F-16 da USAF já estão na Polônia. Rússia responde com o envio de Su-27 para a Bielorrússia

21

An F-16 Fighting Falcon takes off March 13 from Aviano Air Base, Italy, to augment the Poland Aviation Detachment at Lask Air Base

Caças F-16 dos Estados Unidos pousaram na base aérea de Lask, na Polônia, nesta quinta-feira (13) em um gesto de apoio aos membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte no leste, depois da intervenção russa na Ucrânia, informou a embaixada norte-americana em Varsóvia.

“Aumentar o destacamento de aviação foi uma escolha deliberada para demonstrar aos nossos aliados que o comprometimento dos Estados Unidos com nossas responsabilidades coletivas de defesa tem crédito e continuam valendo”, disse a embaixada dos EUA em Varsóvia em comunicado, confirmando relatos da imprensa feitos mais cedo.

“Um total de 12 aeronaves devem chegar até o final desta semana.”

Essas manobras foram intensificadas a pedido da Polônia, depois que forças russas tomaram o controle da Península da Crimeia, na Ucrânia.

Mais cedo nesta semana, os Estados Unidos e a Polônia começaram exercícios de guerra em Lask. Os EUA dizem que tanto as manobras aéreas como os exercícios navais no mar Negro foram planejados antes da crise na Ucrânia.

FONTE: Reuters, via UOL notícias

Seis Flanker da Força Aérea Russa pousaram na Bielorrússia hoje

 

Su-27 VVS - foto Força Aérea Russa

Seis caças Su-27 da Força Aérea Russa e três aeronaves de transporte levando equipe de apoio pousaram nesta quinta-feira (13/3) em uma base aérea da Bielorrússia para elevar as defesas aéreas dos dois países da, informou o ministro da Defesa russo.

Os aviões reforçarão os quatro Su-27 Flanker russos que já estavam na base aérea próxima de Baranovichi.

O presidente bielorrusso Alexander Lukashenko havia dito anteriormente que a Bielorrússia pediria para a Rússia enviar 15 jatos de combate para o seu território em resposta ao aumento das atividades da OTAN nas fronteiras do país.

FONTE: RIA Novosti

NOTA DO EDITOR: os caças enviados à Polônia pertencem ao 555th Fighter Squadron, baseados em Aviano, na Itália.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Anderson

Os cães estão mostrando os dentes!
Não passa disso.

Vader

Su-27 da era Soviética…

Essa Rússia é uma URSSinha… Se latir mais forte ela corre…

Alfredo Araujo

E outra… a VVS está recebendo os modernizados Su-27SM

Guizmo

ahh, se Tom Clancy estivesse vivo…

Jackal975

Essa é a parte boa de ter vários Topol, Yars, R-36e derivados no seu arsenal: você não precisa demonstrar força para ninguém, pois todo mundo já sabe do que vc é capaz, rsrsrsrs

Joner

SU 27 SM não deixa nada a dever frente aos F-16, mas podem carregar algumas toneladas a mais de armas, podem voar por mais tempo, são mais manobraveis, e como eu já disse, não são mercenários nos controles, são os russos, não se trata de uma força aérea despreparada e sem treinamento.
O motivo de ser SU27 e não SU35, é justamente o total conhecimento e dominio desta aeronave por parte da força aérea russa.

Galeão Cumbica

So acredito que vai mesmo ficar pesado o clima se o Tio Sam enviar os F22.

sds
GC

Leonardo

Essa Rússia é uma URSSinha… Se latir mais forte ela corre…

É realmente os russos estão tremeennddo de medo!!!!!

Tadeu Mendes

Amigos, Dangerous games…se levantarem voo dos dois lados, e houver algum mal entendido em uma das partes, o pau quebra. A ultima vez que alguns pilotos russos entraram em combate aereo foi no Vale de Bekaa, contra a Forca Aerea de Israel….estavam pilotando Migs da Siria, e deu no que deu…os F-15 e F-16 de Israel derrubaram quase que 80% dos jatos da forca aerea siria. A carnificina so nao 100% porque porque os outros 20% do que sobrou da forca aerea da Siria, nao levantou voo, para encarar a IAF. Podem falar o que que quiserem…mas em termos de… Read more »

Tadeu Mendes

Caro Jackal975,

Essa e a boa parte de se possuir centenas de Tridents, centenas Minutemans III , e centenas de Nuclear Tiped Tomahawks….porque tambem nao precisa mostrar forca para ninguem, porque o mundo sabe do que voce e capaz..rsrsrsrs…

E os EUA ja mostraram para o mundo do que sao capazes….Hiroxima e Nagaski. portanto…melhor nem cutucar a fera.

