Otan diz que Rússia ameaça paz

 

Su-27 ucranianos e F-16 norte-americanos voam juntos no Safe Skies 2011

ClippingNEWS-PA  O presidente interino Alexander Turchinov anunciou hoje que a Ucrânia fechou seu espaço aéreo aos aviões não comerciais. “Caso ocorra um ataque das forças russas, ele será considerado uma agressão”, disse hoje em entrevista coletiva no parlamento.

Na mesma entrevista coletiva, o primeiro-ministro Arseniy Yatsenyuk classificou a movimentação como “uma declaração de guerra”.

Anders Fogh Rasmussen, secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), afirmou hoje que a movimentação da Rússia “ameaça a paz e a segurança da Europa” e o país deve “cessar suas atividades e ameaças” na Ucrânia. Ele estava prestes a iniciar uma reunião de embaixadores dos 28 países da Aliança Atlântica para debater a situação ucraniana.

A decisão vem no momento em que caminhões militares russos avançam pela estrada até Simferópol, capital da república autônoma da Crimeia, desde a cidade de Sebastopol, base da Frota do Mar Negro russa.

“O comando russo das tropas na Crimeia lançou um ultimato às forças ucranianas para que antes das 5 horas (meia-noite no Brasil) de hoje entregassem suas armas e abandonassem suas unidades”, afirmou Turchinov. As unidades militares teriam sido bloqueadas pelos russos. Os soldados ucranianos não ofereceram resistência e não houve ataque, disse o presidente interino.

O presidente russo Vladimir Putin desafiou pedidos de países ocidentais para recuar da invasão. Segundo ele, a Rússia tem o direito de proteger seus interesses na população de fala russa da Crimeia e de outras partes da Ucrânia.

Há poucas opções para os governos ocidentais para conter os movimentos militares russos. O Conselho do Atlântico Norte da Otan, responsável pelas decisões políticas, deve se reunir neste domingo com a Comissão Otan-Ucrânia.

Os Estados Unidos disseram que, em repúdio à invasão, suspenderão sua participação nos encontros preparatórios da reunião do G-8 que deve ocorrer em Sochi em junho. Até o papa Francisco se manifestou, pedindo orações pela Ucrânia e instando a comunidade internacional a apoiar o diálogo no país.

A Ucrânia já convocou seus reservistas e despachou o Exército para defender as fronteiras. Na frente diplomática, o ministro das Relações Exteriores foi orientado a denunciar a Rússia por descumprir o Tratado de Amsterdã, que foi assinado em 1994 e garantia a proteção da soberania da Ucrânia. Não há, porém, sinais de ataques a russos étnicos na Crimeia, onde Moscou mantém uma importante base naval.

FONTE: O Vale

FOTO: USAF (exercício “Safe Skies” de 2011 com Su-27 ucranianos, em caráter meramente ilustrativo)

VEJA TAMBÉM:

 

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alberto Soares

Com SU 27 e MIG 29 desatualizados ?

Reinaldo Deprera

Considerando que a democracia russa é uma mentira. E que temos lá um comunismo enrustido. Digo o que penso. Desde a revolução comunista de 17 até hoje, não tem povo no mundo que tenha sofrido mais do que os ucranianos. Considerando a persistência e o volume de sofrimento que a Rússia impôs à Ucrânia, há motivos de sobra para uma intervenção mundial. E se alguém tem dúvida disso, que compare a Rússia com a Alemanha Nazista e repense sua opinião. Uma correção. Usei o termo “intervenção mundial”, quando na verdade todos nós sabemos que, se houver alguma intervenção, esta seria… Read more »

Vader

Anschluss…

Tadeu Mendes

Amigos,

A situacao e bastante delicada. Se a situraco sair fora de controle, somente os EUA/OTAN teriam a capacidade e a coragem para intervenir no conflito…o que poderia escalar exponencialmente….WW3.

Mas com o Obama na presidencia pode ser que os EUA nao passe da retorica e dos forums diplomaticos.

