Canopy3

Nosso leitor Arion Santos é um apaixonado por Aviação desde pequeno e resolveu exprimir sua paixão pelos aviões construindo um cockpit perfeitamente funcional de um caça F-5M em casa!

Arion Santos, natural de Porto União, em Santa Catarina,  há dois anos resolveu avançar com o projeto de construir um modelo funcional de um caça Northrop F-5M FAB, o que conseguiu através de uma visita à unidade dos Pampas em Canos RS, onde obteve medidas do cockpit e várias fotos do avião.

Usando materiais como madeira, alumínio, acrílico e couro, fez o canopy e o assento. Depois terminou o projeto com a pintura e a colocação do painel central.

O cockpit é uma verdadeira obra de arte, usando diversos equipamentos da Saitek, displays de aviônicos contendo altímetro, indicador de Atitude, indicador de velocidade, bússola e GPS. Ele utiliza dois monitores como MFDs que rodam o software FSX OU X-PLANE.

Cockpit4

Atualmente o manche ou manete de controle é um Joystick PC TFlight HOTAS X Thrustmaster 2. Todos os botões de flaps,  som e iluminação foram feitos artesanalmente e tudo foi montado em um mês de trabalho, com um horário semanal das 18 às 23 horas, e a totalidade dos sábados e domingos.

O custo total do cockpit foi de R$ 2.500,00  e, com os instrumentos, PC e projetor, bem como alguns acessórios, foram gastos cerca de R$ 8.000,00 no total.

O modelo está completamente funcional, o que não quer dizer que esteja pronto. Arion quer levar o projeto mais longe, e para tal fez uma parceria com uma universidade local para a criação de uma plataforma de movimento que permitirá a instalação de sistemas hidráulicos para o modelo atingir o patamar de realismo que lhe falta: “full motion”!

O objetivo final de Arion é obter um simulador digno de um país do 1º mundo, mas com um custo de cerca de 1/4 de um simulador comprado no estrangeiro.

canopy1

Cockpit1

Cockpit2

cockpit3

FONTE: www.pcmanias.com

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Muito legal! Parabéns!

Agora faz um do Gripen… 🙂

Guilherme Poggio

Sensacional!

Mauricio Silva

Caramba!!! Impressionante mesmo!!!

“Agora faz um do Gripen…”

Se o Arion Santos tiver acesso ao modelo do cockpit do Gripen, não tenho dúvida que ele faz!

SDS.

glaison

O pessoal da propaganda militar iraniana deveriam fazer um estágio com Arion Santos. Daí sim o F-313 “decolaria”.

Iväny Junior

Muito bom. Só queria que ele postasse um video derrubando Kfirs, hehehe.

Alfredo Araujo

Só economizou no joystick… rs

M@K

Cara, muito show!!
O cockpit tá mais moderno do que o do Qaher-313…

Almeida

Impressive. Most impressive.

Mandou muito bem, parabéns!

Clésio Luiz

“Só economizou no joystick… rs” Era o que eu iria dizer. Um projeto desses merecia um conjunto mais sofisticado, como o Thrustmaster Hotas Warthog ou um kit da CH. O punho utilizado no A-29, F-5M e futuramente (imagino eu) no A-1M são diferentes nos empregados nos caças da Boeing e Lockheed, então não existe equivalente a ele no mercado de simuladores. O que seria possível fazer é encomendar à alguém com uma impressora 3D uma carcaça do punho e botões. Outra possibilidade seria construir do zero com tubos PVC e massa epóxi. Ou, se a grana estiver sobrando, tentar conseguir… Read more »