Gripen - Orgulho em se Tornar Brasileiro - Bruno P Teixeira

ClippingNEWS-PA  Eduardo Brick, especialista do Núcleo de Estudos de Defesa, Inovação, Capacitação e Competitividade Industrial da Universidade Federal Fluminense, em vez de comemorar ou criticar a compra dos novos caças Gripen suecos pela Aeronáutica, prefere uma visão pragmática e de longo prazo. Por mais paradoxal que a afirmação possa parecer, diz ele, essa decisão não será importante para a defesa do Brasil nos próximos 20 anos, e sim para daqui a 30 a 50 anos.

Nesse raciocínio, o país simplesmente não tem no momento recursos humanos, tecnológicos, industriais e financeiros para se opor a eventuais ameaças. Mas pode aproveitar a oportunidade para desenvolver sua Base Logística de Defesa (BLD). Esse, diz ele, pode ser um dos principais benefícios da escolha do Gripen – a ampliação da capacitação industrial e tecnológica não só da Embraer como de muitas empresas de sua cadeia produtiva em produtos cuja tecnologia o Brasil ainda não domina.

Portanto, Eduardo Brick acha que o planejamento de hoje deve visar, prioritariamente, a um horizonte mais longínquo, não importando se o Gripen não é uma das mais eficazes armas existentes hoje. “O que importa é que essa aquisição pode ser um importante instrumento para o Brasil se capacitar para conceber e desenvolver aeronaves de combate amanhã.”

Do ponto de vista de desenvolvimento econômico e social, a BLD, apesar de sua finalidade precípua não ser essa, ressalta Brick, é instrumento importantíssimo de política industrial, por vários motivos:

A) Atua no limiar do desenvolvimento tecnológico;

B) Políticas industriais de conteúdo nacional para defesa são necessárias por questões de garantia de suprimento de itens críticos (que são cerceados pelos países que detêm essas tecnologias) e não oneram a economia como um todo.

C) A capacitação industrial construída tem uso dual. Ele cita o exemplo da Embraer, que, após décadas procurando se capacitar com produtos de uso militar, conseguiu desenvolver jatos comerciais e ser importante ator no mercado internacional de produtos civis.

Para o especialista da Universidade Federal Fluminense, a defesa nacional na era pós-industrial depende de dois instrumentos fundamentais: as Forças Armadas (FFAA) e a Base Logística de Defesa (BLD) . A construção de qualquer uma delas é uma tarefa de décadas, mas a criação da BLD pode ser mais difícil devido à aceleração do desenvolvimento tecnológico, que causa obsolescência rápida de qualquer produto de defesa.

Portanto, diz Brick, não é sensato, nem financeiramente exequível, manter grandes estoques de produtos de defesa, exceto, evidentemente, se houver iminência de conflito, mas, sim, de capacidade industrial para inovar continuamente.

A Estratégia Nacional de Defesa define, muito apropriadamente, diz ele, que a construção e sustentação de uma BLD adequada às necessidades brasileiras são um dos seus eixos fundamentais. Não se pode esquecer, ressalta Eduardo Brick, que o Gripen é apenas um projeto de cerca de R$ 11 bilhões, em um programa de R$ 1 trilhão, valor estimado para o Plano de Articulação e Equipamentos de Defesa (Paed), em 20 anos.

Na sua avaliação, com a atual estrutura de governança da BLD brasileira, o país corre um sério risco de sofrer um “apagão de gestão” se o orçamento aumentar, e o Paed realmente deslanchar. Há nada menos que seis ministérios envolvidos, “numa estrutura caótica”.

No caso de recursos humanos, a necessidade monta a vários milhares de profissionais, principalmente engenheiros, altamente qualificados e experientes em definição de requisitos e especificações, teste e avaliação de sistemas, gestão de projetos complexos, negociação de contratos, entre outras coisas.

FONTE: O Globo (coluna do Merval Pereira), via Resenha do EB

NOTA DO EDITOR: agradecimento ao leitor Bruno Pongeluppi Teixeira pela ilustração inicial

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alberto Soares

“Na sua avaliação, com a atual estrutura de governança da BLD brasileira, o país corre um sério risco de sofrer um “apagão de gestão” se o orçamento aumentar, e o Paed realmente deslanchar. Há nada menos que seis ministérios envolvidos, “numa estrutura caótica”.” Fruto da falta de Gestão que tenha como alvo Projeto de Pais. Os PTralhas e seus acéfalas tem somente a ambição do poder. República sindicalista do brasil, é com “b” minúsculo mesmo. Bilhões, trilhões jogados no lixo. Mas na máxima Leninista/Stalinista/Trotskysta o que importa é o domínio do poder para manobra da massa, a manutenção da ignorância… Read more »

Galeão Cumbica

Definitivamente não quero tornar isso um lugar politico, mas diante destes posts, coloca o PT como o principal mal deste pais, eu não sou petista e nem pmdbista ou pdtista, eu so acredito que tenha a quadrilha A e B, portanto a A estando no poder a B esta querendo derruba-la e assim sucessivamente! Agora não sei de onde alguns foristas tiram esta ideia infundada que o PT é o grande mal do nosso pais, o nosso maior problema é a corrupção que esta inserida em todas as camadas da sociedade! abrindo assim um buraco para a ausencia completa do… Read more »

Marcos

Não sei, acho que sou contra tudo aquilo que a maioria apoia ou acha correto. Quanto mais gente apoiando alguma coisa, mais longe eu fico.

