Home Data Comemorativa Cerimônia militar celebra os 70 anos do 1º Grupo de Aviação de...

Cerimônia militar celebra os 70 anos do 1º Grupo de Aviação de Caça

282
3

70 anos do 1GAvCa

Marcada por lembranças de um passado histórico e heróico, a cerimônia militar do 70º aniversário do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), ocorrida na segunda-feira (23/12), na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), foi presidida pelo Ministro de Estado da Defesa, o Embaixador Celso Amorim, acompanhado do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito.

Baseado no legado de tradições do Grupo, o Comandante do 1º GAVCA, Tenente-Coronel Aviador Almeida realizou uma homenagem aos oito veteranos de apoio logístico e de manutenção presentes ao evento. Eles receberam das mãos do Ministro da Defesa e do Comandante da Aeronáutica uma lembrança. “O papel dos senhores na Segunda Guerra Mundial, no chão da Itália, foi tão importante quanto o dos pilotos”, destacou o Tenente-Coronel Almeida.

O Comandante da Aeronáutica fez uma homenagem ao Ministro da Defesa, como agradecimento pela conclusão do projeto FX-2, com a entrega de um cachecol e um capacete da Aviação de Caça, pelo piloto mais moderno do Grupo de Caça, Primeiro-Tenente Aviador De Souza. “No semblante de cada um dos pilotos de caça presentes, podemos observar uma alegria indisfarçável, não pela aeronave moderna e de tecnologia avançada que irá equipar seus esquadrões, mas pelo fato de que com esse vetor (Gripen NG) os pilotos de combate poderão cumprir integralmente sua missão”, finalizou o Comandante.

O Ministro da Defesa agradeceu a homenagem destacando a importância do país ter as suas forças armadas bem equipadas e enfatizou os esforços que vem empenhando para que isso ocorra.

Durante a cerimônia, foram destacados também os militares do 1º GAVCA com a entrega dos distintivos operacionais aos militares que completaram 15, 10 e 5 anos de tempo de serviço em unidades de caça; do prêmio SIPAER para militares que se destacaram voluntariamente nas atividades de prevenção de acidentes; prêmio de piloto mais eficiente e graduado e praça padrão do ano de 2013.

MUSAL pintura P-47 Thunderbolt aviao FAB

Histórico do 1º GAVCA

No início da década de 40 o mundo vivia os horrores da Segunda Grande Guerra e o Brasil acompanhava os fatos, não acreditando que dela viesse a tomar parte.

Porém, com os ataques a navios mercantes brasileiros por submarinos alemães em nossa costa, o estado de beligerância tornou-se inevitável e, em agosto de 1942, o Brasil declarou guerra aos países do Eixo.

Dentro desse contexto, foi criado, pelo Decreto-Lei n 6123, de 18 de dezembro de 1943, o 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), tendo sido designado para o seu comando o então Major Aviador Nero Moura.

No período em que operou nos céus da Itália, o 1º GAVCA realizou inúmeras missões de guerra, culminando com o dia 22 de abril de 1945, quando realizou 44 saídas com apenas 22 pilotos, obtendo expressivos resultados. Por esse motivo, nessa data comemora-se o Dia da Aviação de Caça Brasileira.

Ao término da guerra, o Grupo retornou ao Brasil em julho de 1945, ficando incorporado ao 1º Regimento de Aviação da Base Aérea de Santa Cruz, sendo o responsável por implantar a doutrina de Aviação de Caça na Força Aérea Brasileira.

Em 22 de maio de 1953 inaugura-se a era do jato na caça brasileira, com os TF-7 e F-8 Gloster Meteor, de fabricação inglesa. Em 1975, o Grupo de Caça entrou na era dos caças supersônicos, com a aquisição dos F-5E Tiger II, que permaneceram em operação até o início de 2008.

Hoje o 1º GAVCA opera os modernos F5-EM, constituindo-se na ponta de lança da caça brasileira, devido à sua versatilidade e eficiência. Subordinado operacionalmente à Terceira Força Aérea e administrativamente à Base Aérea de Santa Cruz, o 1º GAVCA, segue cumprindo todas as missões da Aviação de Caça horando o legado inesquecível de seus antepassados na Itália.

FONTE: www.fab.mil.br

LEIA TAMBÉM:

3
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Carlos Alberto SoaresRinaldo NeryAndré Sávio Craveiro Bueno Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
André Sávio Craveiro Bueno
Visitante
Member
André Sávio Craveiro Bueno

Muito pode ser dito sobre o 1o Grupo de Caça e seus membros.

Certamente o que escreverei não é original mas penso que se o legado de capacidade, organização, coragem e desprendimento de toda a equipe inspirasse a classe política deste país, certamente estaríamos em situação muito melhor, em todas as áreas.

Rinaldo Nery
Visitante
Member
Rinaldo Nery

O filme feito pelo Erik de Castro contando a saga do Grupo na Itália foi fenomenal. Não sei se todos os amigos tiveram a oportunidade de assisti-lo. A única falha foi não ter divulgado a Ópera do Danilo, encenada anualmente durante a Reunião da Aviação de Caça (RAC), em Santa Cruz.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares