Proposta da Rússia ao Brasil para construir juntos caça de quinta geração ainda está de pé

59

Sukhoi T-50 - protótipo - foto Sukhoi

ClippingNEWS-PAA Rússia convidou o Brasil para trabalhar em conjunto no desenvolvimento e produção de caça de quinta geração tipo T-50, anunciou hoje o diretor da agência federal de cooperação técnica militar, Alexander Fomin.

“Infelizmente, o caça russo Sukhoi perdeu a concorrência no Brasil para a compra de 36 caças polivalentes, mas a proposta sobre a co-produção de um caça do tipo T-50 ainda está de pé”, disse Fomin à RIA Novosti.

Ele lembrou que a Rússia e o Brasil são membros do BRICS (Índia, China e África do Sul, bem como o Brasil e a Rússia) que estão estabelecendo laços estratégicos.
O Brasil escolheu o JAS-39 Gripen NG, caça sueco da Saab, no valor de 4 bilhões de dólares, na concorrência onde também competiram o F/A-18 Super Hornet da Boeing americana e Dassault Rafale francesa.

Fomin também disse que as negociações sobre a compra de sistemas antiaéreos Pantsir Brasil S-1 de fabricação russa continuam. “As negociações entraram na sua fase ativa. O potencial comprador está avaliando o Pantsir na Rússia e no Brasil”, disse ele.

O Brasil anunciou a utilização previamente estudada deste armamento para garantir a segurança durante a Copa do Mundo a ser organizada entre junho e julho de 2014.
O sistema antiaéreo Pantsir-S é composto por 12 mísseis guiados 57E6-E e canhões antiaéreos automáticos de 30 milímetros 2A38M. Pretende-se para a defesa de instalações militares, administrativas e industriais contra aviões, helicópteros, mísseis de cruzeiro e armas de alta precisão.

T-50

FONTE: RIA Novosti

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Esta imprensa russa força a barra…. estão testando o Pantsir no Brasil aonde ??

Sds.

Oganza

Nosa, ando meio sem tempo de comentar aqui na trilogia… mas só digo uma coisa:

Qualquer parceria Brasil/Rússia no T-50 É UMA FURADA, é conversa de um VAGABUNDO (nós) com uma nação despota que não perder a magestade e ESTÁ SEM DIM DIM para terminar a empreitada.

Sds.

Blackhawk

Oganza, em algumas situações como essa é que se encontram as oportunidades “únicas”. Um necessita de dinheiro para concluir o projeto, e o outro precisa do conhecimento.

De qualquer maneira, ainda prefiro uma possível parceria como essa feita com a SAAB. Acho que seria melhor a adaptação dos sistemas com os que já estarão em uso.

Clésio Luiz

Que os russos possuem tecnologia de aeronaves de combate modernas, não há dúvidas. Que o Brasil deveria buscar esse conhecimento, ninguém discute. Agora eles serem os melhores parceiros para isso já é outra história. O negócio tá fedendo lá na Ucrânia e acredito que isso tenha esfriado os ânimos do GF com relação aos russos.

De qualquer forma, os suecos e sul-coreanos estão aí, é só escolher.

Oganza

Blackhawk, concordo…

a Suécia pra mim é um RATO que RUGE, e muito bem.

A Rússia é o leão que perdeu ou está perdendo os membros do bando e está tentando manter os dentes.

Já o Brasil é um chiuaua com complexo de doberman.

Clésio Luiz, o Brasil se meter com a Rússia ou essa M dos Brics é uma palhaçada só… chega de rótulos e palavras de efeito… precisamos é de ação, de pragmatismo. O resto é jogar para a torcida e a tecnologia Russa é boa para a Rússia, para a doutrina Russa.

Sds.

juarezmartinez

Pak Fa, muito obrigado, a pouco almoçamos, muito obrigado.
Próximo por favor…..

