Dezenas de pilotos teriam subornado funcionários da Agência Nacional de Aviação Civil

 

sede da anac - wiki

ClippingNEWS-PA  Mais de 60 pilotos de avião e helicóptero subornaram funcionários da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) em troca de habilitações para voar. Um esquema de corrupção que colocou em risco milhares de vidas, ao deixar aeronaves sob o comando de profissionais sem qualificação.

Foram mais de quinhentos e cinquenta acidentes aéreos registrados nos últimos quatro anos no país. As informações de quem investiga as causas das tragédias são ainda mais preocupantes.

Alguns casos se referem a pilotos envolvidos em uma fraude descoberta desde 2010, mas que até agora não sofreram qualquer punição. A investigação a que Band teve acesso foi aberta pela própria agência que regula as operações da aviação brasileira, que identificou pelos menos 64 comandantes trabalhando em categorias nas quais não estão capacitados.

Os profissionais passam por diversos cursos até ganhar autorizações específicas para pilotar modelos de aeronaves, além da habilitação para operar voos comerciais.

A mesma regra vale para quem está na cabine dos aviões. Mas o relatório, com mais de 1.800 páginas, mostra em detalhes como funcionários do setor de habilitação da Anac em São Paulo, despachantes e comandantes burlavam o sistema.

Doze dos pilotos investigados fraudaram as provas de inglês. No sistema eles tiveram uma nota alta em fluência na língua estrangeira. Só que ao ver os exames, erros grotescos apareceram. Para os especialistas, a fraude no exame de conhecimento da língua inglesa coloca em risco não só a aviação brasileira, mas sim todo o sistema aéreo internacional.

Mas a maioria dos casos envolve comandantes que pagaram propina para operar todo tipo de aeronave. É como transformar um motoqueiro em motorista de carreta sem a devida preparação. Um dos flagrados no esquema morreu em um acidente aéreo em Paraty, no Rio de Janeiro, no ano passado.

FONTE: Band.com

COLABOROU: Carlos A. Soares

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Aldo Ghisolfi

Etiquetar falsos comandantes? Formação de quadrilha; constatada a presença de um destes fakes em algum acidente, o enquadramento nos tipos penais objetivos serão de (espero) no mínimo tentativa e crime consumado de homicído em dolo eventual pelo risco conhecido e assumido + todas as qualificantes agravantes que se puder encontrar, desde o motivo torpe e a impossibilidade de defesa etcetcetc! Se comprovada a denúncia (acho que não há dúvidas), extrema punição e amplo e pesado emprego do CP nesta canalhice! Aliás, apenas mais uma canalhice desta administração. LASTIMAVELMENTE o precedente de que NÃO HOUVE formação de quadrilha está aberto, desde… Read more »

Carlos Alberto Soares

Estimados Adolfo & Poggio

A gravidade do assunto é inverosímel.

São vidas, famílias, inocentes etc ….

O caso da queda do avião em Parati-RJ, caso tivesse se estrellado em uma área urbana ? Com alta densidade populacional ? nada difícil, basta constatar o plano de voo do mesmo.

O MPF e a PGR tem que entrar nessa contudo.

Carlos Alberto Soares

É por essas e infinitas outras que defendi, defendo e sempre defenderei:

ANAC & INFRAERO tem que estar sob comando e em esmagadora maioria nas mãos dos Militares da Aeronáutica-FAB.

Corpo civil somente após rigoroso processo seletivo e graduação comprovada e testada pelos oficiais graduados da FAB.

Mas como o Aldo afirmou, o estado está aparelhado.

No forte há um debate com um colega nosso que foi prejudicado com mais outros candidatos em concurso público federal.

O car Colombelli tece comentários a respeito.

A meritocracia esta na latrina.

Carlos Alberto Soares

Corrigindo:

“O caro Colombelli tece comentários a respeito.”

Carlos Alberto Soares

ATENÇÃO, IMPORTANTE:

Hoje dia 28 as 19:20 hs haverá continuidade da reportagem agregando mais informações ao tema.

Carlos Alberto Soares

Na Band TV é lógico.

A denúncia ao MPF e a PGR já estou fazendo, aliás já fiz em outras ocasiões em outros assuntos.

Meu dever de cidadão.

E pasmem, felizmente eles registram e respondem por escrito.

Há esperança !

Carlos Alberto Soares

Corrigindo:

“O MPF e a PGR tem que entrar nessa contudo.”

com tudo é lógico.

Carlos Alberto Soares

Caro Bob Santana

Deve ser dai para pior !

Carlos Alberto Soares

No youtube há vários diálogos de pilotos e controladores de voo.

Hilários em ambos, sim hilários que podem se tornar trágico um dia.

Marcos

Quadrilha só se tiver assinado contrato para tal fim, com firma reconhecida e registro em cartório, se não o stf (em minúscula mesmo) não reconhece.

Marcos

Isso ai é resultado da politização de órgãos. O exemplo sempre vem de cima e é repetido mais em baixo.

Carlos Alberto Soares

Caro Marcos os seis membros do STF do B já decretaram: Quadrilha só com CNPJ ! Aliás bem ressaltado pelo Gilmar Mendes e pelo Joaquim Lúcido Barbosa. Dosimetria das penas agora não é mais matéria de cunho jurídico. É matemática aliada a aritmética, ridículo ! Nem o bozó do Chico Anysio conseguiria tal façanha. Mas lembrem-se: Decisões por maioria do STF do B tem súmula vinculante, portando teremos um exército de ações solicitando tal isonomia, será o caos. Milhares de condenados em liberdade, independentemente dos apenamentos. Editores, sei que é matéria jurídica e não do PA, mas creio valer o… Read more »

Wagner