Sai acordo entre HAL e Dassault para produção do Rafale na Índia

45

Rafale em teste com seis AASM dois Meteor quatro Mica e três tanques de 2000l - foto 6 Dassault

Acordo de divisão do trabalho entre as empresas é grande passo rumo ao contrato de 126 caças Rafale para a Força Aérea Indiana, após cerca de dois anos de negociações. Ainda assim, esse contrato final ainda pode estar distante

Segundo o a NDTV indiana, o Governo da Índia e a empresa aeroespacial francesa Dassault selaram o acordo sobre a divisão de trabalho entre esta e a estatal indiana HAL para produção do caça Rafale. O acordo estabelece que a HAL será responsável por 70% do trabalho nos 108 jatos  a serem manufaturados na Índia, e está sendo considerado um grande passo à frente, dois anos após o início das negociações para compra de 126 dos caças franceses para a Força Aérea Indiana. Os 30% restantes do trabalho estarão a cargo da Dassault, que também fornecerá os 18 caças que completam o total de 126 unidades, em condição “fly-away” (em outras palavras, prontos para voar, ou “de prateleira”).

Rafale C número 137 equipado com AESA na linha de produção - foto Dassault

Aparentemente, a Índia rejeitou as reservas que a Dassault tinha em relação à participação maior da HAL no programa. Porém, o contrato final ainda vai demorar para ser assinado. Por hora, o Ministério da Defesa da Índia não tem verbas no atual ano fiscal, que se encerra neste mês, para fazer o pagamento inicial, ao que se soma as eleições gerais marcadas para maio, o que levará a assinatura do contrato somente para o próximo governo – caso este concorde com os termos e condições.

Estima-se que o valor do contrato fique entre 12 e 15 bilhões de dólares. Segundo fontes da NDTV, o acordo é complexo e requer que ambos os lados estejam em sincronia sobre os fatores comerciais, logísticos e a capacidade da HAL em montar o Rafale. Por exemplo, o radar do Rafale deverá ser fabricado pela Bharat-Electronics Ltd (BEL) em Bangalore, enquanto sua cobertura, chamada de radome, será fabricada pela HAL em suas instalações em Hyderabad, e a Dassault queria clareza sobre como essas duas unidades coordenariam suas atividades. Aparentemente, a HAL concordou em em estabelecer novas instalações próximas às que a BEL possui em Bangalore.

Rafale com radome aberto para instalação de antena de RBE2 em 2007 - foto Thales

Os governos da França e da Índia estão trabalhando também num acordo de garantias para que a Dassault preste apoio ao caça pelos próximos 40 anos. Esse procedimento dos contratos de defesa indianos visa garantir que os fabricantes não voltem atrás em seus compromissos.

FONTE: NDTV (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: Dassault

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilherme Poggio

Um pequeno passo, mas muito importante para a formalização do contrato, que ainda vai levar, pelo menos, mais alguns meses (sendo otimista).

Nautilus

Ainda bem que chegaram a um acordo. Por mais que tenha torcido pelo Gripen NG no Brasil, não gostaria de ver este belo caça com sua existência ameaçada pela falta de exportações.

Carlos Alberto Soares

“Porém, o contrato final ainda vai demorar para ser assinado. Por hora, o Ministério da Defesa da Índia não tem verbas no atual ano fiscal, que se encerra neste mês, para fazer o pagamento inicial, ao que se soma as eleições gerais marcadas para maio, o que levará a assinatura do contrato somente para o próximo governo – caso este concorde com os termos e condições.” Com o texto acima, o título da matéria está errada ! Caso a oposição vença, o blá blá blá fica oficial. É Lord Vader, não é fácil vender a Joça da Le Dan$$solt, o… Read more »

Vader

A Dassault tem que acender velas todos os dias em todas as igrejas da França, até sair a assinatura do contrato.

O único contrato que essa aeronave terá será esse. O Rafale simplesmente não vale o que custa: outros caças fazem quase a mesma coisa que ele, por um terço do preço.

O Dassault Rafale já é passado. Se vingar o contrato com a Índia ele se paga, e é só. Se não vingar, o próximo caça da França será o F-35.

Nick

Levando-se em consideração que esse seria um dos principais obstáculos, resta o acerto do custo total do projeto.

Esse será o contrato salvador do Rafale, sem dúvidas. 🙂

[]’s

Carlos Alberto Soares

Prezado Fernando De Martini

“Sai acordo entre HAL e Dassault para produção do Rafale na Índia”

Produção ?

O título está errado.

Nem a pau Juvenal !

“Jus sperniandi”

Ambos temos esse Direito.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
Iväny Junior

Para quem gosta do segmento de aviação de caça, ótima notícia. Quanto mais diversidade, melhor.

Vespão

É os mãe Dinas de plantão devem rasgar as calcinhas de tanto secarem o Rafale .Mas com essa venda o projeto Rafale estara mais que pago e assim garantido .

Uma bela e eficiente máquina! de guerra .

sds

Vader

O Projeto Rafale custou aproximadamente 60 bilhões de Euros até o momento, números do Senado Francês. Se a encomenda indiana sair por 20 bilhões de Euros, e a tendência é que seja bem menor do que isso (algumas fontes falam em até 20 bi de DÓLARES, mas esse número é contestado pelas autoridades hindús), ainda assim será uma gota num oceano de prejuízo. Se descontarmos do total as aquisições francesas, incluindo-se aí as projetadas, o Projeto Rafale meramente se pagará, leia-se: deixará de ser DEFICITÁRIO, para deixar em paz as finanças da República Francesa. Só isso. Isso SE sair a… Read more »

Vader

Nunão, kkkkkkkkk, a choradeira e “rasgação” continua e está cada vez pior: mais suja, mais baixa e mais fora da realidade a cada dia que passa, hehehe…

Mas como o “golpe” veio de sua própria chefia, a verdade é que eles têm que engolir a bobajada ideológica e chorar na caminha, que é lugar quentinho, rsrs…

Vader

Por “golpe” leia-se: a cúpula PeTralha teve que render-se à realidade e à cruel LÓGICA e escolher uma aeronave viável financeiramente.

Sds.

Vespão

Caro amigo Nunão . Desde já gostaria de esclarecer que não sou contra a aquisição dos gripen ..pois precisamos mesmo ter um vetor para substituir os f-5 . Mas como ponta de lança ainda defendo um Hi- ,LO mix .Quantidade ou qualidade? Estes parecem atributos mutuamente em um caça moderno. Uma aeronave capaz de enfrentar, com razoável segurança, qualquer ameaça atual ou em um futuro imediato, será sem sombra de dúvida extremamente cara e complexa. Por outro lado, aparelhos mais simples podem ser produzidos em maiores quantidades, mas podem ser abatidos um a um por caças mais capazes ou defesas… Read more »

Carlos Alberto Soares

Hi-Lo mix ?

Outro “jus sperniandi” !

Vader

O Gripen NG é mais do que capaz de enfrentar de igual para igual QUALQUER aeronave de sua geração, nas missões que a FAB precisa, como deixou bem claro a avaliação da COPAC.

Esse papinho de hi low entre aeronaves de mesma geração é, como o Nunão bem iniciou e o Carlos Alberto complementou, blábláblá de viúva chorosa.

Vespão

Caro amigo Nunao.

Compartilho da mesma opinião.
Não tenho nada. A acrescentar no seu comentário.

Sds.
Caro amigo do outro lado da força :apesar do seu desdem quase irracional pelo rafale as notícias vem sendo favoráveis da India.

Vader

Não tenho desdém algum pelo Rafale, que é um ótimo caça para a França (e só para ela).

Mas eu me pauto pelas EVIDÊNCIAS, não pela ideologia antiamericana (e seus aliados) a qualquer custo. Os indianos estão descobrindo a duras penas o quanto custa compartilhar os devaneios nacionalistas e individualistas franceses. O futuro lhes mostrará…

Quanto a nós, só nos resta agradecer a Deus e ao TB Saito por termos escapado, por pouco (é bem verdade), dessa barca furada.

Grifo

Senhores, ainda estamos com isto de “Hi-Lo”? Se existisse isso o Rafale seria o “Lo” da Índia. Mas acho que os indianos não veem a coisa desta forma.

