Thud_Ridge2

Thud Ridge é uma cadeia de montanhas ao norte de Hanói no Vietnã. Recebeu este nome pois era uma referência geográfica usada pelos pilotos para navegação. A cadeia de montanhas era apontada para a cidade, a direita da foto e no fim dela ficava a base aérea de Phuc Yen, uma base de MiGs que defendiam a cidade.

A imagem acima foi tirada do Google Maps. Mostra aproximadamente a visão dos pilotos americanos que vinham do oeste, saindo do Laos, na direção leste em direção a Thud Ridge. As patrulhas aéreas de MiGs ficavam esperando os caças americanos no canto superior direito e quando saiam dos alvos ao redor de Hanói, mais à direita ainda.

ThudRidgeOs pilotos americanos voavam a 4.500 pés, para evitar a artilharia antiaérea, e era a altitude ideal limite para o melhor desempenho dos mísseis SA-2. A imagem deve representar aproximadamente a altitude voada.

As imagens ao lado e  abaixo mostram uma descrição do local e uma arte de aviação mostrando um F-105 Thunderchief (apelidado de Thud pelos pilotos) passando pelo rio Vermelho com a Thud Ridge ao fundo. Na imagem os caças estão indo na direção contrária a Hanói.

 

Thud_Ridge

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

Taí um avião que gostaria de ter voado! Apesar de ter sido concebido para um cenário nuclear na Europa, fez alguns milagres no Vietnã. Tive a oportunidade de vê-lo em um museu em Dallas, e fiquei impressionado com o tamanho. O MIG-21 perto dele paraece um FIAT UNO perto de uma HILLUX! Há bons sites na Internet criados pelos que voaram a máquina no Vietnã, com filmes, fotos e histórias fenomenais. O Gen Charles Horner, comandante da Força Aérea Componente na Guerra do Golfo (1991), voou o mesmo lá, como capitão. Todos os erros que pressenciou lá procurou corrigi-los como… Read more »

Carlos Alberto Soares

Vou aos sites, certamente será interessante.