Internauta registra objetos voadores iluminados. Especialistas da USP apontam possibilidade de aeronaves em manobras. Ufólogos consultados pelo G1 também acreditam que sejam aeromodelos.

 

OVNI sobre Pirassununga

ClippingNEWS-PA  Um vídeo que mostra objetos voadores iluminados no céu de Pirassununga (SP) intrigou os moradores. A gravação foi feita por volta das 19h30 do dia 9 de dezembro, no Parque dos Eucaliptos, na altura do horto florestal. O internauta Daniel Quaresma Dias enviou o arquivo por meio do VC no G1. Especialistas da USP apontaram a possibilidade de se tratar de aeronaves em manobra, aeromodelos ou ainda objetos lançados manualmente com elástico. Ufólogos consultados pelo G1 também acreditam que sejam aeromodelos. A Força Área Brasileira (FAB) informou não foram registradas operações aéreas na data e horários informados.

O psicólogo de 31 anos publicou o vídeo em uma rede social e gerou diversos comentários e compartilhamentos. “Eu estava no escritório da minha casa quando vi as luzes, fiquei impressionado e chamei minha mulher que estava na sala para ver também. Resolvemos ir à sacada para eu começar a filmar de um ângulo melhor. Foi quando comecei a gravar as luzes que subiam e desciam. Elas continuaram lá por aproximadamente quatro minutos. Nisso um helicóptero apareceu com uma luz forte e vermelha, veio em direção a nossa casa, deu a volta e foi em direção às luzes, nisso os objetos estranhos desapareceram”, contou Dias.

Segundo a mulher de Dias, a gestora ambiental Mirela Nogueira, de 30 anos, eles nunca tinham visto algo parecido. “Um amigo disse que poderia ser um brinquedo do tipo asa delta de controle remoto. Mas, as luzes estavam altas para ser algo do tipo, e não tinha mais sol. A direção que eles estavam também não era do aeroclube e sim do horto florestal, então achei bem estranho. Nunca acreditei em óvni, mas a partir do momento que vi aquilo, comecei a duvidar que possam existir. Eu liguei para minha mãe, que acredita fielmente em óvnis e ela ligou para a FAB, mas o oficial informou que não estavam fazendo manobra naquela hora”, explicou.

O casal disse que os objetos estranhos não apareceram mais. “Depois que os ovnis sumiram, eu fiquei na janela a noite inteira para ver se voltavam. Enquanto eles estavam lá eu não fiquei assustado porque estavam longe, mas se viessem para nosso lado a situação ia ficar tensa”, brincou Dias.

Análise

Segundo o físico da Universidade de São Paulo (USP) Jorge Honel, apesar de a imagem ter uma resolução comprometida, as luzes podem ser de aviões da força aérea que realizavam manobras. “O prédio de fundo ao que parece está na sombra do prédio de onde está sendo feita a filmagem, que parece ter sido feita próxima do ocaso do Sol. Pelas aeronaves estarem mais altas, elas refletem a luz do sol em suas estruturas metálicas e forma a imagem vista no vídeo”, explicou.

Para o professor e chefe do Departamento de Engenharia Aeroespacial da USP de São Carlos (SP), Fernando Catalano, pode ser montagem, aeromodelos ou ainda objetos lançados manualmente com elástico. “No caso de aeromodelos é estranho eles estarem voando tão perto de antenas, o que não é recomendável. Eles também não operam próximos ao pôr do sol, ainda mais fazendo acrobacias a baixa altura”, disse.

Ainda de acordo com Catalano, se fossem óvnis ou qualquer coisa voando tão perto da base aérea, a FAB seria a primeira a identificá-los, pois se trata de espaço aéreo restrito e rastreado por radar.

A assessoria de imprensa da Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Pirassununga (DTCEA-YS) não foram registradas operações aéreas na data e horários informados, tanto operações na AFA como também de aeronaves particulares.

Ufólogia

Segundo o ufólogo e consultor especial da revista UFO Ricardo Varela Correa, o grupo de análise de imagens analisou o vídeo e concluiu que os objetos possivelmente são aeromodelos.

FONTE/FOTO: G1

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alberto Soares

Olha o vetor do GR aí ! kkkk rsrsrsrs ….

Marcos

São os americanos querendo tomar nossas riquezas.

Carlos Alberto Soares

Putz, pode ser verdade e vão comer nossas criancinhas e tomar o pré-sal, meu Deus ! Vou fugir para Pindorama !

Carlos Alberto Soares

Em Pindorama nossas Baa’s estão posicionadas, ninguém nem nunca antes na história desse pais levaram ou espionaram nossa cachaça. Beber pode !

Edgar

OVNIs RF…

Edgar

Na verdade são os cadetes da AFA testando o futuro novo modelo:

http://www.aereo.jor.br/2010/04/16/demonstrador-do-futuro-pos-gripen-versao-em-escala/

Carlos Alberto Soares

Dragão …. Cachaça …. hum hum …. GR …. tô ficando preocupado ….

Carlos Alberto Soares

Descobriram os ovni dususamericano:

http://www.youtube.com/watch?v=CQgcUQiFuxs

+ (mais)

http://economia.terra.com.br/avioes-fabricante-da-cessna-comprara-beechcraft-por-us-14-bi,5cefea9f84523410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

Esses Americanos não brincam em serviço e não rasgam dinheiro, tá ai a prova .

M@K

Acredito em vida fora do nosso Planeta, apesar de que vida inteligente seja algo um pouco difícil de encontrar lá fora. Mas como disse um astrônomo americano que não lembro o nome: “se só existir vida no Planeta Terra, então este fenômeno que chamamos de vida é uma anomalia no universo”. Apesar de acreditar em vida além-Terra, acho um pouco difícil estes seres conseguirem chegar até nós, devido as grandes distâncias. Isto dentro da física que conhecemos. Também não podemos nos iludir a toa. Outro dia um amigo me disse que ao cair da tarde uma enorme e misteriosa estrela… Read more »

Carlos Alberto Soares

“outro mundo” !
M@K
27 de dezembro de 2013 at 16:36 #

Brasília com seus politiqueiros, isso é outro mundo,
o deles !

M@K

Bah! O mundo dos politiqueiros de Brasília é o mundo da Lua: vivem com a cabeça fora da Terra/realidade. 😉

Carlos Alberto Soares

É, UFO !

Requena

A verdade está la fora… 😉

jacubao

Pelas manobas realizadas, deve ser alguns garotos brinando com os novos presentes que ganharam no natal e de quebra intalaram umas fitas adesivas de led.

Mayuan

Que pena que não foi na Amazônia senão poderiam lançar os ultra velozes Mi-35 para a interceptação….. 🙁

Baschera

Querem ver UFO’S ??

Aqui não tem como dizer que são aeromodelos, pratos lançados com elásticos…. etc….

http://www.youtube.com/watch?v=-fK5C2IPthk

Sds.

jacubao

O homem é muito prepotente em achar que só existe vida aqui na terra….

Carlos Alberto Soares

“O homem é muito prepotente em achar que só existe vida aqui na terra….”

É verdade, só não existe em Brasília !

Calma brasilienses, eu quis dizer ……….muitos …….pontinhos…….