Home História da Aviação Morre Belyakov, ‘pai’ do MiG-29 e sucessor de Artyom Mikoyan na MiG

Morre Belyakov, ‘pai’ do MiG-29 e sucessor de Artyom Mikoyan na MiG

509
7

MiG-29K - foto RAC MiG

Sob sua administração,  a empresa projetou e construiu caças como o MiG-23, MiG-25 e MiG-29

Rostislav Belyakov - divulgaçãoA fabricante russa de caças MiG informou que o projetista chefe da companhia, Rostislav Belyakov, faleceu aos 94 anos. A companhia também informou que  a morte de Belyakov ocorreu na última sexta-feira em Moscou.

Belyakov tornou-se o projetista chefe da MiG em 1969, ocupando o lugar do fundador do birô, Artyom Mikoyan, e comandou os projetos de vários caças da família MiG como o MiG-23/27, MiG-25, Mig-29 e suas variantes.

Belyakov começou a trabalhar para a MiG como um jovem engenheiro em 1941 e rapidamente subiu na carreira até se tornar vice-chefe de projetos em 1957.

Ele foi agraciado com prêmios e honrarias de Estado, mas seu nome era desconhecido do grande público até o colapso da União Soviética.

MiG-29 OVT - foto RAC MiG

MiG-23 - foto RAC MiG

FONTE: AP, via ABC News (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

7
Deixe um comentário

avatar
7 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
Guilherme PoggioVaderClésio LuizCarlos Alberto SoaresAldo Ghisolfi Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Aldo Ghisolfi
Visitante
Member
Aldo Ghisolfi

Um grande nome com feitos importantíssimos para a aeronáutica.

Pêsames para MiG.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Caro Aldo

compartilho vosso comentário e acrescento:

Vetores que deixam uma bela assinatura e não é de radar.

Clésio Luiz
Visitante
Active Member
Clésio Luiz

Os projetos do MiG-23 e 25 foram iniciados antes dele assumir a liderança da MiG. Então eu diria que o MiG-29 foi o único caça completamente novo criado sob a sua direção e com a derrota para a Sukhoi para projetar o Pak-Fa, o último caça (que entrou em operação) a portar o famoso nome MiG. Apesar de suas muitas qualidades, eu diria que a MiG cometeu 2 importantes erros no projeto do 29: o trem de pouso ficou muito curto, impossibilitando transportar algo sob as tomadas de ar, como no F-14 e Su-27, e as tampas nas tomadas de… Read more »

Vader
Visitante
Member

Sem dúvida um dos caças mais belos jamais projetados. Mas chegou tarde demais à sua plenitude e, quando seus erros de projeto finalmente foram corrigidos, os requisitos para uma aeronave de caça já haviam mudado.

Chego a imaginar o que um financiamento consistente e métodos Ocidentais de produção não poderiam ter feito com esse projeto lá nos anos 80…

Beleza não põe mesa também em matéria de caças.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

“Vai o homem …. fica o mito e suas obras”.

Clésio Luiz
Visitante
Active Member
Clésio Luiz

@Guilherme Poggio

Eita, não sabia dessa. Bem, meu preferido na gestão dele é o MiG-25, uma aeronave que me fascina desde quando comecei a gostar de aviões nos anos 80.