Gripen sueco pousa na Islândia para o Iceland Air Meet 2014 - foto Forças Armadas da Suécia

Iceland Air Meet 2014 é a primeira oportunidade em que caças suecos voam num exercício na Islândia – participam também a Noruega com F-16 e a Finlândia com F-18, além de aeronaves de reabastecimento da Holanda e da USAFE e de um AWACS da OTAN

 –

Na foto acima, um dos sete caças Gripen da Força Aérea Sueca destacados para o “Iceland Air Meet 2014” pousa na Base Aérea de Keflavik, na Islândia, vindos da Ala 21 (F21) de Luleå, na Suécia. A chegada deu-se no último dia de janeiro, e o exercício, com duração prevista de três semanas, começou em 3 de fevereiro, envolvendo forças aéreas da Suécia, Noruega e Finlândia. O objetivo das missões é desenvolver e reforçar a cooperação nórdica.

O voo de traslado dos caças Gripen suecos levou três horas, incluindo um reabastecimento em voo realizado há cerca de 20 milhas da costa norueguesa. Equipamentos e pessoal de apoio seguiram em avião de transporte, embora equipamentos da Noruega, Suécia e Finlândia também tenham sido transportados por um navio finlandês.

caças Gripen F-16 e F-18 no Iceland Air Meet 2014 - foto Forças Armadas da Suécia

Trata-se da primeira vez em que caças suecos participam em um exercício aéreo na Islândia, segundo dossiê sobre o exercício divulgado pelo site das Forças Armadas da Suécia. O Iceland Air Meet 2014 vai até o dia 21 de fevereiro. A liderança do exercício é da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), com planejamento e implantação desta edição sob responsabilidade da Noruega.

O país que hospeda o exercício participa com um helicóptero de resgate de sua Guarda costeira, além da base que também abriga o gerenciamento dos combates e o centro de vigilância aérea. Suécia, Noruega e Finlândia contribuem com seus controladores aéreos avançados, trabalhando em conjunto. O ambiente islandês proporciona desafios novos e importantes, por sua localização, ventos, mar, além da distância de pistas alternativas.

Gripen sueco no Iceland Air Meet 2014 - foto Forças Armadas da Suécia Gripen sueco no Iceland Air Meet 2014 - foto 2 Forças Armadas da Suécia

Aeronaves participantes:

  • Suécia – JAS 39 Gripen , C -130 / T (reabastecimento em voo)
  • Noruega – F- 16 Fighting Falcon
  • Finlândia- F-18 Hornet, helicóptero NH90 (resgate)
  • Islândia – helicóptero de resgate da Guarda Costeira
  • Holanda – KDC-10 (reabastecimento em voo)
  • USAFE (Força Aérea dos EUA na Europa) – KC-135 (reabastecimento em voo)
  • OTAN –  AWACS (controle de voo)
FONTE / FOTOS: Forças Armadas da Suécia (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em sueco)
VEJA TAMBÉM:
Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

É a CRUZEX no gelo! Dá-lhe vodka…. Ou Jack Daniels com Coca-Cola, que os pilotos da Força Aérea Sueca adoram.

Carlos Alberto Soares

Lá tem caldo de mocotó ?

Tem chimarrão ?

É Vodka mesmo,

Jack Daniels com Coca-Cola ?

Tem que ser copo LJ, muito gelo picado, argh argh JD ?

Prefiro Vodka

http://www.vidanaislandia.com/files/category-fotos.html