Frota de Eurofighter da Espanha chega a 25.000 horas de voo

0

25000 horas de voo do Eurofighter Typhoon - C16 na Espanha - foto Força Aérea Espanhola

Nesta terça-feira, 4 de março, a Força Aérea Espanhola informou que sua frota de caças EF-2000 Eurofighter, que localmente têm a denominação C.16, alcançou a marca de 25.000 horas de voo. O caça entrou em serviço na Força Aérea Espanhola em outubro de 2003 e o marco de 25.000 horas de voo foi atingido em fevereiro de 2014.

São três as unidades espanholas que operam o caça: a Ala 11 da Base Aérea de Morón, em Sevilha, a Ala 14 de la Base Aérea de Albacete e o Centro Logístico de Armamento e Experimentação (CLAEX), da Base de Torrejón de Ardoz, em Madrid, que emprega a aeronave para desenvolvimento do software operativo e integração de armamento. Atualmente, a Força Aérea Espanhola dispõe de 41 exemplares de Eurofighter.

A função primária do C.16  é a interceptação e a defesa aérea, e desde janeiro de 2008 o caça forma parte do seleto grupo de aviões da Força Aérea Espanhola que defende vigia e protege o espaço aéreo de soberania espanhola 24 horas por dia, sete dias por semana.  O esquadrão 142 da Ala 14 começou a operar o jato em maio de 2012. Porém, a missão das unidades de Eurofighter na Espanha é cumprir não só missões defensivas, mas também ofensivas, e por isso está dotado de armamentos como mísseis e bombas guiadas de precisão.

Eurofighter Typhoon espanhol - foto Força Aérea Espanhola

FONTE / FOTOS: Força Aérea Espanhola (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments