Morre Belyakov, ‘pai’ do MiG-29 e sucessor de Artyom Mikoyan na MiG
Sob sua administração, a empresa projetou e construiu caças como o MiG-23, MiG-25 e MiG-29
–
A fabricante russa de caças MiG informou que o projetista chefe da companhia, Rostislav Belyakov, faleceu aos 94 anos. A companhia também informou que a morte de Belyakov ocorreu na última sexta-feira em Moscou.
Belyakov tornou-se o projetista chefe da MiG em 1969, ocupando o lugar do fundador do birô, Artyom Mikoyan, e comandou os projetos de vários caças da família MiG como o MiG-23/27, MiG-25, Mig-29 e suas variantes.
Belyakov começou a trabalhar para a MiG como um jovem engenheiro em 1941 e rapidamente subiu na carreira até se tornar vice-chefe de projetos em 1957.
Ele foi agraciado com prêmios e honrarias de Estado, mas seu nome era desconhecido do grande público até o colapso da União Soviética.
FONTE: AP, via ABC News (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)
VEJA TAMBÉM:
- Documentário: MiG-29 ‘Take-off into the future’
- Tenha o seu próprio MiG-29
- MiG-29 versus Gripen
- F-15 e MiG-29: velhos “inimigos” passando o bastão no Báltico
- Defesa do Báltico: chega o Fulcrum, sai o Phantom, fica a fumaça
- Depois de postergar aquisição de caças MiG-35, Rússia pode comprar versão modernizada do MiG-29
- Malásia seleciona cinco competidores para substituir seus caças MiG-29
- Rússia entregou mais quatro MiG-29K para a Índia
- Entregues os três primeiros MiG-29 modernizados para a IAF
- Os ‘novos’ MiG-29 SMT da Força Aérea Russa
- O líder supremo Kim Jong-un conhece o MiG-29 da Coreia do Norte
- Linha de montagem dos MiG-29K e de modernização dos MiG-29 indianos
- Últimas unidades de produção do clássico MiG-29
- Os MiG-29 alemães
- MiG-29 com empuxo vetorado
- MiG-35, a evolução do MiG-29
- O MiG-29 na visão de um comandante de esquadrão de F-16
- UAV da Geórgia abatido por um MiG-29 russo
- Fatos e fotos do MiG-29 Fulcrum
Um grande nome com feitos importantíssimos para a aeronáutica.
Pêsames para MiG.
Caro Aldo
compartilho vosso comentário e acrescento:
Vetores que deixam uma bela assinatura e não é de radar.
Os projetos do MiG-23 e 25 foram iniciados antes dele assumir a liderança da MiG. Então eu diria que o MiG-29 foi o único caça completamente novo criado sob a sua direção e com a derrota para a Sukhoi para projetar o Pak-Fa, o último caça (que entrou em operação) a portar o famoso nome MiG. Apesar de suas muitas qualidades, eu diria que a MiG cometeu 2 importantes erros no projeto do 29: o trem de pouso ficou muito curto, impossibilitando transportar algo sob as tomadas de ar, como no F-14 e Su-27, e as tampas nas tomadas de… Read more »
Sem dúvida um dos caças mais belos jamais projetados. Mas chegou tarde demais à sua plenitude e, quando seus erros de projeto finalmente foram corrigidos, os requisitos para uma aeronave de caça já haviam mudado.
Chego a imaginar o que um financiamento consistente e métodos Ocidentais de produção não poderiam ter feito com esse projeto lá nos anos 80…
Beleza não põe mesa também em matéria de caças.
Caro Clésio Luiz
Embora ele tenha assumido a MiG em 1969, ele já era o vice-chefe de projetos em 1957.
Diria até que ele acompanhou mais de perto o projeto de caças como o MiG-23 e o MiG-25 que o próprio Artyom Mikoyan, que estava muito mais preocupado em fazer o lobby dos seus projetos junto ao politiburo soviético.
“Vai o homem …. fica o mito e suas obras”.
@Guilherme Poggio
Eita, não sabia dessa. Bem, meu preferido na gestão dele é o MiG-25, uma aeronave que me fascina desde quando comecei a gostar de aviões nos anos 80.