Eurofighter Typhoon - 400 entregues - marcas da Força Aérea Alemã - foto Eurofighter

A Alemanha não receberá o último lote de 37 caças Eurofighter informou uma fonte à agência de notícias Reuters na quarta-feira.

Segundo a fonte, o ministro da Defesa da Alemanha em exercício, Stephane Beemelmans, informou ao comitê de defesa parlamentar daquele país que os últimos 37 caças foram cancelados.

O cancelamento significa que o Airbus Group, fabricante do Eurofighter, sairá perdendo. Em 2011 o custo de um único Eurofighter do primeiro lote era avaliado em 57 milhões de euros.

Originalmente a Alemanha queria 180 Eurofighters, mas nunca houve uma decisão ou um contrato para o tranche final.

FONTE: Reuters (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

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andreas

Quanto sai um Gripen atualmente (das versões C/D) em Euros? Alguém sabe?

Parece ficar cada vez mais evidente que a tendência daqui para a frente não é adquirir o melhor armamento, seja de qual natureza for, mas adquirir aquele que você terá condições financeiras de operar, e até os países mais desenvolvidos estão sentido no bolso a opção pelo mais caro… França que o diga!!!!!

Alfredo Araujo

E pelo jeito, mais uma redução de compras do F-35..

http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2014/02/did-we-stumble-upon-cut-in-uk-f-35.html

Iväny Junior

Interessante que é notícia de umas agências de maior confiança, mas acho difícil a Alemanha cancelar a compra, principalmente por estarmos falando do Tranche 3. A notícia tem cara de jogo político-comercial, simplesmente porque ele vai bem no mercado.

glaison

Bonita a pintura.

Essas aeronaves com pinturas especiais, comemorativas,são só para tirar fotos e desfiles, ou em caso de conflito eles vão coloridos mesmo?

Me lembra aquelas pinturas dos Me BF109, que tinham capô amarelo ovo.

Fernando "Nunão" De Martini

“glaison em 20/02/2014 as 16:30 Bonita a pintura. Essas aeronaves com pinturas especiais, comemorativas,são só para tirar fotos e desfiles, ou em caso de conflito eles vão coloridos mesmo? Me lembra aquelas pinturas dos Me BF109, que tinham capô amarelo ovo.” Glaison, nesse caso é só comemorativa (http://www.aereo.jor.br/2013/12/06/caca-da-forca-aerea-alema-e-o-400o-eurofighter-entregue/) mas é usual que eles depois continuem em uso com a pintura, normalmente até que uma revisão etc torne necessário pintar de novo. Não me lembro de ver fotos recentes de jatos com pinturas comemorativas desse tipo participando de operações reais, mas “nose arts” volta e meia retornam. Quanto aos Bf-109 com… Read more »

Almeida

Esses contratos do Typhoon foram assinados muitos e muitos anos atrás, quando a situação geopolítica, tecnológica e econômica dos países membros era outra. Só não houve mais revisões e cortes como este porque existe o tal compromisso político com manutenção dos empregos de alto nível nas diversas fábricas espalhadas pela Europa. Agora, se a Alemanha realmente cancelar um lote ou diminuir a quantidade encomendada, vai abrir a brecha que Espanha, Itália e Reino Unido queriam para fazer seus próprios cortes. Se acontecer, não vai parar por aí. Vide o Reino Unido, que para dar a volta no contrato e diminuir… Read more »

Almeida

Agora, com seus Tornado no fim da vida útil e com o último lote de Typhoon tranche 3 voltados para a arena ar-solo cancelado, qual será o futuro da Luftwaffe?

F-35A? Faz total sentido. Mesmo caminho que a RAF e a Aeronautica Militare.

E adeus indústria européia de caças…

Mauricio Silva

É, a crise está brava mesmo.
Se os caças de cerca de US$ 70 mi estão com dificuldades no mercado mundial, aqueles que custarem mais caro vão ter sérios problemas.
Não é questão de tecnologia, mas sim da capacidade dos países e suas forças aéreas comprarem e manterem os aparelhos.
A vida é dura…
SDS.

