Para jornal francês, negociação entre Brasília e Estocolmo deve durar entre um e dois anos

11

Embraer sai ganhando com a escolha do Gripen pelo Brasil, diz o Les Echos

 

Gripen

Adriana Brandão

ClippingNEWS-PA  A vitória do Gripen na licitação para a compra de caças pelo Brasil continua dando o que falar na imprensa francesa. O jornal Les Echos desta quinta-feira, 26 de dezembro de 2013, traz dois artigos analisando as consequências da compra dos 36 caças para a construtora sueca de aviões Saab e para a brasileira Embraer. Em destaque nas primeiras páginas dos jornais de hoje, a escalada da violência na República Centro-Africana.

Apesar da vitória do Gripen na licitação para a compra de caças pelo Brasil a construtora sueca de aviões Saab vai controlar custos e cortar pessoal. Segundo o diário econômico Les Echos, a vitória da licitação brasileira garante o futuro do caça sueco. O contrato, avaliado em 4;5 bilhões de dólares, vai reduzir os riscos financeiros ligados ao desenvolvimento da nova geração do Gripen negociada com o Brasil, o Gripen NG.

Mas apesar desse contrato, que é o maior da história da empresa, a Saab sofre, como todos os outros construtores aeronáuticos ocidentais, de cortes nos orçamentos de defesa e militar. Resultado: a empresa, que emprega 14 mil pessoas e tem um volume de negócios de 2,7 bilhões de euros, vai demitir entre 150 a 250 pessoas.

Embraer

Para o Les Echos, quem sai ganhando com essa licitação para a compra de caças é a Embraer. A empresa brasileira será associada na fabricação do Gripen NG e vai receber todas as informações industriais da Saab. Com isso, a Embraer espera um dia produzir e vender seus próprios caças de combate.

A expectativa é ampliar o volume de negócios do setor de defesa que hoje representa 20%, isto é, cerca de 1,2 bilhão de dólares. Um empresário citado pelo Les Echos avalia em 10 bilhões de dólares o retorno econômico para a Embraer nessa associação para a construção de caças no Brasil.

Mas o contrato para a venda dos Gripen é complexo justamente por causa dessa transferência de tecnologia para o Brasil e a negociação final entre Brasília e Estocolmo deve durar entre um a dois anos, acredita o Les Echos.

Violência na República Centro-Africana

A preocupação com o aumento da violência na Republica Centro-Africana está estampada nas primeiras páginas dos jornais franceses de hoje. “Os soldados franceses no caos de Bangui”, capital centro-africana, escreve o Le Figaro. O jornal informa que três semanas após o início da operação militar francesa para acabar com a violência no país, os soldados estão no meio do fogo cruzado entre grupos armados muçulmanos e católicos.

A situação é explosiva. Não houve trégua no Natal. Ontem, novos combates, principalmente nas proximidades do aeroporto da capital, provocaram cenas de violência e pânico. O exercito francês teve que intervir informa o Le Parisien. Desde o dia 5 de dezembro, quase mil pessoas morreram no país.

Para o Libération, a França está numa armadilha na República Centro-Africana. O exercito francês, associado a duvidosos soldados do Chade que formam a força da ONU no país, está tendo que adotar uma posição de árbitro nesse conflito, cada dia mais religioso.

FONTE/FOTO: RFI/Saab

NOTA DO EDITOR: o subtítulo é o título original

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alberto Soares

Um ano para dar escopo macro e iniciar a produção, mais um ano de ajustes finos. Normal numa aquisição/compartilhamento/complementação dessa natureza.

Carlos Alberto Soares

Envolvimentos da França na África, o Hollande se engajou numa tremenda dor de cabeça, foi boi de piranha nessa, nem a OTAN e os EUA entraram com a cara e a coragem, é coisa da esquerda falida “mes amis français” !

Nick

Francesada pondo “olho-gordo” nas negociações. 🙂

[]’s

Fighting Falcon

Roberto F Santana, não sei se é de seu conhecimento mas o autor do projeto do Super Tucano foi o Cel Nery. ele e outro capitão elaboraram uma dissertação no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (se não me engano) que versava uma versão do Tucano para interceptação e ataque a helicopteros (T-27H).
Ele melhor que ninguém para falar a respeito.

glaison

Resistência Francesa.

Klesson

A meu ver, os franceses não deveriam se preocupar com as demissões na SAAB, uma vez que se eles não conseguirem vender o Rafale logo, demitirão muito mais.

Carlos Alberto Soares

“Klesson
27 de dezembro de 2013 at 13:53 #

A meu ver, os franceses não deveriam se preocupar com as demissões na SAAB, uma vez que se eles não conseguirem vender o Rafale logo, demitirão muito mais.”

Colega veremos o samba do francês doido depois que a Índia voltar atrás e ir de Tufão, aí é que Hollande e a Dassault vão sentir a “rajada”, a Czarina dos Hangares !

Carlos Alberto Soares

“Roberto F Santana
27 de dezembro de 2013 at 11:33 # ”

Caro colega, interessante. Mas com todo respeito,
“Off Topic”.

Carlos Alberto Soares
Fernando "Nunão" De Martini

Carlos Alberto,

Fui eu que sugeri que o Roberto fizesse a pergunta em “off topic” num post mais recente em que queria falar com outro comentarista específico, pois ele havia feito o comentário numa matéria (onde não era off topic) que já está algumas páginas para trás outras. Nesse caso específico, ou quando não há outra matéria na primeira página com algum assunto relacionado ao “off-topic”, nós abrimos exceções.

Fernando "Nunão" De Martini

Carlos Alberto, já sobre o seu off topic,

Como escrevi no comentário anterior, off topic é permitido em certas condições, e o link que você colocou está dentro dessas condições.

Porém, por gentileza, pedimos que não fique repetindo esse mesmo comentário (esse da compra da concorrente da Embraer) com esse mesmo link em diversos posts. Isso é desnecessário, basta um, e todo mundo vê.

Saudações!