Armando Rafale com GBU 12 no Chade - foto 4 Força Aérea Francesa

Alerta foi para operações francesas sobre a República Centro-Africana

Entre 5 e 6 de dezembro, caças Rafale da Força Aérea Francesa desdobrados em NDjamena, no Chade, foram rapidamente colocados em alerta após o presidente francês François Hollande anunciar o lançamento da “Operação Sangaris”, na República Centro-Africana. Também entraram em alerta os reabastecedores C135.

Rafale em alerta no Chade para operação na Rep Centro-Africana - foto 2 Força Aérea Francesa

Armando Rafale com GBU 12 no Chade - foto Força Aérea Francesa

Com o alerta, o pessoal de inteligência providenciou mapas e dados da área para pilotos e tripulantes de Rafale e C135, que assim já podiam ter a noção do raio de ação para as missões, ameaças terra-ar, meios de recuperação em caso de ejeção, entre outros. Ao mesmo tempo, o pessoal de terra armou os caças em várias configurações permitidas pelo Rafale, como bombas guiadas a laser e pods de reconhecimento de nova geração (Reco-NG). Essas configurações também permitem que o caça mude de missão e de alvos numa mesma surtida.

Armando Rafale com GBU 12 no Chade - foto 3 Força Aérea Francesa

Armando Rafale com GBU 12 no Chade - foto 2 Força Aérea Francesa

Com o alerta, os caças precisam decolar em tempo limitado, tanto para colher dados de inteligência ou realizar demonstrações de força na República Centro-Africana, com o C135 pronto para estender o raio de ação dos jatos de combate ou ampliar sua permanência na área de operações. As aeronaves pertencem ao chamado “dispositivo Epervier”, desdobrado no Chade.

Rafale em alerta no Chade para operação na Rep Centro-Africana - foto Força Aérea Francesa

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da França (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments