novo canopi do J-20

O site chinês weibo.com publicou uma foto pequena e em baixa resolução do caça furtivo chinês J-20 onde aparece um novo canopi. Na foto (ver reprodução acima) é possível ver que o mesmo conta agora com um reforço estrutural. Esta estrutura não existia nas imagens produzidas anteriormente (comparar com a foto abaixo).

J-20 2001

Deve-se destacar que o F-22 possui o canopi como peça única e sem o para brisa, mas o F-35 não. Qual seria o motivo da mudança?

 

FONTE: weibo.com

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nautilus

O motivo da mudança? Gamb… Ops! Solução Técnica Alternativa… Para colocar espelho retrovisor é que não deve ser…

wwolf22

um novo tipo de antena para guerra eletronica…

Oganza

Poggio,

canopi inteiriço de verdade é só no F-22 não?

O do F-35 possui uma estrutura, a diferença é que ela é interna, como um arco que “sustenta” a parte transparente do canopi.

O que não dá para perceber direito nessa foto do J-20, é se a estrutura é interna (como no F-35) ou externa.

Abçs

Almeida

Oganza matou a pau, o F-35 possui reforço estrutural do canopi sim e este parece ser o caso do J-20 também. Como o Roberto disse, peso e resistência a impactos também são importantes.

Será que tem muito urubu lá na China?

Clésio Luiz

O canopi do F-35 deve possuir espessura variável, apesar de ser uma peça inteiriça. A parte acima da cabeça do piloto deve ser mais fina para permitir a ejeção através do canopi, por causa da versão F-35B. Em voo pairado não há tempo para esperar o vento tirar o canopi do caminho do piloto na hora da ejeção. Alem disso, o canopi inteiriço não deve oferecer o mesmo nível de proteção que um com para brisas convencional. Como o F-35 é um caça que vai operar à baixa altitude (ao contrário do F-22), é necessário um para brisas mais forte.… Read more »

Clésio Luiz

Poggio, arranja outras imagens do protótipo “2011” que mudaram mais coisas:

– A porta do trem dianteiro mudou de formato;
– A ponta do bordo de fuga das derivas móveis receberam um recorte;
– A parte superior da entrada de ar dos motores está inclinada.

Clésio Luiz

http://forum.keypublishing.com/showthread.php?121331-J-20-Thread-8/page10

Na página anterior tem uma imagem de frente onde dá para ver as novas entradas de ar e o que parece ser um domo facetado abaixo do nariz, provavelmente um IRST.

Oganza

Eu não se o motivo é só segurança ou para simplesmente não comprometer o sistema de ejeção.

Será que eles não devem estar tentando equilibrar as questões de RCS do cockpit tb?

Será que eles já dominam os materiais para a cobertura transparente “não” refletirem as ondas eletromagnéticas?

Lembro quando um piloto da USAF ficou preso dentro de um F-22 e os bombeiros tiveram que cortar o canopi e eu achei a espessura MUITO fina, sempre imaginei algo como os “vidros” balísticos usados em carros, mas pelo visto não é assim… =/

segue o canopi cortado:

http://www.google.com.br/imgres?client=firefox-a&hs=u7G&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial&biw=1920&bih=881&tbm=isch&tbnid=Hiy6Tfdy-nSoZM%3A&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.defesabr.com%2FFab%2Fcacas_EUA.htm&docid=nSgtgRf-qsMMlM&imgurl=http%3A%2F%2Fwww.defesabr.com%2FFab%2FF-22_Preso_2.jpg&w=550&h=414&ei=X4rZUs7cGMKgkAfnqYCgBg&zoom=1&ved=0CFoQhBwwAg&iact=rc&dur=389&page=1&start=0&ndsp=31

Sds.

Oganza

Roberto,

rsrsrsrs um Pteranodonte foi pesado… rsrsrs

mas o bom mesmo foi o motivo que deixou o piloto preso na cabine do F-22… o “trio-elétrico” original de série não funcionou rsrs e o cara ficou lá falando com a torre, com a APU ligada se não ele não teria oxigênio…

Parece até que consideraram uma ejeção, mas ai resolveram chamar os bombeiros e suas cerras de U$ 50 para cortar a capota de U$ 1 milhão… rs.

Sds.

Carlos Alberto Soares

“Roberto F Santana 17 de janeiro de 2014 at 19:37 # So mesmo nos EUA, os caras pagam um mico desses e ainda divulgam, e um pais e tanto! Em outro lugar fechariam a base aerea nao permitindo que ninguem saisse e no Brasil alem disso, implantariam uma CPI, a CPI do canopi.” Concordo, realmente sobre os EUA. Na China e na Rússia fariam o que você falou. No Irã seria sabotagem do meu primo Jacob e fuzilariam todo mundo. No Brasil, antes da CPI iam negociar cargos, verbas, comi$$ões, tudo junto e somado. Se não abrir as “pernas” ai… Read more »

Carlos Alberto Soares

Nessa foto esse canopi num tá parecendo um mock-up ?

Sei lá ….

Carlos Alberto Soares

“Clésio Luiz
17 de janeiro de 2014 at 16:06 #”

Putz nessa foto o canopi tá parecendo mesmo.