Acho uma boa notícia para a Dassault, imagino a imensa paciência dos franceses em negociar este acordo com a HAL e toda a idiosincrassia da burocracia governamental indiana. A Dassault vai receber muito dinheiro na Índia, mas este dinheiro vai ser suado…

juarezmartinez

Fernando “Nunão” De Martini 4 de março de 2014 at 13:52 # Caro Vespão, As costureiras por aí também devem estar com carga de trabalho imensa, e fazendo hora extra até no Carnaval de tanto remendo acumulado, devido à grande quantidade de secadores de Gripen que “rasgaram as calcinhas” nos últimos meses. Sem falar nas “mães Dinas” de plantão que afirmavam de pé junto que o Rafale tinha ganho no Brasil, por anos e anos a fio. Melhor deixar esse “papo calcinha” para outros lugares. Caro Nunão! Off topic.. Continuamos, já quase impacientes com,a indicação de qual ponte vamos nos… Read more »

Guilherme Poggio

“dado que o Rafale aqui não ganhou, apesar de tantas e tantas previsões nesse sentido.”

Nunão

Não era previsão, era sim uma realidade. Um caminho que o Executivo havia adotado. Por motivos que nós conhecemos (embora alguns continuem obscuros), este caminho não seguiu em frente e o F-X2 tomou outro rumo.

cristiano.gr

O Vader comentou que o projeto do Rafale custou aos cofres franceses 60 bilhões de Euros, o que dá um total de mais de 180 bilhões de Reais. Se for mesmo esse o valor do projeto, então é o maior escândalo de corrupção da história francesa. Talvez da história mundial. É dinheiro demais. É absurdamente muito dinheiro. Valeria muito mais a pena o governo francês comprar 122 caças americanos (o mesmo nº de Rafales que vão ficar) do modelo mais Top e trocar toda a frota a cada 10 anos. Fazendo isso desde os anos 80 ainda seria muito mais… Read more »

Vader

Poggio: “Não era previsão, era sim uma realidade. Um caminho que o Executivo havia adotado. Por motivos que nós conhecemos (embora alguns continuem obscuros), este caminho não seguiu em frente e o F-X2 tomou outro rumo.” Guilherme, desculpe-me por insistir no off-topic, mas a verdade é que a “compra” do Rafale jamais passou de um factóide populista-demagogo do PR da época (mais um dos muitos). Para prova disso batou o seu Min Def à época desmentí-lo, alguns dias depois do evento, com a sensata lembrança de que a COPAC/FAB não havia ainda entregue seu relatório, que fora inclusive encomendado pelo… Read more »

Vader

cristiano.gr
5 de março de 2014 at 18:15 #

Cristiano, o incrível é que o custo do Programa Rafale é mais ou menos esse mesmo, e SUBINDO!

Tá nos relatórios do Senado Francês:

http://www.aereo.jor.br/2011/12/08/senadores-reavaliam-preco-do-rafale/

PS: esse valor é de 2011!

PS2: entende agora a m. em que os indianos se meteram? 😉

Sds.

Justin Case

cristiano.gr disse: … 5 de março de 2014 at 18:15 # Cristiano, boa tarde. Independentemente do custo, quantos Euros saíram da França durante o desenvolvimento, a produção, a operação e a logística? O dinheiro apenas circulou dentro da França. Você sugere que teria sido melhor aquele país enviar navios de divisas (dólares) para comprar caças americanos e ainda ficar completamente dependente de seu fornecedor estrangeiro? E ainda, jogar no lixo toda a sua indústria aeronáutica de defesa? Eu acho que não seria um bom negócio para qualquer país. Existem motivos pelos quais o Brasil pretende ter uma indústria de defesa… Read more »

Vader

“O dinheiro apenas circulou dentro da França.”

Menos, caro Justin. Sabemos que há inúmeras partes estrangeiras dentro do Rafale.

Não precisamos toda vez ficar colocando links de matérias anteriores aqui né? Senão a coisa fica chata e parece que estamos tratando com crianças…

Não que a questão seja essa, mas sim o gigantesco volume de recursos aplicados num projeto que é o maior fracasso comercial da história da França…

Justin Case

Vader,

O retorno do investimento público é o serviço prestado à Sociedade. O principal serviço, no caso, é a Defesa Externa. Há outros retornos, como conhecimento, tecnologia, empregos…
É muito diferente do investimento privado, que exige o retorno monetário.
Você acha que o F-22 foi um fracasso? O Tornado? O AMX?
Eu não acho. Até o KC-390. Mesmo que venda apenas 28 aeronaves para a nossa Força Aérea Brasileira, só poderemos dizer que seria um fracasso se os aviões forem incapazes de cumprir sua missão.

Justin

Vader

Caro Justin, penso haver deixado bem claro em meus comentários se tratar o Rafale de um retumbante fracasso COMERCIAL.

