Parque de Material Aeronáutico de Recife é transformado em núcleo

3

PAMA-RF - simbolo em fuselagem - foto Joker - Poder Aéreo

Na edição de 2 de janeiro de 2014 do Diário Oficial da União (DOU), foi publicada uma portaria que alterou a estrutura organizacional do Parque de Material Aeronáutico de Recife – PAMA-RF. Agora, o PAMA-RF tornou-se o Núcleo do Parque de Material Aeronáutico de Recife, o que normalmente significa tanto uma redução de suas atividades quanto de seu pessoal.

Isso já era esperado, dado que a organização tinha como uma de suas principais atividades o apoio à frota de jatos AT-26 Xavante da Força Aérea Brasileira, que deixou de equipar seu último esquadrão da Aviação de Caça em dezembro de 2010 e cujos derradeiros exemplares (apenas três aeronaves) em serviço hoje são apenas utilizados para estágios de voo do curso de piloto de testes, no IPEV / DCTA, em São José dos Campos  – veja um dos aviões na foto abaixo.

Abaixo, segue o texto original da portaria, com data de 26 de dezembro de 2013, e publicada na última quinta-feira. Para acessar a página do DOU em que está publicada, clique no link ao final. Para saber mais sobre o PAMA-RF (Assim como da Base Aérea de Recife), o AT-26 Xavante e assuntos relacionados, clique nos links da lista mais abaixo.

Domingo Aereo - AFA 2013 - Xavante 4509 exposto 2

COMANDO DA AERONÁUTICA

GABINETE DO COMANDANTE

PORTARIA Nº 2.247/GC3, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2013

Altera a estrutura organizacional do Parque de Material Aeronáutico de Recife, transformando-o em Núcleo do Parque de Material Aeronáutico de Recife e dá outras providências.

O COMANDANTE DA AERONÁUTICA, no uso das atribuições que lhe confere o inciso V do art. 23 da Estrutura Regimental do Comando da Aeronáutica, aprovado pelo Decreto nº 6.834, de 30 de abril de 2009, e considerando o que consta no Processo nº 67100.004695/2013-74, resolve:

Art. 1º Alterar a estrutura organizacional do Parque de Material Aeronáutico de Recife (PAMA-RF), criado pela Portaria Ministerial nº 224, de 10 de julho de 1946, transformando-o em Núcleo do Parque de Material Aeronáutico de Recife (NuPAMA-RF), a contar de 02 de janeiro de 2014.

Art. 2º Subordinar o NuPAMA-RF à Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB).

Art. 3º Ficam mantidas a sede e a responsabilidade pelos acervos documental, patrimonial e histórico do referido PAMA-RF.

Art. 4º A missão do NuPAMA-RF será estipulada pelo Comando-Geral de Apoio (COMGAP).

Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

TEN BRIG AR JUNITI SAITO

FONTE: Diário Oficial da União (edição de 2 de janeiro de 2013)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carcará 01

Realmente, já era esperada essa notícia, inclusive ja tinha ouvido falar da boca de um colega que trabalha la de que o PAMA RF iria acabar… Uma pena, mas se for pro bem da força, que seja feito.

R.I.P.

juarezmartinez

Começou o processo que eu havia comentado aqui já anteriormente, ou é isso ou é “chon” para aeronaves, vem aí BAAF e PAMA Afonsos, seguidos de BAFL.

Grande abraço

jailson silva

Se voce tiver algimas foto do parque por favor compartolhe!