E quanto mais vejo gente apoiando a compra do Gripen, cada vez mais acho que a decisão não foi técnica, antes foi política.

Galeão Cumbica

Marcos, Sem dúvida que o GF não tomou uma decisão pensando em todas estas variaveis, mas tomou uma decisão. Na minha opinião o Gripen foi escolhido por exclusão, exclusão dos outros, um por ser caro e outro por ser do espião de emails(sem levar em consideração aquelas coisas de peças americanas)! Espero que com as idas e vinda, deste GF sem planos de longo prazo, ou de curto, ou seja sem planos algum, seja uma otima escolha para o país. Ainda acho que o Brasil não da passo algum pra frente enquanto não se decidir pra que lado fica! em… Read more »

Observador

Galeão Cumbica28 de dezembro de 2013 at 10:12 # O partidinho é o grande hoje sim, a grande causa de atraso deste país. Se elegeu sob a bandeira da ética, prometendo mudar tudo o que estava aí. Não apenas não mudou como cuidou de corroer e aparelhar todas as instituições que pode. Lotearam a máquina pública entre seus aliados políticos e hoje cada ministério é um feudo; ninguém trabalha em conjunto e se possível, ainda trabalham contra. Sei que este não é o foro para discussão política e nem é minha intenção. Quero apenas fazer um introito, traçar um panorama… Read more »

Nick

Caro Marcos, É claro que houve um componente político na decisão pelo Gripen NG. Podemos dizer que por linhas tortas, a Dilmona tomou a decisão certa, e a repercussão positivia, da midia, opinião pública e partidos em geral (PT e oposição) comprovam isso. Se desse o SH ou Rafale com certeza a repercussão não seria tão positiva, seja pelo custos, seja pela dependência do congresso americano. Sobre a nota, Realmente é muito difícil criar uma cadeia logística de Defesa. Criar um ciclo virtuoso, entre investimentos em pesquisa, encomendas das FA’s de tal forma que se possa manter essas empresas sempre… Read more »

Galeão Cumbica

Observador,

ótimas observações, mas como vc disse não é local para esta discusão, agora comentando na defesa de nossas Usinas Hidreletrica, quem faria a defesa de Itaipu, quando estive la da ultima vez, pergunte pro pessoal la sobre isso eles so me disseram que era proibido qualquer avião passar por la, mas não disse que havia um plano de defesa!

PS: o PT só é a quadrilha da vez, qualquer que seja quem pegar esta boca la, vai fazer a mesma coisa!

sds
GC

Carlos Alberto Soares

“Observador 28 de dezembro de 2013 at 12:06 # Galeão Cumbica28 de dezembro de 2013 at 10:12 # O partidinho é o grande hoje sim, a grande causa de atraso deste país. Pior ainda fizeram com o Pró-alcool, desmantelado pelo governo atual pelo preço subsidiado da gasolina. Um programa único no Mundo, funcionando há mais de 30 anos e que poderia manter parte de nosso sistema de transporte funcionando em caso de um bloqueio naval. E o PT vai fazer 12 anos de Poder em que não “tem competência nem vontade para fazer nem o básico, como já dito.” Concordo,… Read more »

André Sávio Craveiro Bueno

Por conta do mercado global de caças, de seus concorrentes e do que os clientes (e suas ameaças) desejam não é interessante produzir (pesquisar-desenvolver-produzir) esse tipo de aeronave. Como mencionado pelo Eduardo Brick, interessante é possuir condições de suprir os caças (e outros sistemas de armas) com aquilo que é necessário para sua operação. Certamente os investimentos serão relativamente menores e mais diluídos entre os eventuais fornecedores nacionais. Uma Base Logística de Defesa alimentaria tanto a economia quanto os setores de P&D. Ter a expertise de projetar e desenvolver um caça é desejável, mas a situação econômica nacional e mundial,… Read more »

Marcos

“Eduardo Brick acha que o PLANEJAMENTO de hoje…”

O problema é esse, não há planejamento.

Almeida

Marcos, e quando há, é um PAEMB megalomaníaco e surreal.

Galeão Cumbica

Estimados Editores,

Desproporcional este seu comentário, nos além de defesa estamos discutindo ideias, sobre a parte politica envolvida se voces notaram, o amigo Carlos tem uma visão de que um partido A no poder a muito tempo é o responsavel, eu ja acho um pouco diferente, minha visão ja é que qualquer partido A, B ou C faria a mesma coisa.

sds

GC

Almeida

Quanto à questão política, a corrupção não é intrínseca ao povo brasileiro nem à um partido específico.

A corrupção é grande porque o Estado é enorme!

Falando agora do partido que está há mais de 10 anos no poder, o problema é que ele adora inchar mais ainda o já inchado Estado Brasileiro. Não tem como esperar outro resultado que não maior corrupção e desperdício.

Oganza

Antes de mais nada: A CORRUPÇÃO não é de um governo, partido A ou B. A corrupção é do POVO, nós somos o corrupto por uma série de conjunturas políticas, sociáis e históricas como já foi dito aqui uma vez e repto: – Não existe político corrupto, o que existe é um cidadão corrupto que virou político. Mas voltando ao post, o Sr Eduardo Brick acerta em diversos pontos, principalmente no conceito de BLD e talvez, desde o apagão da industria de defeza que sofremos nos anos 80, possamos retomar o caminho da picada. Mas ao contrário do que muitos… Read more »