Depois do fiasco que ele comenteu no tema do massacre na Siria..ninguem do meu time, acredita que ele tenha estomago para encarar a Russia.

Carlos Alberto Soares

Isto é muito grave, sectarismo:

http://www.youtube.com/watch?v=8S0fFw08thA

Carlos Alberto Soares

Caro Reinaldo Deprera A “bronca” dos Russos passa por: 1.- Ucranianos nunca aceitaram(com razão) o sub julgo pós 17; 2.- Na II GG a indiferença e apoio de parte dos Ucranianos aos Nazi. a URSS tinha isso também na goela e parece que perdura esse sentimento até hoje; 3.- A certa dependência Russa dos campos Ucranianos para grãos etc ….; 4.- No desmonte da URSS e consequente “independência” da Ucrânia, as questões da Crimeia, gasdutos/oleodutos foram relegados há um segundo plano, portanto “mal resolvidos e/ou esquecidos”. 5.- V. Putin, ex-KGB acredita no reposicionamento Russo como potência autora no cenário mundial… Read more »

Carlos Alberto Soares

Caro Lord Vader

Sua expressão em alemão cabe a Crimeia, já está concretizada e é irreversível;

na Ucrânia tenho dúvidas, é mais “ao lado” e talvez mais embaixo, veremos.

Talvez a AM terá que desdobrar mais uma vez e arrestar a UE com ela, reitero talvez ….

Os Russos tem ainda uma dependência do capital Alemão, do passado recente(desintegração URSS) e atual.

Veremos.

Na diplomacia os USA e a UE terão que “cutucar” a Russia por outros meios:

Japão, repúblicas do cáucaso com sentimento anti-Russo, Turquia, Polônia, etc ….

Veremos, façam suas apostas ….

Carlos Alberto Soares

Caro Tadeu Mendes “Depois do fiasco que ele comenteu no tema do massacre na Siria..ninguem do meu time, acredita que ele tenha estomago para encarar a Russia.” O BO não olhou para a tabuleiro no jogo de xadrez e foi mal assessorado. Quis marcar posição sobre a Siria e se f….. Aliás acho que ele não joga xadrez. O Serguei Lavrov é hábil e tem uma visão mais ampla. Creio que a Hillary e outros assessores mais antenados fazem falta. Falta aos USA um “Henry Kissinger” mais posicionado/antenado ao século 21 em suas atuais nuances, me entendes ? ” Não… Read more »

Vader

Carlos Alberto:

Tem razão. Talvez a comparação melhor seja com os Sudetos. Até porque com a Criméia a Ucrânia perde sua parte mais rica e mais importante estrategicamente.

De qualquer forma a Rússia de VP se parece cada dia que passa mais com a Alemanha Nazista. E seu líder, cada dia mais com o Fuhrer.

A história se repete…

Vader

Pergunto aos nobres:

Porque que no esfacelamento da URSS o Kazaquistão, por exemplo, ficou com parte dos arsenais nucleares soviéticos, e a Ucrânia não?

Alguém sabe explicar para onde foram essas armas e porque?

Carlos Alberto Soares

Caro Lord Vader Em relação aos Sudetos, sua comparação tem uma certa lógica, creio que VP, o Josef do séc XXI tem essa caída. Acompanho muito o noticiário internacional TV’s das inúmeras redes europeias(as que se capitam mais pela wwww) e em diversas entrevistas com o público na rua sempre escuto dos russos do dia a dia: não querem o envolvimento do estado em conflitos e sempre ressaltam o direito das RI’s escolherem seu caminho pelo voto. Poucas exceções em contrário e nota-se quando ocorrem serem pessoas da ultra ! Ressaltam sempre também a questão do dueto VP/DM sendo Josef… Read more »

Carlos Alberto Soares

Prezado Lord Vader Respondo: Kazaquistão, sua extensão territorial é imensa e assim como a Ucrânia a posição geográfica é de grande importância. Acrescente a isso: Grandes reservas de petróleo, gás, minérios e um vasto território que é agriculturável. A população é basicamente dividida em Cazaques e Russos . O regime político é meio “a la mano de hierro”, ou seja: forte ! Assisti há uns meses uma reportagem de cerca de pouco mais de uma hora sobre o país, não tens ideia do que esses cazaques estão crescendo e se firmando em inúmeras frentes. Quanto ao AN ? Não sei… Read more »

Vespão

Carlos Alberto Soares .

