sexta-feira, setembro 30, 2022

Gripen para o Brasil

Esquadrão de Demonstração Aérea conclui treinamento na Base Aérea de Natal

Destaques

Dinair Alves
Dinair Alves
Diretora de Marketing da Trilogia Forças de Defesa

i143319565784371

O treinamento faz parte do processo de implantação da aeronave A-29 Super Tucano pelo EDA. A Esquadrilha ainda não tem data prevista para retorno.

Após um período de dezoito dias na Base Aérea de Natal (BANT), em Parnamirim (RN), o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, retorna nesta quarta-feira (03/04) para sua sede, em Pirassununga (SP). A temporada na capital potiguar foi mais uma etapa do processo de implantação da aeronave A-29 Super Tucano.

O objetivo da missão foi o treinamento dos pilotos e das equipes de manutenção e logística em deslocamentos à longa distância, o intercâmbio de experiências entre o EDA e o Esquadrão Joker, localizado na Base e que opera a aeronave A-29 há mais tempo na Força Aérea Brasileira (FAB), a prática de procedimentos de emergência no simulador de voo do Super Tucano e a realização de voos de avaliação operacional ao nível do mar.

i143319565556029

Na primeira semana, o foco foi a manutenção operacional com voos de aeronaves isoladas, além de treinamento nos simuladores de voo, tanto pelos pilotos, quanto pelos mecânicos que puderam ter seus conhecimentos aprofundados sobre o A-29. O Encarregado da Manutenção, Suboficial Robson Bortholin, explica que durante a atividade panes que ainda não aconteceram na prática foram simuladas e treinados os procedimentos corretos que deverão ser adotados para saná-las, contribuindo para a preparação dos mecânicos que são habilitados a dar partida nas aeronaves para cheque de performance do motor.

Já na semana seguinte, foram realizados voos com os sete aviões para o desenvolvimento das manobras e acrobacias que deverão ser apresentadas na demonstração. Tudo foi filmado para que a  equipe possa assistir e analisar o voo sob outro ângulo, aferindo parâmetros e avaliando a exposição das manobras para o público.

i1433110064052228

Para o Comandante da Esquadrilha, Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, a missão cumpriu o seu objetivo. “Foi possível a elevação de nível operacional e logístico de toda a equipe e pudemos fazer uma avaliação positiva acerca do desenvolvimento de manobras e do display de demonstração da Esquadrilha da Fumaça”, ressaltou.

i14331100644118497

i1433195659116668

Participaram da missão 43 integrantes da Esquadrilha a bordo de nove A-29 Super Tucano e um C-130 Hércules, da Base Aérea do Galeão, que realizou o transporte do material de manutenção e equipes de mecânicos e apoio. Um representante da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), fabricante do avião, também esteve presente concedendo suporte técnico.

A Esquadrilha da Fumaça ainda está em processo de implantação da nova aeronave, por isso está com suas demonstrações suspensas, sem data prevista de retorno.

FONTE: Agência Força Aérea

- Advertisement -

1 Comment

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
solskhaer

Eu e meu filho já estamos ansiosos por uma apresentação aqui na Capital – BSB.
Não sei por quê o título dessa matéria me fez pensar em outro:
“1º GDA conclui treinamento com Gripens na BAAN”.

Últimas Notícias

Força Aérea Brasileira inaugura nova estação radar de vigilância aérea em Rondônia

Estação será usada pelo Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) para auxiliar na proteção de fronteiras do Brasil A...
Parceiro

LAAD 2023

- Advertisement -
- Advertisement -