Começam os testes com a cabeça do rotor principal do primeiro protótipo do helicóptero pesado CH-53K, o sucessor da família Sea Stallion/Super Stallion

 

CH-53K_Bare-Rotor-Head-Spinning_GTV

A Sikorsky Aircraft Corp, uma subsidiária da United Technologies Corp, ligou os motores e girou a cabeça do rotor principal do primeiro protótipo do helicóptero pesado CH-53K – designado Ground Test Vehicle (GTV). O evento ocorrido no dia 24 de janeiro é parte da fase de testes “Bare Head Light Off” – assim chamado porque foi realizado sem as pás do rotor – que começou com uma unidade de força auxiliar em dezembro, com os pilotos de testes nos controles da aeronave.

“O teste com os motores principais em funcionamento do GTV é um passo significativo para o programa helicóptero CH-53K”, disse Mike Torok, vice-presidente do programa CH- 53K da Sikorsky”. Tendo testado independentemente muitos componentes e subsistemas da aeronave, incluindo elétrica e aviônicos, hidráulica e controles de voo, trem de pouso, propulsão, transmissão e rotores, agora começaram a testar estas funções críticas como todo um sistema alimentado por três motores GE de 7500 shp”.

A Sikorsky entregou o GTV para o programa de testes no final de 2012. A aeronave GTV, de 44.000 libras, está equipada com mais de 1.300 pontos com sensores que irão medir e verificar a capacidade de operar com segurança pelos seus próprios meios. A GTV passará por testes em solo por cerca de dois anos com pilotos de teste da Sikorsky e dos Fuzileiros Navais nos controles.

Assim que o teste do cubo for concluído, a Sikorsky montará as sete pás do rotor principal e as quatro pás do rotor de cauda do GTV. Durante esta segunda fase de testes, a Sikorsky realizará extensas verificações dos sistemas de aeronaves que levarão ao teste de aceitação pré-voo, necessário para a liberação do primeiro voo da aeronave.

Quatro aeronaves de teste adicionais estão sendo preparadas para ensaios em voo, com início no final de 2014. Durante o programa de ensaios em voo de três anos a Sikorsky continuará a avaliar o GTV para a resistência a longo prazo dos motores e componentes dinâmicos, capacidade de sobrevivência e práticas de manutenção.

A Sikorsky lidera a equipe de desenvolvimento do helicóptero pesado CH-53K para o USMC. Com peso máximo de 88.000 libras (39.916 kg), a aeronave foi projetada para triplicar a capacidade de carga externa do CH-53E Super Stallion para mais de 27.000 libras ao longo de um raio de missão de 110 milhas náuticas em condições ambientais “altas e quentes”. O USMC espera receber 200 aeronaves CH-53K e atingir a capacidade operacional inicial em 2019.

FONTE/FOTO: Sikorsky (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
phacsantos

Assistam e ouçam a “música”!

http://www.youtube.com/watch?v=oh8FuBIGkUg

Prezado Poggio, poderia incluir o link na matéria?

Abraços

Mauricio Silva

Ai Eurocopter (ops, esqueci que mudou de nome; agora é Airbus…), aprendam a lição direitinho, viu? Tem que testar o rotor, mesmo que seja de uma variante do modelo já conhecido e fabricado!
SDS.

Mauricio Silva

phacsantos.

Belo vídeo. Acredito que as turbinas do CH-53 soltaram tanta fumaça devido ao tempo que demoraram para atingir a rotação nominal. Antes disso, a queima de combustível é irregular, gerando fumaça e detritos.
Como é uma etapa de destes, provavelmente não há um filtro instalado.
SDS.

Marcos

Com isso, o programa HTH foi para o buraco!

Marcos

As FFAA brasileiras estariam bem na foto com 60 BH/SH e mais uns 10 desse dai…

… três para a FAB, três para a Marinha, três para o Exército e um para a Presidenta.

Almeida

Marcos, chega de divisões “igualitárias” entre as três forças singulares, por favor!

Daqui a pouco tão comprando submarino pra FAB e caça pro EB…

Marcos

Almeida:

02 p/ FAB
04 p/ EB
04 p/ PR
00 p/ MB

🙂

rommelqe

Chamamos os tais de “Bare Head Light Off” de “witness star-up pre-comissioning test” com o “power train main gear box core hub – first running procedure”; é lógico que quando as turbinas partem pela primeira vez estão protegidas com fluidos (leia-se óleos protetores ou pra usar um termo padrão “lê roiá merlân”, wd40) e vão esfumaçar mesmo….o power train na realidade compreende as asas rotativas também, mas aí é outra história…Claro que a nomenclatura exata varia muito, mas quando o pessoal da USMC começar mais efetivamente, de fato serão os testes testemunhados de aceitação. Pergunta-se: a Sikorsky já providenciou os… Read more »

Mauricio Silva

Olá rommelge.

“Pergunta-se: a Sikorsky já providenciou os ensaios não destrutivos para verificar o eixo estriado deste caixa de transmissão? Precisa? Eles vão soldar um eixo estriado de tal forma que será facilmente nucleada uma trinca em seção com concentração de tensões? Acho que não…”

Não foi ai que ocorreram os problemas com o Super Cougar?

SDS.

Corsario137

Lindíssimo, chego ficar emocionado!
Mal posso esperar pra ver o primeiro voo.
Sikorsky!

rommelqe

Maurício, É aí que a mgb do 725 apresenta problemas, até hoje não resovidos. Espero que a nova caixa de transmissão seja finalizada e rapidamente substitua a antiga, sub-dimensionada, bem como pagos os prejuísos ao BRASIL, que dispendeu uma fortuna para adquirir essa “TOT ” almente dispensavel tecnologia mal feita,.

Carlos Alberto Soares

00 FAB
00 EB
00 MB

Quantos forem necessários p/ o GTE e para a PresidANTA.

http://www.forte.jor.br/2014/02/20/defesa-teve-maior-corte-de-gastos-entre-ministerios-informa-governo/