Gripen E com IRST - foto SAAB 2

A empresa de Defesa e segurança sueca Saab informou que realizou com sucesso o primeiro voo com o novo sensor IRST (Infra Red Search and Track) que equipará o Gripen E, de acordo com a programação. O IRST não emite sinal e pode detectar, rastrear e identificar todos os tipos de alvos sem revelar a própria posição da aeronave em silêncio.

“O primeiro voo da aeronave de teste Gripen E com IRST foi realizado com resultados muito bons. Foram detectados, rastreados e identificados vários alvos, e o sistema funcionou perfeitamente como esperado. O IRST é um novo sensor no Gripen que permite aos pilotos ver a grandes distâncias em várias direções”, disse o piloto de testes da Saab, Hans Einerth.

O objetivo do voo de teste foi verificar as funções do IRST e a integração com a aeronave Gripen E. O trabalho de integração e desenvolvimento está progredindo de acordo com o cronograma.

O IRST é um novo sensor localizado na parte da frente da aeronave. Ele é muito útil contra alvos aéreos com baixa seção reta radar (RCS), como aeronaves furtivas. O sensor olha para frente em um amplo setor para registrar emissões de calor de outras aeronaves, helicópteros ou objetos sobre a superfície terrestre ou do mar.

Gripen E tem melhorias significativas de desempenho em comparação com as versões anteriores, incluindo um motor mais forte, maior alcance, mais armas, novo radar eletrônico e aviônicos mais avançados. Hoje, o Gripen é a espinha dorsal da defesa aérea de cinco nações “: Suécia, África do Sul, República Checa, Hungria e Tailândia. Além disso, a Empire Test Pilot School (ETPS) do Reino Unido usa o Gripen em seu programa de treinamento para pilotos de testes.

Gripen E com IRST - foto SAAB 1

FONTE / IMAGENS: Saab (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Augusto

Bela aeronave!

eduardo pereira

Que venha 2018 e os Grifos da Fab, vamos manter a moral nos céus da AS em grande estilo.

Sds.