Rússia diz que drone americano foi interceptado na Crimeia

20

MQ-5B

Avião não-tripulado foi encontrado a 4 mil metros de altitude, segundo informações de companhia estatal russa

ClippingNEWS-PAA companhia estatal russa de armamentos Rostekhnologuii (Rostec) afirmou que um avião de reconhecimento dos Estados Unidos foi interceptado em alta altitude acima da Crimeia, em um comunicado divulgado nesta sexta-feira.

“O drone (avião não-tripulado) estava voando a cerca de 4.000 metros e estava praticamente invisível a partir do chão. Foi possível quebrar a ligação com seus operadores americanos graças a um complexo sistema de combate rádio-eletrônico Avtobaza”, segundo a Rostec.

O aparelho efetuou uma manobra de descida e “caiu quase intacto nas mãos das forças de auto-defesa” da Crimeia, acrescentou a Rostec, que informa ser o fabricante do sistema de combate eletrônico usado, mas não especifica quem o utilizou.

“O drone MQ-5B faz parte, a julgar pelo número de identificação, da 66ª brigada de reconhecimento militar americana, com base na Baviera”, indica a Rostec, que publicou uma foto do aparelho em seu site. O comunicado, no entanto, não está mais disponível para consulta.

A Crimeia abriga em Sevastopol a frota russa no Mar Negro. Milhares de homens armados, presumivelmente soldados russos, foram implantados no final de fevereiro no território, onde Moscou apoia a realização de um referendo no domingo sobre sua anexação à Rússia.

FONTE: Terra

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Galeão Cumbica

Se a Russia tiver mesmo esta tecnologia, estao a um passo a frente, so que nao explica como nao fizeram o drone deles ainda!!!

sds
GC

Clésio Luiz

Eu lembro que na época da Guerra Fria, os soviéticos operavam uma versão do Mi-4, com várias antenas para jamear frequências de comunicação do inimigo. O ocidente não possuía equivalente com a mesma potência de emissão.

Imagino que os russos ainda devam ter investido em guerra eletrônica após o fim da União Soviética. A captura daquele ARP pelo Irã e essa agora (se confirmada) mostra que um futuro com aeronaves sem piloto pode ter sido um sonho prematuro.

Guilherme Poggio

Bom, fui tirar a limpo essa história no site da Rostec. Olha só a resposta oficial deles Rostec official denial (http://rostec.ru/en/news/4416) Rostec does not confirm the information about the facts of use of the “Autobase” technical utility on the Crimea Rostec State Corporation does not confirm the information concerning the facts of use of the “Autobase” technical utility on the Crimea Peninsula, which was published in a number of mass media. The State Corporation bears responsibility for the quality of its products but is by no means responsible for the relocation and the results of the use of the equipment… Read more »

Guilherme Poggio

Agora a tradução do “Military Observer”, de russo para inglês via google translator March 13 in the skies over Perekop was intercepted reconnaissance drone impact MQ-5B. When this finally became clear to American identity UAV. Judging by the marking board he was a member of the 66th group of American Military Intelligence Brigade with major stationed in Bavaria. In early March 2014 66th American razvedbrigada was transferred to Ukrainian Kirovograd, transmits anaga.ru. It is from here make reconnaissance drone raids towards the Crimea and the Russian border regions. Also previously received reports of the appearance of American mercenaries in the… Read more »

Joner

Se realmente os russos conseguem fazer isso, vamos ter um grande reves nos rumos dos drones. Mas se isso aconteceu, os USA jamais confirmarão.

Pode ser uma simples pane, e uma mentira a modo Irã, só para propaganda interna, (não acredito que precisem disso).

Então, se houver mais pedidos de F-18 SH e F-35, pode ser que essa informação não seja FAKE.

“Quero ver os SU-35 por la, ostentando suas dimensões e poderio”. kkkkk

Joner

Será esse o motivo de não haver drones russos?
Ao menos não no nível dos ocidentais!

joseboscojr

Pessoal,
Não nos deixemos encantar tão cedo.
Igual o caso do F-117 que ficou emblemático para alguns, mesmo após mais de 2000 surtidas e ter sido abatido apenas uma vez.
Há de se saber, antes de malhar, não é só quantos foram capturados ou abatidos, mas também quantos fizeram sua missão ileso e muitas vezes, até imperceptível.

