Eurofighter: segundo jornal alemão, Airbus quer €900 mi em compensações pelo cancelamento das encomendas

6

Eurofighter Typhoon número 100 para a Força Aérea Alemã - foto Eurofighter

A Airbus está exigindo uma quantia de 900 milhões de euros (US $ 1,2 bilhão) em compensações da Alemanha pelo cancelamento da encomenda de um lote de 37 jatos Eurofighter, segundo uma reportagem de um jornal alemão publicada na segunda-feira (24/2).

A quantia havia surgido em uma reunião parlamentar a portas fechadas sobre o orçamento na semana passada em que a encomenda foi desfeito, disse que o periódico Handelsblatt.

Fontes do setor no entanto colocam a exigência de compensação da Airbus em cerca de € 800 milhões, disse o jornal.

Nenhum dos detalhes foi confirmado pelas empresas envolvidas ou pelo Ministério da Defesa alemão, mas fontes da indústria disseram na semana passada o cancelamento não era nenhuma surpresa, pois já vinha sendo debatido a tempos.

O consórcio Eurofighter, o maior programa de defesa da Europa, é um projeto conjunto do Grupo Airbus, da BAE Systems e grupo de defesa italiano Finmeccanica. Ele está enfrentando concorrência feroz de outros fabricantes de caças, como a Lockheed Martin, a Boeing e a Dassault Aviation.

A agência nacional de notícias DPA na semana passada citou fontes governamentais anônimas dizendo que o Ministério da Defesa alemão reduziria seu pedido total de jatos Eurofighter de 180 para 143.

A redução já havia sido decidida no final de 2011 pelo então ministro da Defesa, Thomas de Maziere, informou o relatório da DPA.

FONTE: DefenseNews (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joner

“Ele está enfrentando concorrência feroz de outros fabricantes de caças, como a Lockheed Martin, a Boeing e a Dassault Aviation.”

Dassault Aviation?????????????? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

Dassault Aviation, não mesmo!!!

Iväny Junior

Segundo essa conta, 900 mi de euros por 37 aeronaves, sai 24 mi por aeronave. É um valor muito alto por se tratar de um cancelamento. É difícil de acreditar que isto acontecerá uma vez que no final, com a perca de empregos, o impacto econômico será pior do que isso, bem como, ele acaba de ganhar contratos importantes ao redor do mundo e cogita-se que ele será alçado a “top contender” no MMRCA indiano. Ainda por cima, o projeto tem uma contribuição muito forte da Alemanha (por meio da DASA, EADS e agora Airbus), e a aeronave se tornou… Read more »

Iväny Junior

Obs: Falta ajeitar o título que ficou Eurofihter.

Alfredo Araujo

“Joner 25 de fevereiro de 2014 at 17:02 #
.
Dassault Aviation, não mesmo!!!”
.
.
.
Como não ?!? A Dassault ganhou, APENAS, o maior contrato de compra de aviões de combate da década !!
Tdo bem q ainda não assinaram…

O que quero repudiar, é essa torcida ferrenha, e na grande maioria das vezes, ignorante, que as pessoas fazem a favor ou contra algumas empresas/aviões…

Carlos Alberto Soares

Não assinou ?

Já ganhou ?

Não creio, Le Dan$$olt !

Joça france$a difícil heim ….