Joner

Continuo sustentando minha opinião: Enquanto no houver combate de caças russos com pilos russos e a confirmação da força aérea russa, ou seja, um caça extrangeiro abatendo um caça da força aérea russa, não se pode dizer que os russos levariam uma surra da USAF. O que houve até agora, foi mercenários russos com aeronaves de estado duvidoso sendo abatida por outros caças. Quando um caça americano abater um caça russo, estando AMBOS com todo o apoio de suas respectivas forças aéreas, ai sim, teremos as estatisticas que tanto desejamos. Quanto ao F-22, acredito que entraria em combate somente se… Read more »

Ivan

“O que houve até agora, foi mercenários russos com aeronaves de estado duvidoso sendo abatida por outros caças.” De certa forma vc até tem razão… … mas a culpa é dos russos (soviéticos) que vendiam (vendem?) caças eletronicamente degradados, notadamente para os “aliados” árabes. Claro que a doutrina centralizadora e equivocada também cobrou uma enorme parcela de responsabilidade nas derrotas dos MiGs e Sukhois. Mudando de assunto, mas dentro do tópico: Alguém tem alguma dúvida do motivo pelo qual os ‘polacos’ compraram meia centena de F-16 C/D Fighter Falcon? Pois é! Além de ser um excelente caça, provado em combate… Read more »

Tadeu Mendes

Caro Joner,

E melhor nao ver esse dia chegar; o dia em que pilotos americanos estarao combatendo os pilotos russos em uma guerra/conflito de verdade.

O dia que isso acontecer, poderia ser o ultimo dia da raca humana sobre a terra.

Entao e mellhor ficarmos com a duvida de quem e quem no dogfiht, do que ver o mundo inteiro pipocado com cogumelos nucleares.

juarezmartinez

“O que houve até agora, foi mercenários russos com aeronaves de estado duvidoso sendo abatida por outros caças.” De certa forma vc até tem razão… … mas a culpa é dos russos (soviéticos) que vendiam (vendem?) caças eletronicamente degradados, notadamente para os “aliados” árabes. Claro que a doutrina centralizadora e equivocada também cobrou uma enorme parcela de responsabilidade nas derrotas dos MiGs e Sukhois. Mudando de assunto, mas dentro do tópico: Alguém tem alguma dúvida do motivo pelo qual os ‘polacos’ compraram meia centena de F-16 C/D Fighter Falcon? Pois é! Além de ser um excelente caça, provado em combate… Read more »

Soldat

Os Ingleses e Franceses deixaram os Poloneses caírem nas mãos dos malditos comunistas no final da 2 guerra e quem garante que na hora que o bicho pegar oppss digo com o Urso os Inglesezinhos e Francesezinhos não vão deixar os Poloneses na pior de novo?….. e digo mas os Âmis vão ser o primeiro a correr do grande Urso se esse invadirem a Ucrânia se essa ficar dando muito problema podem crer!!!

Jackal975

“Essa e a boa parte de se possuir centenas de Tridents, centenas Minutemans III , e centenas de Nuclear Tiped Tomahawks….porque tambem nao precisa mostrar forca para ninguem, porque o mundo sabe do que voce e capaz..rsrsrsrs”]
Tadeu Mendes: sem dúvida,isso nem é briga de “cachorro grande”, é briga entre leões, rsrsrsrs

Iväny Junior

Torcidas organizadas já estão preparadas para celebrar qualquer combate. Enquanto isso a Ucrânia vai sendo destituída da qualidade de país. E a OTAN não vai lá porque lá não tem petróleo pra roubar. Nem a tanto nem a tão pouco: Se os Sírios fossem assim, tão insignificantes quanto querem os pró-ianques, os EUA teriam prosseguido a intervenção militar lá. Os Russos avisaram que iriam suprir a Síria, entenda, suprir logisticamente. Israel que tem o melhor quadro de pilotos do mundo (porque são formados em todas as forças aéreas de expressão e depois pedem baixa para assumir o posto hebreu, pois… Read more »

joseboscojr

Iväny,
Essa dos pilotos israelenses foi ótima. Juro que não conhecia.
Conta outra…
Mas eu sei esta:

O Jacó vai colocar um anuncio no jornal.
– Gostaria de colocar uma nota fúnebre sobre a morte da minha esposa – Diz ao atendente.
– Pois não, quais são os dizeres?
– Sara morreu!
– Só isso? – espanta-se o rapaz.
– Sim, Jacó não quer gastar muito.
– Mas o preço minimo permite ate 5 palavras.
– Então coloca: ‘Sara morreu. Vendo Monza 94.’

Grievous

Soldat 16 de março de 2014 at 12:40# Soldat, não concordo com a afirmação de que ingleses e franceses deixaram a Polônia nas mãos dos comunistas no final da SGM. Winston Churchill se esforçou muito pra conseguir impedir que a Polônia caísse nas mãos dos soviéticos, mas foi vencido pelas circunstâncias e pela falta de apoio americano. Segundo Churchill, a Polônia livre era uma questão de honra para a Grã-Bretanha, pois tinham entrado em guerra por causa dela (na verdade, por mais fatores, mas a invasão da Polônia é que começou a guerra). Churchill tinha conseguido um acordo com Stalin… Read more »

Iväny Junior

Bosco Leia sobre a história do maior às da era moderna. Leia onde ele foi formado piloto. Em links relacionados, você achará histórias, contadas por próprios militares israelitas falando com orgulho dessa política. Eu, pessoalmente, não tenho absolutamente nada contra. É eficaz, dá resultado. E se eu tivesse prosseguido na carreira militar, se me fosse oferecido a cidadania israelense para viver naquelas condições, com o nível de qualidade de vida que eles têm, e principalmente, do desenvolvimento e da cultura, provavelmente aceitaria mesmo sem ser judeu. Quando eu escuto um funk, um pagode, um forró de plástico, um sertanejo universiotário… Read more »