Gripen: MD da Suécia telefona a Amorim, que menciona cessão de versões C/D

14

Gripen NG Demo decolando de Malmen - 7 - foto A Galante - Poder Aéreo

Em telefonema à Amorim, ministra da Defesa da Suécia manifesta satisfação com escolha do Gripen NG

Brasília, 20/12/2013 – A ministra da Defesa da Suécia, Karin Enström, manifestou hoje a satisfação do governo e do povo suecos com a decisão do governo brasileiro de iniciar as negociações para aquisição dos caças Gripen NG, da empresa SAAB.

O contentamento com a escolha foi transmitido durante a manhã, em telefonema ao ministro da Defesa, Celso Amorim. Na ocasião, Amorim recordou os critérios técnicos que orientaram a decisão brasileira e expressou confiança no bom curso das negociações.

O ministro ressaltou à Karim Enström que, com a opção pelo Gripen, o Brasil inicia um relacionamento de longo prazo com a Suécia, dando concretude à parceria estratégica firmada entre os dois países em 2009. Essa parceria, acrescentou ele, inclui transferência e desenvolvimento conjunto de tecnologias relacionadas à aeronave.

Durante a conversa Amorim mencionou, ainda, o interesse brasileiro em aprofundar tratativas sobre a cessão antecipada de caças Gripen C e D ao Brasil, até que as primeiras unidades adquiridas sejam entregues em 2018.

Ao confirmar as premissas da parceria industrial, tecnológica e militar que se abrem entre os dois países, a ministra sueca informou que, no início de 2014, seu país apresentará ao governo brasileiro propostas concretas sobre a cessão antecipada de caças, e sobre a capacitação da Força Aérea Brasileira (FAB) para operar a nova aeronave.

A ministra da Defesa da Suécia convidou o ministro Celso Amorim a realizar visita de trabalho a Estocolmo no primeiro semestre de 2014 para uma primeira avaliação do curso das negociações bilaterais.

Também durante a manhã de hoje (20/12) foi realizada, na sede do Ministério da Defesa, a primeira reunião com representantes da Saab (foto abaixo). Coordenado pelo secretário-geral do Ministério, Ari Matos Cardoso, o encontro teve a participação de representantes da empresa, incluindo seu vice-presidente, Dan Jangblad, e da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) da FAB.

Reunião no MD para tratar do Gripen NG - foto J Cardoso -  Ministério da Defesa

Na ocasião, foi apresentada uma proposta de cronograma que inclui as etapas relativas à elaboração dos contratos que darão sustentação jurídica à aquisição das aeronaves. A proposta apresentada será agora apreciada pela empresa, que deverá se pronunciar nos próximos dias sobre sua viabilidade. A previsão inicial é a de que o contrato de aquisição seja assinado até o final de 2014.

O Ministério da Defesa instituirá um grupo de trabalho para realizar o acompanhamento do andamento nas negociações. Além da Defesa, deverão participar do grupo representantes dos ministérios do Planejamento e da Fazenda.

FONTE / FOTO DE BAIXO (J. Cardoso): Ministério da Defesa – Assessoria de Comunicação Social (Ascom)

NOTA DO EDITOR: o título original é o subtítulo

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sniper

É a Suécia em mach 3, meu povo!

maxi47

Parece que agora as coisas vão acontecer bem rapidamente, olha só como a politica, vide politicos brasileiros são um atraso para a nossa grande nação.

Observador
Gilberto Rezende

Esta foi uma iniciativa muito importante, até porque partiu da Ministra de Defesa Sueca,

Além de bem mais bonita que a Donna da Boeing a Ministra sueca MORENA ao tomar a liderança e boa vontade em liberar caças da sua Força Aérea que podem ser utilizados rapidamente,

Pode inclusive disponibilizar de imediato convite para envio de militares para realizar a conversão operacional dos pilotos da GDA e mecânicos para os Gripens C/D independentemente até da assinatura de contratos se desejar…

Uma iniciativa muito boa…
Tomara que acompanhemos o passo…

Marcos

Alguém aqui sabe se o simulador que virá para o Brasil é aquele mingauzinho que eles levam para tudo quanto é canto? Ou é esse ai abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=nQHs32UwF_Y

GHz

CREDN irá acompanhar as negociações para a compra do caça Gripen

Brasília – Após o anúncio do ministro da Defesa, Celso Amorim, e do Comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, de que o Brasil irá adquirir o caça Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB), o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, Nelson Pellegrino (PT-BA), informou que a Subcomissão Permanente dos Projetos Estratégicos das Forças Armadas acompanhará todas as negociações até a assinatura do contrato, o que levará cerca de 12 meses. (…)

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/credn-ira-acompanhar-as-negociacoes-para-a-compra-do-caca-gripen

GHz

http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2013/12/20/senado-fara-audiencia-publica-sobre-a-compra-de-cacas-suecos 20/12/2013 – 17h55 Comissões – Relações Exteriores – Atualizado em 20/12/2013 – 20h41 Senado fará audiência pública sobre a compra de caças suecos (…) No Senado, foram positivas as primeiras reações à escolha da Suécia como parceira no projeto de reaparelhamento da Aeronáutica. Em discurso em Plenário na quinta-feira (19), a senadora Ana Amélia (PP-RS) elogiou a decisão. Lamentou, no entanto, a demora na definição do escolhido e os baixos investimentos do Brasil nas áreas de defesa e de tecnologia. Ferraço também fez declarações favoráveis ao caminho estratégico pelo qual o país optou. Mas destacou a necessidade de “diálogo”… Read more »

Marcos

CREDN não tem mais o que fazer.
Se realmente trabalhassem, muitas negociatas que andaram fazendo no governo passado não teriam passado.

Nick

Quanto mais rápido puderem providenciar os Gripen C/D, melhor. Se for para 2014 ainda, melhor, mesmo que o contrato principal em negociações. Se puder mandem os pilotos do GDA para passarem o Natal na Suécia. 🙂

[]’s

Penguin

A visita à fabrica da Boeing no Natal furou…rs.

Almeida

Marcos em 21 de dezembro de 2013 at 21:07:

Disse tudo, só acordaram quando perceberam que estavam perdendo a bocada do lobby francês. Tivessem feito o dever de casa, Nelson Joban e Messiê Lulá não teriam entubado Scorpéne, EC-725 nem Mi-35M goela abaixo dos militares!

Iväny Junior

Agora é agilizar essa negociação. Esse avião pode com certeza, chegar ainda no primeiro semestre de 2014, basta continuar negociando rapidamente.

Elezer Puglia

Uma imagem fala mais do que mil palavras: esta foto (https://www.saabgroup.com/Global/Documents%20and%20Images/Air/Gripen/Gripen%20for%20Brazil/_MG_5253.jpg) é da inauguração do CISB em S. Bernardo em 2011, mas diz tudo a respeito do clima que deve estar reinando entre as partes interessadas (politicagem à parte) depois da escolha do Gripen. É o tipo do negócio win-win: acho que Brasil e Suécia só têm mesmo a comemorar, em particular os fornecedores de tecnologia e sistemas (SAAB e consorciadas), os intermediadores de produção e montagem (Embraer e associadas) e os utilzadores finais (especialmente a FAB, finalmente). O resto do mundo está é mesmo só com uma inveja de… Read more »

eduardo pereira

Graças a Deus agora as coisas estao voando (também depois de trocentos anos de enrolaçao), creio que no primeiro semestre devemos ter Gripens C/D pousando em terras brasilis .

Sds