Exclusivo: FAB se despede dos caças Mirage 2000

19

Despedida Mirage 2000 da FAB

Cerimônia de despedida oficial foi realizada nesta sexta-feira, 20 de dezembro, e operação dos caças está programada para cessar no próximo dia 31

Samuel Pysklyvicz

Aconteceu na data de hoje, 20 de dezembro de 2013, a despedida da aeronave Mirage 2000C/B do 1º Grupo de Defesa Aérea  (1º GDA ou Esquadrão Jaguar) da Força Aérea Brasileira em Anápolis-GO. Na cerimônia estiveram presentes autoridades civis e militares, incluindo o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito.

Com a escolha do novo avião do programa F-X2, o caça sueco Gripen NG, os militares estão visivelmente mais animados. Os Mirage 2000 continuam em operação até o final deste mês fazendo a proteção da capital federal e depois o alerta da base será feito em rodízio por 3 esquadrões equipados com caças F-5EM, sediados no Rio de Janeiro-RJ, Manaus-AM e Canoas-RS. Soubemos também que logo mais em 2014 aeronaves Gripen C/D poderão vir equipar o Esquadrão Jaguar, para que este possa continuar a cumprir sua missão de defesa aérea até a chegada do Gripen NG. Os F-5EM presentes na despedida eram dos esquadrões Pif-Paf e Pampa.

Na base estava exposto um banner que trazia uma foto do Gripen NG com o texto: “Aqui, já me sinto em casa!”. (ver foto no final da matéria).

Desejamos toda sorte do mundo ao novo comandante do 1º GDA, major-aviador Claucio Marques Oliveira Marques, e também ao tenente-coronel Breviglieri, pela recepção e pelo excelente trabalho realizado à frente do Esquadrão Jaguar.

Despedida dos Mirage 2000 da FAB

Despedida do Mirage 2000 da FAB

Despedida dos Mirage 2000 da FAB (2)

Despedida dos Mirage 2000 da FAB (3)

Despedida dos Mirage 2000 da FAB (4)

Gripen NG na Base Aérea de Anápolis - Foto Samuel Jaguar Pysklyvicz

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

É uma bela aeronave, um dos mais bonitos membros da família Mirage. Nosso primeiro caça de quarta geração. Uma pena que ele veio até nós dessa forma, atrasado e desatualizado.

De qualquer forma, inaugurou uma série de primazias na força, como ser o primeiro caça FBW instável da força, o primeiro a possuir tanques ejetáveis de 2.000 litros, o primeiro a ter carga útil de 6.000kg, etc.

Alfredo Araujo

F-2000… te espero, ansiosamente, no MUSAL !!

Fernando "Nunão" De Martini

Samuca,

Parabéns pela reportagem. Gostei do banner na BANT, na última foto! Imprimiram rápido, né?

André Sávio Craveiro Bueno

Espero que algum vá para o Asas de um Sonho em sanca city.

Aldo Ghisolfi

Efetivamente, (1) quantos M 2000 foram desativados? (2) o que vai ser feito deles? Oxalá tenha comprador para eles e que não venham a ficar espetados por aí…

Edgar

Excelentes fotos, Samuel!!

Mayuan

Gostei muito da foto na base assim do logotipo do Poder Aéreo. Muito legal esse Gripen com a bandeira do Brasil! Aldo Ghisolfi, Concordo com você! O certo para um país cuja FA está com poucos recursos seria mandar apenas um para o Musal, VENDER outro para o Asas de um Sonho e os demais para quem os quiser comprar, aqui ou fora daqui, seja para o mercado militar ou mesmo para o civil (retirando os armamentos e vendendo-os à parte). Fazem isso nos Eua e Europa e lá o $ é mais farto que aqui. Já pensou que legal… Read more »

Carlos Alberto Soares

“Mayuan 20 de dezembro de 2013 at 22:48 # Fazem isso nos Eua e Europa e lá o $ é mais farto que aqui. Já pensou que legal seria ver um Mirage voando em shows aéreos aqui ou em nas Oshkosh da vida?” Aqui os __________________________, leia-se MAG e outros vão doa-los para alguma republiqueta bolivariana ou algum pais africano que não vai ter grana nem para o combustível e reitero, vão doar. Quanto a um exemplar no MUSAL e no “Asas de um Sonho”, SERIA ÓTIMO. DEMAIS COMENTÁRIOS, É ISSO AI ! COMENTÁRIO EDITADO. PEDIMOS MODERAÇÃO NOS ATAQUES POLÍTICOS… Read more »

Mauricio R.

Tchau, tranqueira!!!
Qnto ao que fazer c/ os que sobraram, bem exceto por uns 2 p/ o Musal e p/ o Asas de um Sonho, p/ os demais já estou afiando o machado e juntantado algumas pedras…

Carlos Alberto Soares

Ah, a matéria e as fotos, show de bola, ops de “asas” !

Nick

Um momento que seria muito triste, mas graças a definição do FX-2 abrem-se perspectivas de dias melhores para o GDA. E em 2016 com caças Gripen C/D e futuramente os E. 🙂

[]’s

Iväny Junior

Máquinas de design semelhante ao ‘III’, mas de performance bastante diferenciada. Alguns exemplares ainda podem servir para pesquisas, bem como, estudo científico de Engenharia Aeronáutica no ITA. Os mais antigos, que foram canibalizados, é que devem ser espetados, os operacionais ainda podem servir, como os xavantes.

Rinaldo Nery

Sucesso ao Marques, que vi chegar como Tenente no GDA, à frente do pequeno grupo de Jaguares. Logo estará voando o GRIPEN, A la chasse!

Tadeu Mendes

Amigos,

Se doarem para alguma republiqueta bolivariana, vou ser obrigado a voltar ao Brasil em missao especial.

Tadeu Mendes

Amigos,

Qual a possibilidade de que esse Mirage fossem parar na AFA.

Sera que nao servem como treinadores supersonicos?

Almeida

Já vão tarde! Adieus!

Fernando "Nunão" De Martini

Tadeu,

A missão da AFA é transformar cadetes em aspirantes a oficial aviador, que na saída são distribuídos a esquadrões de formação especializada das três aviações (caça, asas rotativas e transporte).

Não vejo qualquer utilidade para um Mirage 2000 por lá, a não ser como monumento que faça companhia ao Gloster Meteor exposto no gramado perto da torre do radar.

Mayuan

Ivany e demais colegas, Minha opinião apenas mas não vejo fim mais inglório para qualquer avião que ser espetado em pedestal e apodrecer em praças onde ninguém dá a mínima pra eles. Moro no Rj e aqui não faltam exemplos desse tipo. Todos os que me lembro foram apodrecendo de tal forma dava tristeza. Qualquer outra finalidade é melhor seja servir para instruir pessoal do ITA ou da ESA, escolas técnicas federais, museus, venda do material. Sempre lembro nessas horas do Ulysses Guimarães que pedia aos mais próximos para que nunca deixassem fazer uma estátua dele pois só serviriam para… Read more »

juarezmartinez

Bom, nos livramos de uma de nossas rainhas de hangar com custo palacianos, agora só falta mais um.

Grande abraço