Nada falei sobre seu status operacional.

O que creio que todos entendem, menos o amigo, e já discutimos isso inúmeras vezes, é que o Rafale é um bom negócio para a França. E APENAS para ela.

Como a Índia está a descobrir, diga-se voltando ao tópico…

Justin Case

Bem, amigos.

O fato de ter sido escolhido pela Índia, com quantidade significativa de aeronaves, não suporta essa opinião de que a aeronave seria um “fracasso comercial”.
Além disso, a vida continua, e a Índia não é a única oportunidade externa para o Rafale.
Vejam o artigo que segue (parte 1) sobre o Rafale para o Canadá:

http://blogs.ottawacitizen.com/2014/03/05/the-rafale-as-canadas-next-fighter-part-1/

Abraços,

Justin

Vespão

Caros : como mesmo disse nosso amigo Justin:

A venda de um avião de combate mobiliza toda uma cadeia de atores, dos políticos aos construtores, (Dassault, Thales, Snecma) .
Como dizer que o projeto ao todo seja ruim , varias tecnologias e conhecimentos adquiridos se refletem em todo o sistema fabril da França ,vide os aviões civis familia Falcon.
A execução do multibilionário contrato de compra pela Índia dos 126 caças franceses Rafale é o maior em andamento nos dias atuais.

Realmente está longe da realidade dizer que o Rafale seja um fracasso ,

Vader

Justin, Justin, tsc tsc tsc… Elogio em boca própria é vitupério… O cara que escreveu o artigo é francês, foi do ADLA e trabalha num tal ParisTech. Creio que não é minimamente isento para falar do Rafale né? No mais, usou dos mesmos argumentos já destroçados ao longo do tempo aqui e nos 4 cantos do mundo. Nem vou perder meu tempo comentando: se virar post eu penso no caso… A pergunta é: porque o Canadá pagaria mais de US$ 100 milhões num avião de 4a geração que faz menos que um F-35, que custa a mesma coisa ainda no… Read more »

Justin Case

Vader,

Também achei o artigo exagerado, mas não há dúvida que existem outras oportunidades de negócio.
Quanto aos exageros de propaganda, há que se usar os filtros e tentar identificar o que é informação confiável.
Por exemplo, eu não creio que nem Rafale nem Gripen NG possam cumprir supercruise útil operacionalmente. Se conseguirem alcançar esse regime, será com poucas armas e baixa velocidade supersônica. O pequeno ganho de velocidade não justificaria o consumo de combustível necessário para compensar o arrasto supersônico, mesmo considerando o motor operando mais eficientemente, em potência militar.

Justin

Vader

Hornet: O Typhoon equipa Forças Aéreas de 7 países. O Gripen outras tantas, e está desenvolvendo sua Next Generation já com duas vendas engatilhadas. Até o Super Hornet que só vendeu pra US Navy e RAAF tem quase o triplo de aeronaves vendidas que o Rafale terá um dia SE os indianos fecharem contrato e SE a França mantiver suas encomendas. Até o novíssimo F-35 já tem mais aeronaves produzidas que o Rafale. E nem vou falar dos “Teen Fighters” F-16, F-15 e F/A-18… O que você chama de sucesso se demonstra um fracasso retumbante até mesmo quando em comparação… Read more »

Justin Case

Nunão, Pelo jeito, é outro torcedor disfarçado. Não existe obrigatoriedade de desativar aviões. Certamente há uma data planejada, o que é bem diferente. Depois, faltam ainda seis anos para 2020. Isso é mais do suficiente para que o F-35 alcance uma operacionalidade aceitável. O preço do pacote ainda pode ser um problema. Não creio que seja justificável incorporar Super Hornets apenas como tampões para o F-35. Seria um investimento muito grande. No entanto, considero uma opção válida avaliar esses caças, como únicos para a força aérea ou como complementares a um lote menor de F-35. Nesse caso, investir em aeronaves… Read more »

Vader

O Super Hornet poderia ser adquirido em quantidades mínimas, apenas as essenciais, com cabeamento para conversão em Growler, como feito pela Austrália, complementando-se depois a frota com o F-35.

Enfim, o Canadá tem muitas alternativas. Todas elas, repito, mais baratas que o Rafale.

Carlos Alberto Soares

Canada ?

SH e ponto.

O resto é blá blá blá …..

A Le Dan$$olt está fora ou eu passo a me chamar Maria Joaquina.