat

    Lindas fotos.

    Clésio Luiz
    Visitante
    Active Member
    Clésio Luiz

    Roberto

    – Não sabia que o protótipo 711 tinha sido perdido. Foi acidente mesmo ou foi desmontado?

    – Depende de onde você esteja conectado. Alguns roteadores mantem o mesmo ip se você reconectar em pouco tempo.

    Roberto F Santana
    Visitante
    Roberto F Santana

    Prezado Clésio.

    Não sei as circunstâncias do acidente, foi na Rússia. Ironicamente um avião que fazia acrobacias jamais vistas foi destruído num simples voo de translado.

    Obrigado pela explicação.

    Guilherme Poggio
    Editor
    Famed Member

    O “711” ficou muito famoso porque foi o primeiro Su-35 com TVC. Mas depois quiseram chamá-lo de Su-37. Ele fez aquela memorável apresentação em Farmborough em 1996.

    A primeira e a terceira foto são de um Su-30 que também foi para FIDAE.

    Fernando "Nunão" De Martini
    Editor
    Famed Member

    Lembrando a todos que não é a primeira vez que o “Su-37” em Anápolis é tema de matéria aqui no Poder Aéreo.

    Em 2008, publicamos a matéria abaixo, em homenagem às então desconsoladas “viúvas de Sukhoi”:

    http://www.aereo.jor.br/2008/11/09/sou-flankeiro-e-nao-desisto-nunca/

    Rinaldo Nery
    Visitante
    Member
    Rinaldo Nery

    Acho que a visita dos GRIPEN foi em 2000 ou 2001. Eu servia lá e vi a demonstração.

    Guilherme Poggio
    Editor
    Famed Member

    Prezado Rinaldo Nery

    Possivelmente você esteja mencionado a segunda passagem do Gripen pela BAAN.

    A primeira foi essa retratada em 1998 quando as aeronaves voltavam do Chile após participação na FIDAE 98.

    Abrs

    Rinaldo Nery
    Visitante
    Member
    Rinaldo Nery

    Obrigado pela correção.

    clsaraujo
    Visitante
    clsaraujo

    Gripen C/D a FAB parece que já almejava os grifos em 98, teremos o filé mignon Gripem E/F totalmente superior ao modelo anterior.

    Iväny Junior
    Visitante
    Member

    Belas fotos, do ponto de vista do registro. É histórico também porque talvez tenha sido uma das últimas etapas do Super Flanker disputando mercado com a antiga nomenclatura Su-37, que depois foi repassada ao Berkut, esse sim um dos aviões mais impressionantes que já vi, pena que não avançou, mas ainda sobrevive em parte abaixo da carenagem do T-50. Do ponto de vista da organização do mercado, sempre fui adepto dos Gripen, sempre ofereceram uma T.O. interessante, custos baixos e performance de bimotor. O NG ou E/F trará equipamentos ainda mais interessantes e tem ótimas opções de motorização caso a… Read more »

    Rodrigo M.
    Visitante
    Rodrigo M.

    Nesta época eu trabalhava em um shopping de Anápolis chamado Anashopping, que por acaso fica ao lado da vila dos oficiais da FAB na cidade. Era uma tarde como todas as outras quando ouvi o barulho caracteristico de um jato, como eu estava na área externa, foi só o trabalho de olhar para cima, quando para minha surpresa ví um caça enorme com derivas duplas passando relativamente a baixa altura, como foi muito rápido a princípio imaginei ser um F-15 da USAF em algum tipo de exercício conjunto com a FAB (Seria algo mais imaginável..) Mas logo depois tomei conhecimento… Read more »