C-3 COD - foto LM 2

A Lockheed Martin está a entrar na briga para substituir a frota de aviões de transporte embarcado (COD – carrier onboard delivery) Northrop Grumman C-2 Greyhound da Marinha os EUA (USN).  A empresa se ​​propõe a reformar e modificar os antigos jatos de guerra anti-submarina Lockheed S-3 Viking que atualmente encontram-se armazenados na Base Aérea da USAF de Davis-Monthan (AMARG), no Arizona. A aeronave seria reconstruída e seria designada a C-3.

Para mais informações, acesse o site do Poder Naval clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
nadimchaachaa

No futuro teremos que pensar em um substituto para o Bandeirantes. Um país que é capaz de produzir o KC-390 não seria capaz de produzir uma aeronave de configuração similar, um KC-390 em miniatura, que além de substituir os Bandeirantes poderiam ser usados na Marinha para transporte, reabastecimento, AW&C e guerra anti-submarina? Um concorrente direto, novo e com maiores capacidades dos eventuais C-3.

leejunior22

nadimchaachaa 9 de abril de 2014 at 13:50 # Seu pensamento seria perfeito se não esbarrasse em um senão…quantos países usam configuração CATOBAR nos seus NAEs, que possibilitam o uso de uma aeronave como o C-3 ou os atuais C-2? Se pensou três, acertou: EUA, França e Brasil (mais ou menos, mais ou menos…). Isso aí, falta ESCALA de produção para valer a pena desenvolver um projeto novo desse tipo de aeronave, porque os EUA vão comprar o avião deles e a França, também. Ou seja, o Brasil precisaria de, no máximo, umas 6-8 aeronaves do tipo. Porém, concordo que… Read more »

Lyw

“falta ESCALA de produção para valer a pena desenvolver um projeto novo desse tipo de aeronave…”

Exato, por isto Lokheed e Northrop e Bell/Boeing estão oferecendo projetos baseados em plataformas já existentes buscando o menor custo possível.

Quanto a uma aeronave de carga pequena para a FAB, a meu ver, esta já existe e é o C-295. Como plataformas ISR a EMBRAER já vem trabalhando com aeronaves derivadas dos ERJ e E-Jets.

Clésio Luiz

É uma questão de custos mesmo. O uso é muito especializado e fazer uma aeronave do zero está fora de questão, no clima econômico atual.

nadimchaachaa

Tentei…Rrrrsss.
Obrigado,

Nadim.

Mauricio R.

Sei não…
O antigo S-3 tinha uma tripulação de somente 4 militares, mto equipamento de missão, exíguo espaço para armamento interno, um enorme ar condicionado e o restante era combustível.
A Lockmart tá pensando em fazer o que?
Uma fuselagem nova e reaproveitar tdo o resto?
Asas, empenagem, motores, trem de pouso, etc, etc, etc…
Sinceramente essa coisa consegue ser mais “requirement creep”, que o próprio F-35 e por larga margem.

Marcelo

Sim, a idéia é fazer uma fuselagem nova e aproveitar o resto. Mas creio que irão acabar revitalizando os C-2, comelementos da plataforma do E-2.

Almeida

Achei bem capenga essa solução da LM. Vai dar o C-2 “tried and true” mesmo.

Almeida

nadimchaachaa,

Nem o Brasil precisa de Bandeirante ou de aeronave similar; aqui ele somente serve pra ser aeronave de ligação das bases vazias pra justificar que não sejam fechadas de vez.

Sou a favor do fechamento desses esquadrões de ligação e da desativação do Bandeirante. Sobraria mais verbas pro que interessa: Caravan e Amazonas para pistas remotas e despreparadas, e mais KC-390.

juarezmartinez

Exatamente Almeida, hoje a FAB poderia fechar todos os ETAs que não mudaria absolutamente nada, retirando da frota o C95, C97, e o restante do Xingus, preservando alguns Caravan unitários de base para ligação, seria uma put…de uma economia e racionalização de meios e de logísitica, mas tem gente que pensa diferente.

Grande abraço

ci_pin_ha

Bem que a FAB podia comprar alguns Caravan com capacidades dará pouso na água. Seriam de grande utilidade na Amazônia.