ORD_AGM-158B_JASSM-ER_from_B-1B_ foto USAF

A Força Aérea dos EUA (USAF) anunciou no dia 8 de abril que colocou em serviço operacional o míssil Lockheed Martin AGM-158B Joint Air-To-Surface Standoff Missile – Extended Range (JASSM-ER), a USAF .

O primeiro lote de produção do JASSM-ER foi recentemente entregue à Base da Força Aérea Dyess, Texas pela Didetoria de Armamento, marcando o fim de quase nove anos de testes para o míssil de longo alcance autônomo.

O JASSM-ER tem mais de duas vezes e meia o alcance do seu antecessor, o AGM-158A JASSM, o que significa que pode ser lançado de fora do espaço aéreo defendido e da cobertura de mísseis superfície-ar de longo alcance. Ele se destina para uso contra alvos de alto valor, bem fortificados, fixos e relocalizáveis.

Atualmente o JASSM-ER só está integrado ao bombardeiro B-1B Lancer, mas há esforços em andamento para que também seja integrado no Boeing F-15E Strike Eagle, no Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon e no Boeing B-52H Stratfortress.

FONTE: Jane’s (tradução e adaptaçaõ do Poder Aéreo a partir do original me inglês)

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Meu sonho de consumo:

Uma aeronave deste tipo, desdobrada ao longo da costa e equipada c/ vários tipos de armas stand off, negando acesso a áreas de nosso interesse.
Nem supersônico precisaria ser.

joseboscojr

Esse míssil JASSM apesar dos percalços iniciais (diziam dele o mesmo que dizem hoje do F-35) parece que veio pra ficar.
Tem a versão JASSM com quase 400 km de alcance, tem essa com alcance estendido para mais de 1000 km. O LRASM é baseado nesse míssil, e há referência de que ele deva ser o ponto de partida para um novo míssil cruise que irá substituir o Tomahawk.