Grande abraço

Edgar

Melhor ligar pros hindus antes de cogitar qualquer coisa…

http://www.aereo.jor.br/2012/05/15/atrasos-e-desafios-para-o-sukhoihal-fgfa/

cfsharm

Off Topic Programa do William Waack na Globonews onde o analista Salvador Raza disse o seguinte analisando a crise na Ucrânia: ” Os russos possuem o T-50 que é o sonho dos americanos.” O contexto era das razões de uma não intervenção militar por parte do Ocidente na Criméia e do poderio militar russo no local. Voltando ao tópico – vamos, pelo menos desta vez tomar um remedinho para controlar o delírio. Temos que substituir os F5 e nem de longe temos grana para financiar 5a. geração quanto mais manter! Primeiro reestruturem o que já está totalmente desestruturado e depois… Read more »

Baschera

O assunto seria mais lá para o Blog Forte…. mas eu acho que deram um jeitinho de “encaixar” o Pantsir na doutrina de Defesa AA da força.

Acabam de mudar, de novo, as Diretrizes de Defesa Anti Aérea da força terrestre.

Ver o Boletim do Exército 12/14….

http://www.sgex.eb.mil.br/sistemas/be/copiar.php?codarquivo=1247&act=bre

Sds.

Baschera

Em tempo:

No Boletim do Exército 12/14, procurar por “Portaria Nº 42 – EME – 11/03/2014”

Sds.

Aldo Ghisolfi

Peso que a proposta, que estava em banho-maria e só foi ventilada agora, com a crise em que se meteu a Rússia, não pode ser levada em conta.

Não temos nenhuma das condições mínimas necessárias para enfrentar um acordo do quilate do que se propõe.

Nem dinheiro, nem tecnologia, nem logística, nem compatibilidade doutrinária, nem nada.

E negócio com os russos é muito bom para eles que ficam com tudo e os outros com a experiência.

É querer passar um cadeirante a motorista de Ferrari.

Espero que os nossos líderes não se emocionem e nem comecem a falar com passarinhos…

phacsantos

SE a FAB tivesse recursos e vontade política/estratégica pra essa empreitada seria algo bem bacana!

Teríamos um 5G de um fornecedor e um 4G de outro.

Porém, neste país onde tudo é contingenciado, é melhor ficarmos apenas com a Suécia mesmo.

Pra fazer uma metáfora automobilística:
Temos um Volvo S-60 (Gripen)
Nos oferecem para termos também um BMW M5 (T-50)

Mas, como não temos dinheiro pra esse IPVA caro do BMW, ficamos apenas com o Volvo.

No futuro, se der, fazemos um consórcio para uma versão “S-60 Turbo”!

Grievous

Com todo mundo querendo retaliar a Rússia por causa da Criméia, só faltava o Brasil fazer um acordo desses agora.
Seria uma decisão desastrosa e uma vergonha.

joao.filho

Não se preocupe,não. O Brasil não tem seriedade, grana ou vontade politica ou popular para entrar no PAK-50. Isso é projeto para gente séria. E esse negócio de BRIC é palhaçada mesmo. No minimo deveriam tirar o “B”, porque o Brasil ai não cabe. Brasil, Rússia, India e China? Um chihuahua desdentado, um urso gigante, um dragão feroz e um elefante mortifero…rsrs.

Corsario137

Testando o Pantsir no Brasil? Kkkkkk
Quanto ao T50, não existe espaço para ele na FAB, seja por política, grana ou doutrina. A FAB não entuba essa.

Aldo Ghisolfi

Grievous, boa tarde!

Neste mundo sacana dos grandes negócios internacionais, óbvio que não existe anjinho em nenhum lado. Existe babacas…

Pessoalmente, apesar da situação internacional, não acho que seria uma decisão desatrosa e uma vergonha fazermos negócios com a Rússia; negócio este que, de uma penada só, nos colocarmos num patamar tecnológico inimaginável, poucos dias atrás.

A Rússia não é o melhor parceiro para nós; nem temos nada para nos levar a fazer o negócio mas, repetindo, penso que não seria nem desatre e nem vergonha se o fizéssemos.

Por que pensas assim?

Reinaldo Deprera

La garantía soy jo.

Save Ferris!

Jackal975

Não vai acontecer. Ponto.

