Coreia: anúncio da escolha do F-35 e do novo reabastecedor ainda este ano

2

F-35 - foto USAF

A Força Aérea da República da Coreia espera fazer uma seleção e assinar o contrato do seu futuro avião de reabastecimento aéreo antes do final do ano, de acordo com um dos principais oficiais generais da força.

A força também vai anunciar a seleção do caça de próxima geração no próximo mês, disse o tenente-brigadeiro Hyungchul Kim, subcomandante do Estado-Maior da Força Aérea da República da Coreia (ROKAF), para uma plateia em Washington durante um evento ocorrido na última sexta-feira (21/3) organizada pela Associação da Força Aérea.

O programa FX coreano irá substituir a frota atual de caças F-4 e F-5. Embora Kim tenha tratado o programa como uma concorrência pública, acredita-se que Seul tenha se fixado no F-35 Joint Strike Fighter da Lockheed Martin.

Uma vez que a seleção for feita, Kim disse que espera um contrato antes do final do ano. A seleção também vai ajudar a lançar o programa KF-X , o programa de desenvolvimento da Coreia do Sul de um projeto de avião de combate próprio. Os dois programas estão diretamente ligados e Kim disse o  fator mais importante” na seleção foi a transferência tecnológica do vencedor do programa FX.

O programa KF- X será lançado “no segundo semestre deste ano”, disse Kim.

A Coreia abriu uma licitação para o programa do reabastecedor KC-X em outubro, com um valor estimado em pouco menos de US $ 1 bilhão. A Coreia busca por uma aeronave com capacidade de carga, bem como ambas as capacidades de reabastecimento através de lança e cesta.

Três plataformas estão competindo, de acordo com Kim : o Airbus A330, o KC-46A da Boeing e uma oferta de Israel Aerospace Industries (IAI) para modificar jatos Boeing 767. Uma vez feita a seleção neste ano, Kim disse que espera a entrega antes de 2020.

O KC-46A é o avião de última geração para a Força Aérea dos EUA , o que poderia dar-lhe uma vantagem sobre a concorrência. Perguntado se a seleção de um avião utilizado pelas forças dos EUA seria importante, Kim reconheceu que a capacidade de fazer operações conjuntas com as forças norte-americanas como um “fator importante”, mas a escolha será feita pelas autoridades de aquisição em seu país.

Outras prioridades de modernização também estão se movendo. A Coreia vai apresentar seu primeiro transporte C -130J no próximo mês , disse Kim, enquanto ele espera ver movimento na compra de quatro sistemas não tripulados Global Hawk “muito em breve”.

No geral, o discurso de Kim estava voltado para a relação entre os EUA e a República da Coreia, sobretudo tendo em conta a natureza volátil de uma região que contém o seu país, a China e o Japão , em estreita proximidade – três países, ressaltou ele, que compõem 21 % do PIB mundial.

“A presença de forças norte-americanas na região é vital” para manter a estabilidade no norte do Pacífico, disse Kim. Ele destacou as ambições nucleares da Coreia do Norte e a disputa entre China e Japão sobre um pequeno arquipélago reivindicado por ambos os países como dois focos potenciais de conflito na região.

O oficial general elogiou os EUA pela hospedagem dos exercícios Red Flag Alaska, chamando-o de “maravilhoso”. Tais exercícios estavam entre as primeiras vítimas do “sequestration”. Kim disse a jornalistas após o seu discurso que, se os EUA foram incapazes de sediar tais exercícios de treinamento no futuro, a Coreia iria reforçar os programas de formação bilaterais locais, tais como os exercícios “Max Thunder”, feito em conjunto com a Força Aérea dos EUA.

No entanto, devido às programações orçamentárias, o governo precisaria de pelo menos um ano de antecedência para planejar tais exercícios, disse Kim.

A cooperação estende-se pela indústria , com Kim observando que a Coreia do Sul comprou mais de 40 diferentes tipos de aeronaves de os EUA desde a criação do país.

Ele também deu a entender que a cooperação industrial poderia ir em ambos os sentidos, dedicando parte de seu discurso para empurrar as capacidades do T-50 Golden Eagle, o treinador a jato projetado pela coreana KAI . A KAI e a Lockheed Martin se uniram para oferecer o T-50 para a Força Aérea dos EUA para o seu programa de substituição de treinador TX.

FONTE: Defense News (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

ATUALIZAÇÃO (11:41h)

A Coreia do Sul anunciou oficialmente na manhã de hoje (25/3) a seleção do F-35 como seu futuro caça. O país oriental comprará 40 aeronaves do modelo convencional (F-35A) com entregas planejadas para 2018 (embora esta data seja um pouco otimista em função dos sucessivos atrasos no programa).

A Coriea do Sul torna-se assim o terceiro cliente internacional do caça, ao lado de Israel e Japão, além dos oito países que integram o consórcio internacional.

Para mais informações clique aqui.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eder Albino

Compras de F-35.
Atualização de F-16.
Compras de KAI FA-50.
Isso que é investimento!
Só não fazemos por falta de planejamento mesmo, porque dinheiro temos.