Carlos Alberto Soares

É jogo.

Colocar a produção e entregas de células num ritmo mais lento e adequado a situação da UE que os Alemães “carregam” nas costas.

Mauricio Silva

Olá Nunão.

As marcas em amarelo dos aviões da Luftwaffe, principalmente na cobertura do motor e na cúpula do cubo da hélice, serviam para indicar os aparelhos e pilotos do front oriental, não é?
Da mesma forma, o anel externo amarelo do emblema da RAF serviam para indicar pilotos do commonwealth.
Foi isso que eu aprendi. Está errado?
SDS.

Fernando "Nunão" De Martini

“Mauricio Silva em 20/02/2014 as 20:08 As marcas em amarelo dos aviões da Luftwaffe, principalmente na cobertura do motor e na cúpula do cubo da hélice, serviam para indicar os aparelhos e pilotos do front oriental, não é?” Mauricio, As marcações em amarelo começaram antes dos combates na frente oriental. Já na época da Batalha da Inglaterra, em 1940, boa parte dos Bf-109 tinha a cobertura do motor pintada de amarelo, assim como o leme. Conforme os caças alemães baseados na França passaram de “atacantes” a “defensores” em 1941, começou a diminuir essa área pintada de amarelo, ficando normalmente só… Read more »

Iväny Junior

No pior dos panoramas, mesmo que esse lote fosse cancelado (o que duvido muito), a encomenda total de Tranche 3 para a Alemanha supera as 100 unidades, além de que as encomendas fechadas ultimamente são especificamente do Tranche 3. Acredito que quando o pool de empresas europeias se juntarem para fazer um avião de 5ª ou 6ª geração vai sair uma coisa decente. Que funcione. Operar o f-35 é, com certeza, mais caro do que essa encomenda. Enquanto isso espero que a RAF adeque melhor sua doutrina para a Red Flag 2014, uma vez que a Luftwaffe saiu ilesa de… Read more »

Baschera

O preço citado pela Reuters é uma piada….

O EF-200 tranche 3A, o mesmo oferecido no MMRCA indú, tinha preço flyaway (pé de boi) estimado em pelo menos €$ 90 milhões….. ou aproximadamente Us$ 120 milhões a unidade.

Sds.

Lyw

Baschera 20 de fevereiro de 2014 at 23:00

Exato Baschera, este preço informado é irreal! Devem ter digitado o “5” no lugar do “8” sem querer 😛

Baschera

Eraata: Onde esta escrito “EF-200” leia-se “EF-2000”.

Sds.

glaison

Grato “Nunão”.

Mauricio Silva

Valeu Nunão!!

Eu tinha lido que as marcações coloridas, principalmente da Luftwaffe, serviam para indicar os TO, separando os aparelhos para cada destino já nos testes de aprovação.
Tinha lido também que o padrão branco (listra ou cobertura) indicava os aparelhos destinados as operações na Africa/Balcans. Claro que havia a “noise art” própria de cada esquadrão/piloto.
Agora, na RAF, procede a minha informação? Os aneis amarelos circuntantes ao emblema da RAF serviam mesmo para indicar aviões pilotados pelos membros do commonwealth?
Obrigado, mais uma vez.
SDS.

Fernando "Nunão" De Martini

Mauricio, Desculpe a demora em responder. Tinha esquecido de sua pergunta sobre os anéis amarelos do cocar da RAF, feita lá atrás e reiterada neste comentário acima, no qual só reparei agora. Até onde sei, não tem nada a ver com pilotos de outros países como Austrália, Canadá, África do Sul etc lutando na Inglaterra. Simplesmente, o acréscimo do anel amarelo foi uma forma de aumentar a visibilidade do cocar da RAF quando aplicado sobre a camuflagem marrom e verde (em tons escuros) da fuselagem, que acabava se misturando ao anel azul, reduzindo a visibilidade do cocar, o qual era… Read more »