Iväny Junior

A logística russa assombra qualquer futuro parceiro…

Grievous

Aldo Ghisolfi, É minha opinião. Acho vergonha pelo mesmo motivo que acho vergonhoso o Brasil se arreganhando pra Bolivia, e se alinhando com Venezuela, Irã e ditaduras africanas. Parece até que o motivador é afrontar os americanos. No caso Russo, acho uma questão de “time”. Penso que a hora é de fazer coro com outras democracias e, ao menos pra torcida, se mostrar indiginado com a posição russa. Não é momento nem de se pensar em participar de nada com eles. Nada contra o povo russo ou seus aviões, que acho incríveis. Apenas não gosto da ideia do nosso governo… Read more »

Vader

Kkkkkkk, agora que os hindús estão ameaçando cair fora dessa joça de PAK-FA os fanfarrões vem estender a tigela cá pra Banânia, a ver se faturam mais umas esmolas do governo trouxa do PT. Não vai rolar. Simples assim. Mas não por causa do governo do PT que, se pudesse, vendia o Brasil pra qualquer um que decidisse afrontar “usamericanu malvadu”, aí incluído a Rússia do Putin (mas não só ela: por muito menos já abaixamos as calças pra PuTânphias do quilate de uma Bolívia, Paraguay, Venezuela, Cuba e vai por aí…) Não vai rolar porque a FAB é uma… Read more »

Rafael M. F.

Roberto F Santana 24 de março de 2014 at 18:50 Entendo seu argumento perfeitamente. A Europa lida com uma ameaça muito maior, muito pior, e totalmente silenciosa: a imigração muçulmana. Esse problema já está sendo tratado na Alemanha como questão de Estado. Explico: a taxa de fecundidade da mulher alemã está abaixo de 1, enquanto a da imigrante muçulmana está acima de 3. Isso é uma ameaça séria, pois no espaço de tempo de uma ou duas gerações nascerão alemães de nacionalidade, mas muçulmanos de religião. E isso causará sérios problemas, pois formarão uma massa votante que poderá influir nas… Read more »

G-LOC
Mauricio Silva

Hummm… Dá para analisar esse tipo de proposta sob vários pontos de vista. Sob o ponto de vista comercial. Os custos associados ao F-35 são de difícil mensuração, bem como o seu desempenho como um todo. Uma opção de caça de 5 geração, se tiver custos competitivos e apoio pós venda pode conseguir uma parcela considerável do mercado de novos armamentos. A Embraer tem uma rede mundial de apoio a seus produtos. Garantindo a assistência técnica e o apoio pós venda, a participação da empresa brasileira pode agregar valor e confiabilidade ao produto. Sob o ponto de vista técnico. Se… Read more »

G-LOC

tonneau? O que tem valor em um combate aéreo é o pequeno raio da curva nos looping do PAK FA.

Nick

Se o Brasil tivesse realmente um projeto de modernização/reequipamento/expansão das capacidades da FAB, gostaria de ver o PAKFA em uma versão BR, extensamente modificada, por exemplo, compartilhando dos mesmos sensores e aviônicos do Gripen E. Sendo o PAKFA-BR o caça para missões de longa duração/persistência em combate, e o Gripen E-BR uma 2ª linha de respeito, realizando as diversas missões da aviação de caça. Vamos ver como se dará as negociações do Gripen E-BR. Se fechados ainda esse ano (Tampões C/D + Contrato principal com 36 caças). Quem sabe os PAKFA para 2025/30 em uma versão BR que compartilhasse os… Read more »

G-LOC

“aceleração, razão de subida, taxas de curva instantânea e curva continua” foram demonstrados naqueles loopings do PAK FA. Não lembro de ter visto outro looping tão violento.

Os caças também combatem na vertical. Os israelenses chamam “costurar”. Na época do Richthofen realmente devia ser inútil.

O Gripen também é um transportador de mísseis. Só que leva bem menos.

Tadeu Mendes

Amigos,

A Russia da desesperada, ou e imprensao minha?

A India ta caindo fora, entao vamos para o Brasil mamar na teta da vaca….kkkkkkk….

Alem de ser um pseudo Stealth, o trombolho e lerdo demais na suas manobras aerobaticas….mesmo com Thrust Vectoring …o que e muito bonito para um show de Domingo.

Nenhum missilzinho por mais vabagundo que seja, deixa de acertar essa paquequa voadora.

Isso aqui sim e que e um show >>>>> agilidade, precisao, potencia, desempenho…. F/A -18 E/F Super Hornet… US. Navy, e sem Thrust Vectoring…Made in the USA.

http://www.youtube.com/watch?v=pz2Cl3TnRyM

Reinaldo Deprera

T-50, a panqueca voadora. Boa Tadeu!

