su-30-da-venezuela3

A Venezuela está considerando a compra de um novo lote de caças fabricados pela empresa russa Sukhoi para reforçar a Aviação Militar do país, anunciou a ministra do Poder Popular para a Defesa, Almirante Chefe Carmen Melendez Rivas, em declarações reservadas ao canal privado Venevision.

A ministra não especificou o modelo em questão. No entanto, cabe lembrar que a Aviação Militar da Venezuela conta em seu inventário com 24 aeronaves Sukhoi Su-30MK2, distribuídos em quantidades iguais nos grupos de Caza 11 e 13. E com o propósito de elevar para 18 aviões por esquadrão há vários anos, a Venezuela sempre teve a intenção de adquirir doze Su-30MK2 adicionais, mas até o momento a compra não se concretizou.

Mais recentemente, em Julho de 2012, a Venezuela formalizou perante o governo russo um pedido para adquirir aviões de combate Sukhoi Su-35, mas desde então não surgiram novas informações. O interesse da Venezuela no caça de quarta geração + + (ou “quarta geração plus plus”) remonta a 2006.

Por outro lado, nos últimos meses vazaram informações de fontes confiáveis sobre negociações com autoridades francesas para a compra de 24 aviões de combate Rafale.

FONTE: Infodefensa (tradução e adaptação pelo Poder Aéreo a partir do original em espanhol)

COLABOROU: H. Carvalho

VEJA TAMBÉM:

 

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diegolatm

Está parecendo aquele velho jogo do disse e me disse ” Por outro lado, nos últimos meses vazaram informações de fontes confiáveis sobre negociações com autoridades francesas para a compra de 24 aviões de combate Rafale.”

Qualquer ser humano em sã consciência percebe que o Rafale é muito mais caro do que comprar SU-30 MKII, será que a Venezuela está no ‘’SPC’’ dos Russos? Ou Embananaram toda essa história para ter algo o que falar do Rafale…

Talvez o nome Rafale possa ser alterado para Mirages? …(Duvido muito, conversa para boi dormi)

Vader

Olha só, Rafale não vai rolar. Tio Sam não deixa nem a pau Juvenal. E estamos fartos de saber o quanto de “Made in USA” tem no jato francês…

Na verdade duvido que a Venefavela compre QUALQUER coisa num momento em que nem papel higiênico o povo tem pra limpar o traseiro.

Mas de qq maneira não me preocupo nem um pouco. Pode botar 50 Su-27/30/35/49, etc. na mão dos caras que, depois que o Chavez fez seu expurgo na FAV sobrou bem pouca gente em condições de pilotar ou manutenir tais caças.

Iväny Junior

Bem, são ótimos aviões quaisquer das opções da Venezuela, caso se concretizem. É nestas horas que a gente tem que pensar o outro lado da moeda. Será que o pós-venda russo é tão ruim? Ou será que eles só querem material russo pelas sansões norte-americanas?

Só não acho prudente, planejadores da defesa aérea colocarem na conta que os Su-30 venezuelanos estão no chão e sem pilotos apenas por que ele quer que seja assim.

Observador

Senhores, Não se deve acreditar em informação alguma que saia de um governo bolivariano ou diga respeito ao mesmo. Para mim, é só mais um golpe de diversionismo. É mais uma tentativa de fazer com que os venezuelanos esqueçam que não tem com o que limpar a própria bunda. E é isto que o governinho de M… que temos aqui gosta de imitar. E, abrindo um parênteses “nada a ver”, ano passado eu já tinha cantado a bola. Estamos sob risco de apagão elétrico e o Brasil inteiro já deveria estar em racionamento. Agradeçam à “gerenta” por tapar o sol… Read more »

eduardo pereira

Que comprem xxx Su 30,35,… Nós iremos de caçadores de Sukhoi’s. Gripen Ng !!

Sniper

Sukhoi venezuelano se abate com estilingue…

Almeida

Mais diversionismo ufanista pra tirar o foco dos problemas socio-economicos. Nada mais.

M@K

Uma fonte me garantiu que o negócio com a Rússia seria na verdade, a compra de aproximadamente um milhão de quilômetros de papel higiênico e os aviões viram de troco…

Rinaldo Nery

Observador, excelente comentário! É exatamente isso.

Mauricio R.

“Agradeçam à “gerenta” por tapar o sol com a peneira se o pior acontecer.”

Comenta-se que a aposta do governo é que se o invitával acontecer, e o apagão vier, deverá ser em Novembro; portanto DEPOIS da eleição.
Então até lá da-lhe termoelétrica ligada a tdo o vapor!!!
Digo, diesel.
E nós os trouxas, pagando a conta.

Observador

Mauricio R. 12 de abril de 2014 at 11:43 # Não é o tópico, mas vamos lá. Na verdade, o buraco é mais embaixo. Bem mais embaixo. Na verdade, mantido o consumo atual e a falta de chuvas (o período seco começa agora) em novembro a falta de energia será INEVITÁVEL. Será quando os reservatórios das hidrelétricas atingirão o volume médio de 10%, chamado de “volume morto” porque não pode ser usado para gerar energia. Mas isto não significa que a bomba não estoure antes. Quando o governinho de M… fala, ou melhor, MENTE dizendo que a chance de apagão… Read more »

Observador

Em tempo:

As duas últimas informações são baseadas no cenário em que as hidrelétricas atingirão o volume morto, e não gerem mais energia; neste cenário, dependeríamos totalmente das usinas térmicas, insuficientes para manter o país abastecido.

Rafael M. F.

Observador
13 de abril de 2014 at 2:47

Estendendo o O-T: Então a Dilma está fazendo dança da chuva, certo?

E, pelo que vejo, a reeleição dela não está nada garantida.

Não sei se isso é bom ou ruim. Gostaria que essa bomba estourasse na mão, senão do Lula, pelo menos do PT.

Tiveram 12 anos para diversificar o modelo de geração energética e nada fizeram.

Só fizeram MKT barato com o pré-sal.

Aqui encerro meu O-T.

Rafael M. F.

Desculpem, não deu para encerrar o O-T: Observador 13 de abril de 2014 at 2:47 Resolvi olhar o site do ONS e olha que coisa interessante. Me ative apenas às principais hidrelétricas. Os números abaixo são referente aos níveis dos reservatórios no primeiro trimestre de 2014, a comparação com o mesmo período de 2013, e a diferença entre os períodos: PRINCIPAIS SE/CO: Furnas 2014 2013 % Jan 46,26 32,25 43,44% Fev 34,14 50,26 -32,07% Mar 27,27 62,58 -56,42% Emborcação 2014 2013 % Jan 75,85 81,75 -7,22% Fev 76,22 79,71 -4,38% Mar 75,30 79,90 -5,76% Nova Ponte 2014 2013 % Jan… Read more »

Rafael M. F.

Droga, não deu certo! Mas acho que ainda está legível.

Observador

Rafael M. F. 13 de abril de 2014 at 16:19 # “Detalhe 4: Teremos fortes emoções até outubro.” Você tem toda a razão. Teremos fortes emoções. E não apenas até outubro. Independente de quem pegar a bomba, ela vai estourar no colo dele. Sobre eles merecerem ficar mais um mandato para chocarem o ovo que pariram, eu antes pensava assim também. Hoje acho perigosíssimo. Se ficarem mais quatro anos, periga transformarem nosso país em uma Argentina ou Venezuela, com metade da população vivendo de ajuda pública e a outra metade sofrendo para pagar os impostos. Tudo para não saírem do… Read more »