Belos comentarios ,,,realmente reflete um profundo conhecimento da região .
Até nosso amigo do outro lado da força hoje com comentarios bem centrados ..belo debate ..realmente alto nivel nos post .

sds

joao.filho

“Mas com o Obama na presidencia pode ser que os EUA nao passe da retorica e dos forums diplomaticos.” E espero que assim seja, mesmo. A Ucrânia é tradicionalmente parte da esfera russa. Assim como o México é dos Estados Unidos. Algums ficam criticando o Obama, dizendo que não pode ser que não queira ir à guerra com a Rússia imediatamente, porque ainda o US Army não está batalhando na Syria, e tais abobrinhas. Ficam torcendo por uma guerra com a Rússia, e aborrecidos que está demorando muito. Acham que é video game? Novela de Tom Clancy? Não é bem… Read more »

joseboscojr

João,
O problema é que a política internacional vive e respira de “sinais”.
Há um acordo entre a OTAN e a Ucrânia no sentido de que a primeira tem compromisso de garantir a integridade territorial da segunda.
Se ele não for cumprido, ou seja, se a OTAN não peitar a Rússia, vai sinalizar para o resto do mundo que a OTAN e os EUA amarelaram e aí o bicho pega para o lado de taiwaneses, sul-coreanos, japoneses, etc.

Baschera

joao.filho
3 de março de 2014 at 14:40 #

Bela análise.

Creio que em termos militares a Ucrânia se assemelha muito ao Brasil…. parece que tem muito mas na verdade tudo é muito defasado e de quantidades insuficientes.

Mas também acho que a preparação da maior parte das tropas russas deixa muito a desejar.

Qualquer modo, os ucranianos estão ferrados….

Sds.

Carlos Alberto Soares

Caros

Bosco, João.Filho & Baschera

“Não é uma questão do que é verdadeiro que conta, mas uma questão do que é percebido como verdadeiro.”

Henry Kissinger

juarezmartinez

Caros amigos, esqueçam a OTAN, os Banby soldiers estão olhando para oeste longícuo, acima do atlântico norte para ver o que uma certa águia vai fazer.
Em síntese, estão completamente borrados nas calças. Não tem um Churchil, um Bismark, em fim alguém com culhões para peitar o Czar Vadlimir I.

Grande abraço

Lyw

A Rússia mostra a cada dia o quanto a palavra “Liberdade” tem tido cada vez menos importância na política do país.

Quanto ao ocidente querer intervir de alguma forma… Se na liderança desta “intervenção” estiverem os EUA, só posso dizer que o país que invadiu o Iraque alegando a presença de inexistentes armas de destruição em massa não tem moral alguma para pensar em tal coisa!

cristiano.gr

Não vai acontecer guerra alguma. Mas existe sim um conflito de interesses muito grande. A UE totalmente mal das pernas, recém conseguindo evitar que o bloco desmanchasse e se esforçando em melhorar a economia da Grécia e Portugal, só a Alemanha andando firme com as próprias pernas, arrastando os outros. E ainda querem a entrada da quebrada Ucrânia oferecendo a ela um grande pacote de ajuda econômica? Tem alguma coisa no ar que ainda não identificamos e nem sentimos o cheiro. Será a motivação americana e europeia apenas enfraquecer um pouco a Rússia? Se for para privar o abastecimento da… Read more »

mateus gomes

Vader, após o fim da Guerra Fria a Ucrânia abriu mão das armas nucleares, em troca de garantias de proteção.

http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=18626