Joner

Exatamente Bosco, os EUA usam seus drones como se usa água no deserto, mas se a Rússia deter esta técnologia, creio que as surtidas serão menos frequêntes….

joseboscojr

E outra, esse UAV está longe de ser tecnologia sensível. Ele é de uso comum. Suas chances de sobreviver são diretamente proporcional a permanecer operando furtivamente, se for detectado, será ou derrubado ou hackeado ou interferido.
Diferente daquele lá do Irã, que era um RQ-170.
Já esse, se brincar, foi enviado para saber o status das defesa antiaéreas na região.

joseboscojr

Joner, Não acho que seja o caso da Rússia deter essa tecnologia. Essa tecnologia é de todo mundo. Todo país que contar com capacidade de guerra eletrônica e cibernética tem essa capacidade. Ao contrário da tecnologia stealth e outras, que são eminentemente sensíveis, essa é de uso geral. O Brasil fabrica mais de 20 tipos diferentes, como atesta a Wiki. O uso de drones ainda não está estabelecido em guerra de alta intensidade, salvo como iscas (usadas no Vietnã e por Israel). Eles são instrumentos de vigilância sem igual em espaço não contestado e caem como luva em guerra assimétrica.… Read more »

Ivan

Informação!

Na crise dos mísseis em Cuba os Yankees arriscaram aeronaves de reconhecimento U-2 e RF-8A Crusader com seus pilotos dentro para conseguir informações importantes. Porque não arriscar alguns drones pilotados remotamente?

Ainda mais considerando que a info gerada é transmitida on-line. Mesmo abatido, cumpre a missão.

Sds.
Ivan.

Ivan

Por outro lado é muito estranho um UAV de alcance relativamente curto, tático, antigo e ainda mais do exército esteja sendo usado em missões de reconhecimento estratégico.

Esta história está mal contada.

Sds.
Ivan.

Rogério

Concordo com o Clésio,

“futuro com aeronaves sem piloto pode ter sido um sonho prematuro”

O seu uso vai ser mais limitado do que o imaginado até então.

Joner

Informações importantes senhores, mas precisamos de confirmações, e acredito que os EUA não vão confirmar nada….

Mauricio R.

Óóóóó´a “mãe” Russia haqueou um drone americano, que despencou de 4000m de altitude e caiu “intacto” nas mãos das forças de defesa da Criméia!!!
Sinceramente tem mto comunistóide fantasiado fazendo festa, por mto pouco.

“…e acredito que os EUA não vão confirmar nada….”

Então “forças de defesa da Criméia”, kd o drone americano que lhes caiu intacto nas mãos??? Tem fotos, pelo menos??? Ou é só gogó…

Mauricio R.

Pelo menos o desmentido do Pentágono, já foi ao ar:

(http://defensetech.org/2014/03/14/pentagon-denies-downed-u-s-drone-report-in-crimea/)

De resto, vai saber.

Joner

Não acredito que a Rússia precisa provar nada, se fosse a China, talvez, mas com o que já demonstraram que conseguem, são respeitados por todos que tem inteligência.
Na Líbia nessas horas os Rafales já tinham feito muitas surtidas, já no quintal dos russos o buraco é do Bulava!

joseboscojr

Joner,
Mas provar que algo não ocorreu é bem mais difícil que provar que algo ocorreu.

Joner

o interessante aqui é analizar que a rússia não precisa de ninguém para ficar à defendendo, pois ela é dos poucos países com grande autonomia, e quando o assunto é material bélico então, nem se fala. Pode até ser que os EUA estejam na vanguarda de técnologias, mas sempre que desenvolvem uma solução nova, esta é baseada nas capacidades que a Rússia teria de deter esse novo equipamento. E sanções por sanções, como disseram os russos, “SERÁ RUIM PARA AMBOS OS LADOS”, e todos sabem disso, a Europa então, esta se borrando toda, se a OTAN fiser alguma ação, esta… Read more »

Soldat

Concordo os EUA e a Otan podem até ganhar a guerra realmente contra a Russia,

Mas o preço com certeza seria a destruição do mundo depois, viveríamos que nem no filme “O DIA SEGUINTE”.