Morre Belyakov, ‘pai’ do MiG-29 e sucessor de Artyom Mikoyan na MiG

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MiG-29K - foto RAC MiG

Sob sua administração,  a empresa projetou e construiu caças como o MiG-23, MiG-25 e MiG-29

Rostislav Belyakov - divulgaçãoA fabricante russa de caças MiG informou que o projetista chefe da companhia, Rostislav Belyakov, faleceu aos 94 anos. A companhia também informou que  a morte de Belyakov ocorreu na última sexta-feira em Moscou.

Belyakov tornou-se o projetista chefe da MiG em 1969, ocupando o lugar do fundador do birô, Artyom Mikoyan, e comandou os projetos de vários caças da família MiG como o MiG-23/27, MiG-25, Mig-29 e suas variantes.

Belyakov começou a trabalhar para a MiG como um jovem engenheiro em 1941 e rapidamente subiu na carreira até se tornar vice-chefe de projetos em 1957.

Ele foi agraciado com prêmios e honrarias de Estado, mas seu nome era desconhecido do grande público até o colapso da União Soviética.

MiG-29 OVT - foto RAC MiG

MiG-23 - foto RAC MiG

FONTE: AP, via ABC News (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

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Aldo Ghisolfi

Um grande nome com feitos importantíssimos para a aeronáutica.

Pêsames para MiG.

Carlos Alberto Soares

Caro Aldo

compartilho vosso comentário e acrescento:

Vetores que deixam uma bela assinatura e não é de radar.

Clésio Luiz

Os projetos do MiG-23 e 25 foram iniciados antes dele assumir a liderança da MiG. Então eu diria que o MiG-29 foi o único caça completamente novo criado sob a sua direção e com a derrota para a Sukhoi para projetar o Pak-Fa, o último caça (que entrou em operação) a portar o famoso nome MiG. Apesar de suas muitas qualidades, eu diria que a MiG cometeu 2 importantes erros no projeto do 29: o trem de pouso ficou muito curto, impossibilitando transportar algo sob as tomadas de ar, como no F-14 e Su-27, e as tampas nas tomadas de… Read more »

Vader

Sem dúvida um dos caças mais belos jamais projetados. Mas chegou tarde demais à sua plenitude e, quando seus erros de projeto finalmente foram corrigidos, os requisitos para uma aeronave de caça já haviam mudado.

Chego a imaginar o que um financiamento consistente e métodos Ocidentais de produção não poderiam ter feito com esse projeto lá nos anos 80…

Beleza não põe mesa também em matéria de caças.

Carlos Alberto Soares

“Vai o homem …. fica o mito e suas obras”.

Clésio Luiz

@Guilherme Poggio

Eita, não sabia dessa. Bem, meu preferido na gestão dele é o MiG-25, uma aeronave que me fascina desde quando comecei a gostar de aviões nos anos 80.