Quando vi o vídeo do G-LOC me impressionou a falta de agilidade e aceleração do T-50. Não sei se todos aqui tiveram a mesma impressão, mas logo imaginei um F-5 fazendo High Yo Yo no T-50

Observador

Não sei como tem gente que ainda imagina ser um bom negócio embarcar nesta canoa furada. A Rússia de Putin está rapidamente se tornando um pária entre as nações; já praticamente foi expulsa do G-8, e em breve será excluída de outros organismos internacionais. Além disto, a grande cliente do óleo e gás russos – a Europa – já está procurando alternativas para abastecer-se de energia. Os europeus vão importar óleo e gás de outras fontes, vão apelar para a energia nuclear e eólica, tudo para diminuir a dependência da Mãe Rússia, deixando-a à míngua. Vai demorar vários anos para… Read more »

Iväny Junior

Caros, já comentei aqui em outros posts. Uma coisa é admirar a cultura e o conhecimento de um país, e outra, diferente, é o complexo de vira-latas. As aeronaves russas nas mãos de russos são letais. Aeronaves soviéticas de segunda linha nas mãos de árabes são excremento. Os Mig-29s alemães, modernizados pelas DASA (hoje Airbus) ainda estão em operação na Polônia, e, vejam só, foram considerados por muitos quando testado contra o f-15, os melhores caças daquela época. E estamos falando do Mig-29A. Uma aulinha de história e geografia: Nos conflitos em que soviéticos enfrentaram americanos diretamente sempre deu comunista… Read more »

Aldo Ghisolfi

Grievous, bom dia. Li o teu comentário respondendo à minha pergunta e concordo parcialmente contigo. Digo parcialmente, pois que, por questão de formação, separo as coisas, por exemplo, quando disse que não pensava ser vergonha negociar com a Rússia nas condições da crise atual. Penso que o que existe é a posição ideológica vencendo a razão. Entendo que o Putin está certo ao tomar as atitudes que tomou, resgatando uma situação histórica, sem maiores traumas em termos de perdas civis, coisa que o NA nuunca teve a seu favor em nenhuma das suas centenas de intervenções armadas. A Criméia sempre… Read more »

HMS TIRELESS

O desenvolvimento do T-50 é envolvido sob uma névoa de obscuridade e segredo. Toda vez que sai alguma nota é apenas para dizer que o desenvolvimento “está dentro das expectativas e do cronograma”. Mas a verdade, ou ao menos indícios dela, lentamente tem emergido em sites especializados. Os russos estão enfrentando diversos problemas no desenvolvimento do aparelho, notadamente no material absorvente de radar, motores e no próprio radar da aeronave. E mesmo a proposta de compartilhamento de tecnologia não tem se mostrado crível visto as frequentes reclamações dos indianos. Com todos esses problemas certamente os russos estão tendo problemas de… Read more »

Tadeu Mendes

Prezado Roberto Santana, Os EUA cagando de medo da Russia???? No way. Voce realmente nao sabe o que temos por aqui, verdade? Voce conhece o arsenal do Tio Sam? Os EUA nao tem medo da Russia, os EUA tem respeito, e isso se deve ao arsenal nuclear e biologico que os russos possuem. Quem tem medo dos russos e o Obama e o gabinete dele inteiro …alem do mais…a presidencia americana esta infestada de simpatizantes. Eu nao votei no Obama…votei no Mitt, sou Republicano. O SH e um jato de combate, e um dos melhores. Um excelente jato da 4… Read more »

