Nota da Saab: Governo brasileiro escolhe caça Gripen

14

Gripen NG

O Governo Brasileiro anunciou hoje a escolha do Gripen NG. A oferta apresentada ao Governo Brasileiro pela Saab inclui o Gripen NG, os subsistemas para o Gripen NG, um pacote extenso de transferência de tecnologia, pacote de financiamento e um acordo bilateral de colaboração entre os governos do Brasil e da Suécia.

O anúncio será seguido de um período de negociações com a Força Aérea Brasileira para a compra de 36 caças. Depois deste período, um acordo pode ser alcançado entre a Saab e o Brasil e uma ordem de compra do Gripen NG será feita.

“Estou muito orgulhoso da confiança depositada pelo Governo Brasileiro no Gripen NG. A Saab acredita que o anúncio de hoje representa um forte compromisso do Governo Brasileiro e estamos ansiosos para fornecer para a Força Aérea Brasileira o caça líder mundial e com melhor custo-benefício. Além disso, este anúncio é muito importante para a colaboração entre Brasil e Suécia. Nós estamos preparados para iniciar a colaboração industrial como planejado, com os seus efeitos positivos para a indústria brasileira”, diz Håkan Buskhe, CEO da Saab.

Caso o Brasil adquira o sistema Gripen, estará se unindo aos seguintes países que já o operam hoje: Suécia, África do Sul, Hungria, República Tcheca, Tailândia e o UK Empire Test Pilot School (ETPS). A Suíça também escolheu o Gripen como seu futuro caça. Entre Agosto e Setembro de 2013, ambas as câmaras do Parlamento Suíço votaram sim para a compra do Gripen. Um referendo sobre a compra está programado para ser realizado em 2014.

DIVULGAÇÃO: MSLGROUP Andreoli / FOTO: Peter Liander – SAAB

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vespão
Vespão

E são bernado do campo já esta na luta pela fabrica dos suecos .

http://exame.abril.com.br/brasil/politica/noticias/luiz-marinho-fez-lobby-por-escolha-de-caca-sueco

Daglian

Senhores,

Estou bastante feliz com a escolha do Gripen, embora preferisse o SH.

De qualquer maneira, já que ele foi o escolhido, não posso deixar de perguntar sobre qual seria o desempenho do Gripen versus o Su-30 da Venezuela. Alguns comentaristas já disseram que ele seria o melhor caça da América Latina e outros que ele é um “Sukhoi-killer”, mas gostaria de entender o porquê, tecnicamente falando.

Existe algum link de matéria no próprio Poder Aéreo que possua informações do gênero, ou alguém saberia explicar?

Muito obrigado!

Sds

Joner

Como vai ser bom ver esses NG’s decolando da pista da Embraer, e ainda nas cores da FAB.
Decisão sábia, não tem como dar errado. 🙂

Galeão Cumbica

Isto não é configuração, sim a divisão esperada entre paises fabricantes.

sds
GC

Joner

Não compare o NG com um SU-30, deixe para compara-los, depois que a FAB estiver com algum esquadrão operacional, pois a Venezuela tem 24 SU, mas será que podem ser caracterizados como operacionais?
Se ambos os países estivessem com seus esquadrões operacionais e completamente armados, ficaria por conta da estrategia…
Mas até a FAB ter um esquadrão de NG’s operacional, os Venezuelanos já devem ter os seus também.

Colombelli

Os venezuelanos só terão operacionalidade pra desfiles, pois lá as FA se deixaram contaminar por políticagem, coisa que se aqui tivesse ocorrid implicaria até um resultado diferente na concorrência.

Felizmente a FAB resistiu a pressão.

Soldat

Sensacional essa nota.

Com certeza foi a escolha mais certa que o Brasil fez..

Que venha o GRIPEN…

Nick

18 de Dezembro de 2013.

O dia em que 5 longos de espera do FX-2 chegaram ao fim.

E que venham os C como gap filler, enquanto aguardamos os E saírem de Gavião Peixoto. 🙂

[]’s

Mayuan

Qualquer um sabe que tem tempo que eu defendia abertamente a escolha do Gripen e os motivos pelos quais fazia isso. Não é de se estranhar então que eu tenha ficado contente com a escolha. Não escondo que preferia que a FAB operasse, na total acepção do termo, 120 Raptors e não 36 (podendo ser mais no futuro) Gripens. Essa não é, no entanto, nossa realidade tecnológica, orçamentária ou geopolítica. Para nossas necessidades o Gripen prestará ótimos serviços. Não fosse assim, o Copac não o selecionaria. Fico também feliz pelo fato do Brasil estar se associando a um país sério… Read more »

Rogério

Aleluia!!!! até que enfim posso comentar, rsss parabéns a FAB e a dona Dilma, enfim acertou uma, continue assim, nossa faz masis de ano que eu perdi as esperanças do Gripen na FAB, desde quando ele ganhou na Suíça e não botava a fé que viria p/ cá, adorei, bom demais.

Almeida

Que diferença da nota da SAAB para as notas da Dassault. Aqui eles dizem que o caça foi selecionado, mas que será entregue se e quando as negociações terminarem. Já a outra canta vitória antes mesmo de receber o resultado.

No final, ganhou a empresa mais séria.

Vader

Ora, ora, ora, quem é vivo sempre aparece né Sr. “Hornet”?

Fabio ASC

Parabéns SAAB!!!

Todas fizeram Lobby, mas convenhamos, que Lobby os suecos fizeram!!!!

Pois, assim como a FAB já sabiam a tempos da Vitório do Gripen E/F, ficaram na surdina, sempre… e levaram.