Grievous

Aldo Ghisolfi, até que concordo com sua análise. Estou mesmo contaminado pela ideologia. Mas não sou o único e ninguém há de me condenar por conta disso (assim espero). Tenho simpatia pelo povo russo, como tenho pelo povo americano, inglês, italiano… Mas o povo é só massa de manobra mesmo. Não vejo a questão da Criméia assim tão simples, como se os russos sempre tivessem sido os donos e só pegaram de volta. Até poderia ser, mas escolheram um péssimo momento. Dizer que o povo de lá apoiou a anexação é quase tão controverso quanto acreditar que 100% dos norte… Read more »

juarezmartinez

Caro Tadeu Menzes, perfeitas as suas colocações. quem conhece os russos sabe que eles não transferem nem tecnologia de fazer caixinha do fósforo, até os Indianos já descobriram isto, no máximo um Kit Rewell para montar em casa. Pak Fa, os militares da FAB que chegaram perto dele dizem que aquilo não passa de uma Roberta Close disfarçada de stealth. No mas, acordo com os russos, como me disse um oficial da força aérea da Polonia: “É com um dedo no olho e outro no c……deles. A propósito, eles só estão pintando e bordando, porque tem um bando de incompetentes… Read more »

Observador

Se for para entrar em um projeto de caça de quinta geração, prefiro acreditar nos suecos e no seu FS2020. Pode até não dar em avião algum, mas pelo menos vai se absorver o conhecimento deles. É melhor do que acreditar nas promessas da máfia russa que está levando a terra natal de Tchaikovsky e Tolstói para o abismo. E não falo de geopolítica, Criméia, etc.: eu falo de economia. Na Rússia estão os ingredientes do desastre econômico: maldição do petróleo, viés estatizante, corrupção endêmica (por incrível que pareça, ainda pior do que a nossa) e ausência de ambiente adequado… Read more »

Rafael M. F.

Aldo Ghisolfi 25 de março de 2014 at 8:45 Expulsaram a Rússia do G8. Acho que a médio prazo será vantagem para a Rússia. Quero ver como a UE vai se virar se a Rússia, comercialmente, também começa a retaliar. No médio/longo prazo será desatroso para a Rússia. A maior parte do seu PIB provém da venda de gás para a Europa, e os países europeus estão investido pesadamente em energias alternativas de modo a prescindirem do gás russo, e essa crise apenas fez intensificar ou esforços. A economia russa é menor que a brasileira, e muito menos diversificada. A… Read more »

Tadeu Mendes

Caro Juarezmartinez, Voce tem toda razao meu amigo, a Casa Branca esta infestada de incompententes, e acrescento que tambem sao covardes (proque na Siria o sangue sigue sendo derramdo, uma verdadeira carnificica sob protecao da Russia). Usaram WMDs. (armas quimicas), contra a populacao e o mundo, especialmente os Eurobambis, nao nem abrem a boca para nao enfurecer a Russia. Esta semana paguei US.$ 3.49 por galao de gasolina para o meu carro. Na epoca da guerra no Golfo, quando Bush era presidente, estavamos pagando US.$ 2.56 por galao, e o povao estava chiando. Mas como e o Obama, o sofisticado… Read more »

juarezmartinez

Caro Tadeu Menezes! Sabias palavras, mas infelizmente aqui em Banarnia Setentrional, um a pleiade de seres unicelulares, movidos ideologicamente não conseguem enxergar um elefante de orelhas abertas na frente do nariz continuam a achar o “ó do borogodó’ as propostas do mundo plug and play Russo. Quando alguns de nós colocam de forma enfática, a dificuldade que temos para manter e operar os Mi35, que por questões de doutrina de logistica arcaica, aonde construção modular é um tão dificil quanto teorias de anti matéria e que levam que uma inspeção de 50 horas de uma aeronave leve uma semana, enquanto… Read more »

Sniper

Os EUA foram o único país do mundo a conseguir a sua independência do Império Britânico através de uma guerra, inclusive tendo que superar uma doutrina pelo menos 100 anos a frente deles à epoca), enfrentaram a máquina apocalíptica alemã na SGM, atropelaram o fanatismo que sorria da morte combatendo contra o Imperio japoneses nas ilhas do pacífico, nunca abaixaram o tom para os soviéticos e ainda há russofrenia suficiente nesse mundo pra que alguem afirme que os americanos se “cagam de medo” dos russos.
Eh demais ate pro saco do papai noel…rs

Iväny Junior

Assino embaixo do comentário do Roberto Santana. Quem ler a série dos Migs Árabes vai ver que os vetores repassados para os muçulmanos eram extremamente degradados em relação aos utilizados pelos soviéticos e seus satélites. Além disso, existe o fator dos pilotos israelenses serem reconhecidamente os melhores do mundo atualmente. Um mercenário russo (geralmente contratado por deserção ou enviado pelos soviéticos) utilizando um material ruim (geralmente atrasado em duas gerações nos aviônicos e armamentos) não pode fazer milagres. Os Typhoon’s da Luftwaffe são outra história, assim como os Rafale’s da linha de frente francesa, os Flanker’s e Fulcrum’s da Rússia,… Read more »

Tadeu Mendes

Prezado Roberto Santana, Obrigado pelo seu comentario e as sugestoes de literatura. Quanto a Democracia americana, ou qualquer outro governo democrata, so tenho a dizer que a Democracia e a melhor forma de governo entre as outras piores. Nao e perfeita…nem de longe…mas e o melhor que temos por aqui. Tambem sou partidario de que nosso sistema nao serve para todo mundo, e nao deve ser imposto a todo mundo. Dos males, o menor, soue seja e eu prefiro este sistema do que qualquer outro. Concordo com sua analise sobre os problemas de nosso sistema democratico, mas se a maioria… Read more »

Aldo Ghisolfi

Roberto Santana, I agree… depois, tem outra, li, não me lembro se foi por aqui entre nós, que o T-50 não está voando com seu motor definitivo, muito mais potente do que este com que tem se apresentado e sido filmado. Iväni Junior, idem, lembrando o tempo muito próximo, em que, quando se falava dos chinese eles eram os ‘ling ling’, os ‘ping ping’, cujos produtos estavam sempre perdendo ‘parafuzinho’, lembra? No entanto eles estão na Lua, pensando ir até Marte… sua marinha está se encaminhando para ser um imenso poder, assim como o restante de suas FFAA. E nunca… Read more »

Aldo Ghisolfi

Tadeu Mendes, boa tarde! venho acompanhando os debates onde referes sobre os EEUU. Em tese, é isso aí. MAS, nas realidades referidas, argumentas sob a ótica NA, o que é compreensível; nada a criticar. Como disse alhures, não sou russófilo, mas admiro muito mesmo! o equipamento militar soviético apesar de entender que é impraticável negociar com os russos. Tenho visto muitos documentários sobre a Guerra da Coréia e, SMJ, enquanto os russos estavam engajados, os Sabres não conseguiam abater os MIGs assim no mais, não!?… Por exemplo, os Tanques Yosif Stalin, equivalente ao Tiger II em muitos aspectos; na opinião… Read more »

juarezmartinez

Caro
Aldo, acredito que o Tadeu se referia ao Bush pai.

Quanto aos demais comentários sobre as aeronaves russas de combate, ainda fico com o Tadeu pois tive muito tempo para ouvir relatos dos Israleenses que lutaram no Yom Kippur e no Vale do Bekaa.

Não se trata só da aeronave, o principal é a doutrina operacional e de mantenimento e nestes quesitos os Russos estão na idade média, ainda.

Grande abraço

Vader

Caro Roberto, deixe de dizer besteiras: Os Estados Unidos, a única nação no mundo que tem mais igrejas que o Brasil, uma nação atéia? Um país que põe Deus em sua moeda e em sua constituição? Um dos berços do puritanismo, aliás, uma nação que foi fundada por puritanos e que até hoje possui a maior parcela de seu povo inserida no fanatismo fundamentalista cristão?

Ora, com todo o respeito, mas atente o amigo nas tolices que fala…

E já que admira tanto a Rússia, vá num cemitério por lá e veja o que eles colocam por cima das tumbas…

Рустамом Bogaudinov

E já que admira tanto a Rússia, vá num cemitério por lá e veja o que eles colocam por cima das tumbas… ___________ And what we put on the grave? what that problemmy you. Lusha love you idolize incomprehensible nation with a history of years According to the statement Fomin-clear that these words We must be realistic-Brazilian military (especially older ones) have grown up and starts at Corriere military dictatorship live thoughts of the Cold War and the Russian system of buying them unacceptable Tamu to the same due to budget cuts many can not buy here would be to… Read more »

Vader

uma democracia liberal e ateia que, um dia dará a luz inevitavelmente ao comunismo.

Taí meu caro. Se vc não quis dizer isso, ótimo. Porque realmente não tem sentido.

Sds.

Vader

PS: aliás, os EUA infelizmente estão mais para uma democracia fundamentalista do que atéia.